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Os desafios dos hotéis em preparar as ceias de final de ano

Preços, seleção de insumos, prazos e estoque: Como os hotéis trabalham para garantir a melhor experiência gastronômica para o hóspede que passa as festas de fim de ano em hotéis, resorts e pousadas

Planejar uma ceia de Natal e um jantar para a virada do ano já é um trabalho complexo e trabalhoso para as famílias, que precisam garantir que tudo corra bem, que haja fartura para os convidados, pratos e preparos tradicionais e principalmente, dentro de um orçamento quase sempre apertado. Imagine esse processo em proporções faraônicas, para atender cerca de mil pessoas ou mais (entre hóspedes e não-hóspedes) com cuidado quase obsessivo para que nada saia errado e ninguém poste comentários negativos nas mídias e fóruns espalhados pelo espaço virtual (cujo peso determina decisões futuras de novos viajantes ou de quem planejava um retorno ao empreendimento). Entre amigos, se a cerveja acaba, faz parte da diversão procurar um estabelecimento aberto e reabastecer o isopor ou a geladeira, mas em um hotel, esse constrangimento tem consequências mais negativas.

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Acrescente ainda o ineditismo desse momento, primeira época de festas sem o fantasma da pandemia, ainda que a COVID não tenha sido erradicada, mas já não apresenta o mesmo perigo e nem causa mesma celeuma testemunhada a partir de março de 2020. Talvez seja a alegria por estar vivo que motiva o viajante a ignorar o alto preço da passagem aérea (ainda que muitos prefiram se posicionar em um ‘meio-termo’ entre a euforia por voltar a viajar e o bom-senso que considera a atual economia, ainda em vias de recuperação) e não poupar gastos para retomar a sua coleção de momentos e experiências junto àqueles que ama, família e amigos. Reside aí uma das características positivas da pandemia: o (re) descobrimento de destinos dentro do Brasil.

Isso posto, fica bastante evidente que uma parte responsável pelas melhores lembranças do viajante (tanto é verdade que até hoje, pode-se acompanhar a jornada de alguém que viaja pelas fotos de pratos e restaurantes visitados, sejam de hotéis ou não) é a gastronomia do empreendimento.

Para garantir a melhor experiência nessa época do ano, de festas e expectativas acirradas, gestores de Alimentos e Bebidas e Gerentes de compras das principais redes hoteleiras e também de hotéis independentes, precisam se valer da experiência e por que não dizer, do talento nas negociações. De acordo com Mônica Paixão, Diretora geral do Le Canton, resort localizado na região serrana do Rio de Janeiro, “Tratamos esse momento (Natal e Réveillon) como o mais especial do ano e procuramos trazer para as nossas ceias de Natal e Réveillon, as tendências da gastronomia internacional e releituras de pratos clássicos que fazem parte da nossa cultura como povo e identidade como hotel”.

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Mônica revela um diferencial do Le Canton frente a concorrência cada vez mais acirrada: “Em nossas ceias, gostaria de destacar nossos produtos de fabricação própria, como nossos queijos finos de longa e média maturação, que foram premiados em concursos mundiais. Também nossos pães artesanais e nosso formato de apresentação dos pratos em estações do Chef, que priorizam uma experiência de qualidade e se complementam com o tradicional buffet”. Ela cita como alguns pratos de sucesso no período, a Raclette Valaisanne; o Camarão em crosta de panko com risoto de bacon; o Medalhão de mignon com aligot de baroa e redução de vinho do porto; o Poke de salmão; o Bacalhau com natas, entre outros.

Mônica Paixão: “Procuramos trazer para as nossas ceias de Natal e Réveillon as tendências da gastronomia internacional e releituras de pratos clássicos” (Foto – Divulgação)

A Diretora também menciona o cuidado do empreendimento para atender todos os perfis de viajantes, seus gostos e restrições: “Em nossos buffets todos os dias temos variadas opções para veganos e vegetarianos. Além disso, o buffet está todo identificado com informações sobre glúten e lactose. Paralelamente, estamos preparados para atender as mais variadas solicitações de pratos especiais para este público, inclusive com acompanhamentos por parte de nossa equipe de nutrição”.

Retorno as datas festivas

Mônica Paixão também destacou algumas características do período em se tratando de mercado. “Neste momento estamos com deflação em alguns itens, porém tradicionalmente em dezembro, temos uma grande alta nos preços devido a grande demanda. Procuramos iniciar as negociações com os fornecedores já em outubro para garantir os insumos necessários, além de sempre manter um estoque mínimo para suprir a nossa demanda”.

Outro ponto ao qual o Le Canton mantém atenção redobrada é a sustentabilidade no período de alta temporada. “Esta é uma questão central e que demanda muito de nossa atenção e dedicação. Procuramos fazer nosso planejamento de produção sempre visando o perfil de cliente da semana, como por exemplo, quantidade de crianças, grupos corporativos, período de férias, entre outros. Com esses dados em mãos podemos tomar decisões mais assertivas e reduzir o desperdício. Contamos com o apoio de nossa equipe de performance que implementou o Power Bi, ferramenta que nos auxilia no dia a dia. Nosso estilo de apresentar os pratos em estações do Chef também contribui muito para a redução do desperdício, levando em conta que a preparação e finalização dos pratos são feitos na hora”.

Sobre o maior desafio encontrado pelo Le Canton no quesito Alimentos e Bebidas na alta temporada, Mônica conclui: “Acho que nosso maior desafio foi conseguir equilibrar preço versus qualidade com alta inflação que tivemos nos insumos, além de encontrar alternativas na redução de todos os custos do setor. Outro ponto importante foi a redução na folha e conseguir junto ao terceirizado de mão obra extra, manter uma equipe de extras treinada e comprometida no mesmo nível”.

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Evitando desperdícios

Referência de lazer e descanso no estado da Bahia, o Resort La Torre, na Praia do Mutá, em Porto Seguro, também se preparou para as celebrações de fim de ano. Com sistema all-inclusive, o empreendimento revelou, por meio do CEO Luigi Rotunno, como evitar os desperdícios, atender a todos os perfis de consumidores e conseguir entregar a melhor experiência para seu hóspede no quesito gastronômico.

Segundo Rotunno, “a tradicional ceia natalina é uma verdadeira experiência gastronômica. Preparada especialmente para celebrar essa noite tão significativa, tem cardápio variado, ilhas, bares temáticos e receitas típicas do período com o toque especial dos nossos chefs e sabores únicos que tornam a noite ainda mais memorável. No Réveillon teremos também diferentes ilhas gastronômicas, entre elas, uma especial, conduzida por um Chef francês, dedicada à sua imersão total na cozinha parisiense, já que o tema da nossa festa será Paris. Os hóspedes vão poder se deliciar com pratos como assados, saladas, queijos de vários tipos, croissants e sobremesas”.

De acordo com o CEO, o atendimento as restrições alimentares hoje é obrigação de qualquer empreendimento que queira se manter competitivo dentro do mercado. “As restrições alimentares vêm se tornando sempre mais frequentes, na realidade os viajantes entendem que hoje em dia conseguem encontrar resorts que atendem com qualidade as necessidades alimentares especiais. A primeira ação passa pela capacitação dos chefs e cozinheiros, que devem saber atender os pedidos de forma individual. Não é mais suficiente fazer o cantinho de produtos veganos e sem glúten, precisa ter um atendimento personalizado, que inclusive é imprescindível aos celíacos, por exemplo. Por isso temos uma cozinha separada para o preparo dos cardápios desse público, que requer uma atenção específica. Além disso, uma equipe de atendimento especializada vai cuidar do pedido de forma individual”, pontua o CEO.

Luigi Rotunno: “Um meio de hospedagem precisa ter um bom planejamento de compras e fornecedores confiáveis” (Foto – Divulgação)
Analisando o mercado

O CEO do Grupo La Torre reitera que para este fim de ano, primeiro sem as restrições motivadas pela pandemia, a flutuação de pessoas nos resorts, parques aquáticos e outros meios de hospedagem será grande, assim como também devem aumentar o preço dos produtos e insumos necessários para as festividades. “A demanda para o final do ano é alta, mas os preços são mais movimentados pela inflação do que o mercado. Os alimentos estão caros por questões logísticas e de produção. Entretanto, não vejo falta de produtos, obviamente (um meio de hospedagem) precisa ter um bom planejamento de compras e fornecedores confiáveis. Ir as compras em cima da hora pode ser perigoso mesmo”.

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Por se tratar de um empreendimento que opera no sistema all-inclusive, o Resort La Torre mantém práticas que evitam o desperdício e potencializam a sustentabilidade da operação. “Todas as nossas cozinhas produzem os alimentos ao decorrer do consumo. Mesmo sendo all-inclusive, o nosso sistema de produção de alimentos é similar ao de um restaurante à la carte. Queremos garantir que a gastronomia seja sempre de qualidade e ao mesmo tempo evitamos desperdício com excessos de produção. Obviamente acontece, mas hoje somos orgulhosos do nosso método que conta realmente com pouca perda”.

Os colaboradores do La Torre Resort recebem capacitação para atender todas as solicitações dos hóspedes que precisam de uma alimentação diferenciada durante sua estadia no empreendimento (Foto – Divulgação)

Para Luigi Rotunno, o maior desafio encontrado na missão de garantir a melhor experiência para o hóspede nas festas de fim de ano é mesmo o preço dos insumos. “O aumento dos preços de forma abrupta e sem coerência gerou um grande problema de cálculo de custo no setor, esse sem dúvidas foi o maior problema. No sistema all-inclusive, isso acaba refletindo muito na rentabilidade. A administração de um all-inclusive não é simples e requer uma expertise específica. Pode se tornar um ótimo negócio, se bem administrado, ou tornar-se um pesadelo para quem se improvisa”, finaliza o CEO.

Tradições de ano novo

Ícone da hotelaria de luxo em Pernambuco, o Nannai Muro Alto, em Porto de Galinhas, está otimista em relação as festas de fim de ano e além, com o ano de 2023 promissor para o empreendimento. Com a ocupação lotada para o fim de ano, o Nannai revela planos para as celebrações de Natal e virada do ano. “Por ser o primeiro ano oficial nesse pós-pandemia, nossas expectativas estão muito altas. O hotel está com 100% de ocupação, nesse período, entre Natal e Ano Novo. Nesse ano, nossa festa de Réveillon segue a tradição, com uma decoração e um cardápio surpreendente, sofisticado, e com grande variedade de frutos do mar e de iguarias mundialmente celebradas, como o Pata Negra, um tipo de presunto curado produzido principalmente na Espanha e em Portugal. Novamente, a Veuve Clicquot será a champagne do Réveillon”, adianta Luis Foschini, Gerente de Alimentos e Bebidas do Nannai Muro Alto.

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Reiterando o sentimento de otimismo com relação ao ano que vem, Foschini pontua: “Para 2023 temos outros desafios. Sabemos que a hotelaria de luxo foi muito beneficiada durante a pandemia, quando atingimos níveis de ocupação elevados em relação ao nosso próprio histórico. Com a retomada, temos consciência de que nosso desafio será maior, que teremos que trabalhar outras frentes para buscar os resultados esperados.

No segmento de Alimentos e Bebidas, estamos às vésperas de inaugurar um novo espaço gastronômico no hotel, o restaurante Tia Tê. Traremos também o Beach Club, com rooftops à beira-mar ambientados para degustações e drinques, no pôr do sol. Também estamos apostando em eventos intimistas: mini-weedings, piqueniques, jantares privativos românticos, cafés da manhã nos bangalôs. Outras novidades são cartas de bebidas, sempre em renovação, além de novos menus e ampla reforma na cozinha central. Para complementar, está confirmada a construção de uma nova adega à mostra do cliente para que ele visite e possa escolher o seu próprio vinho”.

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O Nannai Muro Alto também trata restrições alimentares com a devida importância e cuidado. “Trabalhamos de forma personalizada, como sempre, inclusive na alimentação vegana, vegetariana e com restrições de alergias e/ou intolerâncias. Para tanto, trabalhamos para obter o máximo de informações possíveis de cada hóspede, antes da sua chegada. O departamento de Alimentos e Bebidas entra em contato com esse hóspede, com os chefs e com a nutricionista. Assim, cada cliente é atendido conforme sua diretriz, necessidade e preferência. Isso para a gente é muito, mas muito importante mesmo. Não apenas para oferecermos um atendimento com excelência, mas principalmente para nos aproximarmos ainda mais do hóspede Nannai. Todas as refeições contemplam esse script: café da manhã, torres do chá da tarde, buffet, além das produções personalizadas. Com essa prática, temos conseguido atender as demandas específicas com sucesso”, afirma Foschini.

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Restaurante sustentável

O Tia Tê, novo espaço gastronômico do Nannai Muro Alto, que já estreia nessa temporada, seguirá um modelo de sustentabilidade a fim de evitar perdas por desperdício. “Traz valor regional para a cozinha, misturando o tradicional ao contemporâneo, mão de obra 100% local, totalmente integrada ao ecossistema da região e ainda traz a comercialização de produtos locais, artesanais, pensados para enaltecer os detalhes e a cultura da região”, conclui Foschini sobre o novo estabelecimento.

O Nannai Muro Alto possui espaços para a realização da ceia de Natal e banquete de Réveillon (Foto – Divulgação)
Cardápios temáticos

Saindo dos destinos de praia e entrando em uma seara mais ‘urbana’, o Cyan Resort by Atlantica, localizado na Rodovia dos Bandeirantes, altura do município de Itupeva, no interior de São Paulo, também preparou atrações para as festas de fim de ano. “Durante os dias dos pacotes, teremos cardápios temáticos como havaiano, mexicano e mineiro. E, nas ceias especiais, preparamos um cardápio único e rico em sabores. Além disso, vamos fazer um trabalho único e inspirador com belíssimas mesas de entrada, torre de frutas, boteco Cyan, entre muitas outras atrações”, destacou o Gerente de Alimentos e Bebidas do empreendimento, Ricardo Apolinário.

Como nos empreendimentos já mencionados, no Cyan Resort by Atlantica, a preocupação no oferecimento de opções para vegetarianos/veganos e portadores de restrições alimentares, também foi ressaltada pelo Gerente. “O movimento vegetariano/vegano já é uma realidade latente. Passou de ser tendência de consumo e já é um estilo de vida. Em nossos buffets todos os dias temos opções desde o café da manhã até o jantar. Um dos pratos mais elogiados é a moqueca vegana, que leva banana da terra e palmito pupunha”.

O buffet do Cyan Resort by Atlantica também procura atender pessoas com restrições alimentares, celíacos, vegetarianos e veganos (Foto – Divulgação)
Escalada de preços

Segundo Apolinário, “Todo final de ano, o mercado tem uma escalada de preços e até mesmo ruptura de alguns itens por conta do alto consumo. Após esses quase dois anos de pandemia não poderia ser diferente. O que mudou principalmente é que os preços já tiveram um grande aumento no decorrer da pandemia e que terão novos reajustes, o qual será balizado por oferta versus procura. Frutos do mar, por exemplo, é uma família muito impactada nessa época. Quem não conseguir garantir seus estoques corre risco de encontrar preços abusivos ou até ficar sem insumos”.

No Cyan Resort by Atlantica, o desperdício também é levado a sério. “As principais ações que nos apoiam são o controle de produção de alimentos para o número de hóspedes que vamos atender (baseado na média de consumo por hóspede) e a pesagem do que está sobrando dos nossos buffets. A pesagem nos auxilia muito a controlar o que é necessário ser produzido para que sobre o mínimo possível”, pontuou Apolinário.

O Gerente apontou como principais desafios desse período, a falta de mão de obra e os preços altos dos insumos. “Antes da pandemia, tínhamos carência de mão de obra. Hoje em dia essa demanda é nosso maior desafio. Muitas pessoas que atuavam em hotelaria mudaram de segmento, e aquela escassez de mão de obra hoje é ainda maior. Temos vagas de trabalho desde a abertura do hotel em maio. Em segundo lugar, considero o aumento dos preços dos insumos. Na família das proteínas e laticínios, por exemplo, temos aumento acumulado de 70%”, finalizou.

Fim de ano musical

O Mavsa Resort, em Cesário Lange, no interior de São Paulo, optou por uma programação com foco musical, bastante eclética e que busca atender todas as idades. O empreendimento preparou para o Natal o tema “Era Uma Vez”, que conta a história do Natal tradicional, com show na véspera (24) da Família Lima. No quesito gastronômico, uma ceia com comidas típicas da data, como lombo de bacalhau gadus morhua confit com aspargos verdes e palmito pupunha, além de chester, peru e sobremesas tradicionais como a rabanada.

Para o ano novo, o Mavsa preparou o tema “Volta ao Mundo” com homenagem aos continentes, show da banda Hakuna Matata e estação gastronômica com comidas típicas da África. Em seguida, a gastronomia asiática dá as caras, juntamente com a apresentação de Taikô. Representando a Europa, show da banda Coldplay cover e receitas tradicionais como o bouef bourguignon, o ossobuco a milanesa e as estações diversas de risoto. A banda Soundtrackers também tocou sucessos de filmes dos anos 1980.

A moderna infraestrutura do Mavsa é um atrativo a mais para comemorar as festas de final de ano (Foto – Divulgação)

Representando a América Latina, houve apresentação de Mariachi e da Banda A lo cubanos. A gastronomia será regada de muita ceviche peruano com leche de tigre, empanadas argentinas, fajitas, mojitos e tacos mexicanos. A Ceia de Réveillon foi uma volta ao mundo, onde foram homenageadas as sete maravilhas, com pratos como: frutos do mar, lagosta, cortes nobres de boi angus, queijos importados, estações de frios, presunto serrano e mesa de frutas secas e exóticas. A diversão fica por conta da Mega Banda Show.  Finalizando, no dia 01 de janeiro, foi elaborada uma homenagem ao Brasil com o tradicional churrasco e muito axé com Andressa Lemos e banda.

O Mavsa trabalha com o sistema all inclusive, com oferecimento de oito refeições diárias, sendo café da manhã, mini-café, almoço, petiscos e snacks na piscina, chá da tarde, happy hour, jantar e ceia, além de carta de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, com vinhos importados, drinques, sucos, entre outros. O serviço de Alimentos e Bebidas do empreendimento também atende vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares.

Questionado sobre os preparativos para as festas de fim de ano, o Mavsa Resort, respondeu por meio de comunicado oficial: “Quando falamos de insumos de alimentos e bebidas para nossos hóspedes, ressaltamos que mantemos firmes parcerias com empresas do ramo que nos garantem a qualidade e a quantidade de cada ingrediente que precisamos. Outro diferencial é que temos uma grande horta com a plantação de várias frutas, verduras e temperos que são colhidos dos pés, trazendo ao hóspede, uma alimentação livre de agrotóxicos.

Temos um cardápio completo, diversificado e temático, desenvolvido pelo Chef Helbert Moura. Por trabalhamos no sistema all inclusive, a conscientização quanto ao desperdício já vem do próprio cliente, que sempre procura se servir da quantidade adequada, sabendo que pode repetir quantas vezes quiser. Nossa recreação também faz um trabalho de conscientização com as crianças de 3 a 6 anos, onde as ajudam a se servir e explicam sobre os benefícios dos alimentos e alertam sobre o desperdício.  A análise do buffet feita pela equipe de A&B também faz com que tenhamos pouca perda de alimentos no buffet, pois fazem uma reposição consciente”.

Cuidado com a saúde é essencial no A&B

O Mavsa Resort também fez questão de ressaltar que, mesmo com as restrições relaxadas pela imunização trazida pelo ciclo vacinal, “os cuidados com a saúde se intensificaram durante e após o pior momento da pandemia. Cada dia mais, as pessoas querem entender o que estão comendo, optar por opções mais saudáveis e preparos de alta qualidade.

No Mavsa, esses sempre foram requisitos indispensáveis na cozinha. O empreendimento preza pelo melhor alimento servido nos buffets, mas esse é sem dúvida o maior desafio diário. O Chef desenvolve todos os dias novas receitas, novos temperos, opções mais abrangentes e saudáveis que agradam o paladar de todos. Desde os pequenos até os adultos.

É um desafio, mas temos resultados mais do que positivos todos os dias, com o feedback dos nossos hóspedes. Vale ressaltar que o Chef Helbert Moura se formou em gastronomia pelo Senac Belo Horizonte (MG), com formação em gastronomia francesa. Seus primeiros passos no aprendizado da culinária foram no restaurante de sua mãe, que era cozinheira profissional.

Ao longo da carreira, o Chef mineiro passou por hotéis e resorts de luxo como: Caesar Park Rio de Janeiro, Sofitel Jequitimar Guarujá (SP), Caesar Park Eco Resort do Cabo (PE), Transamérica Resort Comandatuba, Wish Natal Exclusive Resort, entre outros, sua cozinha é autoral com valorização dos pequenos produtores locais, ingredientes frescos e orgânicos, encontramos em seus pratos, peixes e frutos mar frescos. O Chef possui ainda passagens pela França e México.

Equipes preparadas

A Wyndham Hotels & Resorts preparou-se com antecedência para receber os hóspedes nas festas de fim de ano. Esse cuidado passou pela capacitação da equipe e pela antecipação da logística de insumos e produtos para o serviço dos banquetes, garantindo ao hóspede a melhor experiência. “Após dois anos de pandemia, neste ano retomamos nossas comemorações de Natal e Réveillon, com destaque para nossos empreendimentos de lazer. No Wyndham Olímpia Royal Hotels, no interior de São Paulo, teremos uma festa de virada do ano, enquanto no Wyndham Gramado Thermas Resort & Spa, teremos ceia de Natal e de Réveillon”, revelou Hiram Della Croce, Diretor de operações América Latina e Caribe da Wyndham.

Segundo Della Croce, “Em todas as marcas da rede, já há uma recomendação para que tenhamos opções veganas e para celíacos. No entanto, nossas equipes estão preparadas para identificar in loco, sempre que hóspedes chegam com qualquer tipo de restrição alimentar para que imediatamente possamos providenciar um cardápio adequado a pessoa”.

Como seus antecessores, Della Croce também cita o aumento dos insumos como um dos desafios enfrentados pela indústria hoteleira na alta temporada. “O aumento no preço dos insumos vem ocorrendo desde 2020 e apesar da melhora na economia recente, ainda não foi um movimento suficiente para equacionar essa conta. O reflexo é o repasse desse aumento para os hóspedes. Porém, vimos tentando promover uma análise criteriosa para que esse repasse seja minimizado ao máximo. E a nossa outra ação é, por exemplo: nos hotéis maiores, antecipar compras e programar demandar para que não haja falta de nenhum item”.

Hiram Della Croce: “Nossas equipes estão preparadas para identificar in loco, hóspedes que chegam com qualquer tipo de restrição alimentar” (Foto – Divulgação)
Ações sociais

Hiram destacou o programa global de sustentabilidade da Wyndham Hotels & Resorts, o Wyndham Green, cujas políticas são praticadas nos mais de 9.100 empreendimentos espalhados em mais de 95 países e que também prevê o combate ao desperdício. “Várias ações são incentivadas como reuso de água, descarte consciente de materiais, maior eficiência no uso de energia, ações de conscientização de hóspedes e redução de desperdício de alimentos. Os hotéis da rede são incentivados a promover doações de alimentos para reduzir o desperdício, além de implementar ações de produção de adubo/compostagem a partir das sobras”.

E conclui: “Prioritariamente, nós temos dois grandes desafios na área de Alimentos e Bebidas no pós-pandemia, que são: o aumento do preço dos insumos, no qual estamos enxugando margens, renegociando com fornecedores e parceiros e otimizando processos. O segundo é a falta de mão de obra. Com a pandemia e a redução das operações, muitos profissionais que atuavam nesse setor migraram para outras áreas e não mais regressando. Hoje, temos um aquecimento forte nos empreendimentos e vimos encontrando desafios para preencher as vagas. E uma saída tem sido capacitar internamente os profissionais que chegam para que as posições possam ser preenchidas”.

Dicas para a melhor experiência de Natal e Réveillon em hotéis

A consultora especialista em hotelaria Gabriela Otto compartilhou algumas dicas para que os hotéis possam oferecer a melhor experiência de fim de ano para os hóspedes. Segundo ela, a perspectiva para o período é ótima. “Uma prévia dessa empolgação dos hotéis com celebrações, foram os jogos do Brasil na Copa do Mundo, principalmente os que foram transmitidos em dia de sexta-feira à tarde ou nos finais de semana. Diversos hotéis criaram pacotes repletos de atrações, adereços e telões para compor a torcida pelo Brasil durante os jogos.

Nunca antes os hotéis deram tanta atenção aos Alimentos e Bebidas. As principais empresas hoteleiras estão usando a qualidade, o ambiente, o preço, as instalações e os níveis de serviço de suas ofertas de A&B para definir suas novas marcas. À medida que os hábitos do consumidor mudam, os operadores hoteleiros parecem ter se adaptado e trazido mais receitas de Alimentos e Bebidas, aumentando seu share de participação no resultado final”.

Em pesquisa da STR, os hotéis que têm uma maior percentagem de receitas provenientes de A&B também geram margens de lucro mais elevadas dentro do departamento. Geralmente, os hotéis com foco em grupos, com quantidade significativa de espaço de reuniões e banquetes, são aqueles com maior operação em A&B, aproximando-se de 40% da receita total de um hotel.

Ao examinar as despesas de A&B, descobrimos que as principais operações têm margens mais baixas para todas as categorias detalhadas de despesas do setor. No entanto, se observarmos as despesas reais em dólares por quarto disponível, veremos que as operações de A&B mais lucrativas realmente gastam mais com o custo da alimentação por quarto disponível, bem como por noite de quarto ocupada. Para maximizar o resultado do departamento de A&B é preciso planejamento cuidadoso, controle e custos e comunicação adequada.

Gabriela Otto: “Nunca antes os hotéis deram tanta atenção ao Alimentos e Bebidas” (Foto – Divulgação)

Dessa forma, Gabriela Otto compartilhou algumas dicas e pontos a serem observados pelos gestores de hotéis no serviço de Alimentos e Bebidas na alta temporada.

— Coloque-se no lugar do hóspede

— Celebrações de final do ano são divertidas, mas podem ser cansativas também. Por isso é importante garantir que os participantes se sintam revigorados quando fizerem uma pausa. Além dos tradicionais shows e jantares, é preciso pensar na experiência completa.

— Espaços para que os hóspedes se sintam energizados também pode ser uma boa opção. Locais espalhados pelo hotel que ofereçam itens saudáveis, como água com infusão de frutas e lanches energéticos, podem ser uma boa mudança em relação a refrigerantes e biscoitos.

— Não podemos esquecer das crianças. A diversão deve aparecer também na gastronomia. Entre tantas brincadeiras, porque não uma oficina de cozinha, algo a ser preparado para os pais, uma receita com o nome da criança, e tantas outras opções?

— E aquele valor atrativo fora do pacote, talvez com um brunch, para quem quiser estender a hospedagem? São muitas opções. O céu é o limite na criação de atrativos para as festas de final de ano.

— A comunicação é a chave para a experiência do cliente do hotel. Criar expectativa e envolver o hóspede na temática da festa de final de ano, por exemplo, sempre chama atenção.

— Descreva detalhes conectando com o storytelling de toda a ação.

— Crie expectativas com fotos incríveis na divulgação.

— Valorize a decoração e temática das festas. Tudo precisa fazer sentido.

— Envolva os hóspedes, crie campanhas antecipadas, gincana com as melhores fotos nas redes sociais, entre outras ações.

A consultora conclui que, não só na alta temporada e nas festividades de fim de ano, mas de modo geral, a gastronomia se tornou um dos elos mais significativos entre o empreendimento e o hóspede. “O tripé ‘Localização – Limpeza – Segurança’ nunca sairá do topo na escolha do hóspede por um ou outro hotel. Entretanto, a gastronomia tem se destacado cada vez mais no novo cenário hoteleiro mundial.

Pequenos detalhes na apresentação dos pratos fazem a diferença nas ceias de final de ano e exige muito planejamento por parte dos hotéis (Foto – Pixabay Jill Wellington)

De acordo com a plataforma operacional SevenRooms, A&B em hotel tem muito peso, com um em cada três americanos opinando que hotéis com ótimos restaurantes são mais memoráveis do que aqueles que não os possuem. O mesmo ocorre no Brasil, e isso se estende a um espectro muito mais amplo do que somente o esperado ‘café da manhã de hotel’, com variedade e qualidade incontestáveis.

Resorts estão inovando ainda mais, criando experiências dinâmicas nos mais diversos ambientes, além dos restaurantes tradicionais, onde as principais refeições acontecem e espaços temáticos espalhados pelo resort, alguns com parcerias com marcas alimentícias estão fazendo sucesso e incrementando a experiência do hóspede. Portanto, A&B com certeza está no Top 4 das experiências hoteleiras no segmento de lazer, junto com Atendimento da Recepção, Experiência do Sono e Entretenimento”.

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