Mercado

Novo sistema brasileiro de classificação hoteleira adota padrões internacionais

O Brasil conta agora com um aliado importante para aumentar sua competitividade nos mercados nacional e internacional de turismo e hotelaria, – o SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. Trata-se de um instrumento de referência para orientar as escolhas do consumidor e preparar o país para receber turistas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. A nova ferramenta foi instituída ontem (07/06) pelo Ministro de Turismo, Pedro Novais, por meio da assinatura de uma portaria, que entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial da União, quando os hoteleiros poderão acessar os formulários de inscrição no sistema.
O novo sistema adota a simbologia de estrelas, em uma escala que varia de uma a cinco, para identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem. A utilização do símbolo, de acordo com a portaria, será exclusiva dos empreendimentos submetidos ao processo de classificação do MTur – Ministério do Turismo.
Durante a audiência Novais enumerou algumas razões para que os empresários adotem a classificação. “Os empreendimentos classificados terão credibilidade junto aos turistas, agentes de viagens e operadores. Ganham também uma importante ferramenta de publicidade para posicionar sua marca no mercado”, disse o ministro, reforçando que a adesão ao SBClass é voluntária.
O ministro avaliou também que o consumidor ganha segurança para o seu investimento em viagens de lazer, ao saber que vai levar o que está comprando. O sistema conceitua sete tipos de empreendimentos – hotel, hotel-fazenda, hotel histórico, flat/apart hotel, resort, pousada e cama&café – e os enquadra em categorias, que serão identificadas na escala de uma a cinco estrelas. “Os hotéis que oferecem as mesmas condições de hospitalidade e de serviços serão enquadrados na mesma categoria, seja em Porto Alegre (RS) ou em São Luis (MA)”, afirmou Novais.  Segundo ele, o sistema brasileiro foi construído com a participação da sociedade e olhando para exemplos de países que tem o turismo como atividade econômica de relevância como a França, Espanha, Portugal, entre outros.
Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis no endereço www.cadastur.com.br. Depois da análise e aprovação da documentação, é realizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial.
Para ser classificado na categoria pretendida, o meio de hospedagem deve demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios (cumprimento obrigatório) e a 30% dos eletivos (de livre escolha). Serão avaliados itens como: serviços de recepção, guarda-valores e alimentação; tamanhos de apartamentos e de banheiros; disponibilidade de restaurantes; medidas para redução de consumo e coleta seletiva de resíduos, entre outros.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA