MercadoÚltimas Notícias

Maraey assina acordo com bancos para financiamento do projeto

Estruturação financeira da primeira fase do projeto é estimada em R$ 3,5 bilhões

Maraey acaba de anunciar na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madri a assinatura de um acordo de intenção (Letter of Intent) com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, o BID Invest do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e a IFC – International Finance Corporation do Grupo Banco Mundial, para analisar o financiamento da primeira fase de Maraey.

Publicidade
Tramontina

O investimento estimado na primeira fase do projeto é de R$ 3,5 bilhões, destinados aos três hotéis e 244 Branded Residences afiliados à rede Marriott International, a Maraey Hospitality Business School, certificada pelo Grupo EHL (École Hôtelière de Lausanne), e ao CRA – Centro de Referência Ambiental, além de outras ações ESG.

O acordo traz um modelo com três dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento do mundo trabalhando juntos na avaliação da estruturação financeira de um projeto hoteleiro sustentável. “Estamos sendo pioneiros neste modelo, que promete abrir caminho para o crescimento do setor turístico no país. Embora seja reconhecido mundialmente por suas qualidades, o turismo brasileiro ainda tem gargalos que precisam ser debatidos em conjunto pelos poderes públicos e privados, como a promoção do país, a segurança, a conectividade aérea, a oferta de mais e melhores produtos hoteleiros e a formação de profissionais, além de estruturações financeiras mais qualificadas para viabilizar novos desenvolvimentos”, afirma Emilio Izquierdo, CEO de Maraey.

Maraey assina acordo com bancos para financiamento do projeto
Projeção em 3D do empreendimento Maraey (Divulgação)
Publicidade
Clima ao Vivo

Em outubro de 2023, Maraey foi nomeado membro afiliado da OMT – Organização Mundial do Turismo e reconhecido como parceiro importante na promoção do desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030. O empreendimento já recebeu importantes premiações e certificações internacionais e tem sido referência para o impulsionamento do turismo sustentável através de três pilares: Educação (People), Sustentabilidade (Planet) e Inovação e Tecnologia (Prosperity). “Na visão do CAF de apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável na região, em projetos que atendam a elevados padrões sociais e ambientais, identificamos Maraey neste processo de fortalecimento do Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro e Maricá, diante do cenário turístico mundial”, afirma Oscar Rueda, Diretor de Turismo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Impactos de Maraey no setor de turismo e serviços 

O complexo hoteleiro, que será construído em Maricá inclui a chegada da bandeira Ritz-Carlton Reserve ao Brasil e à América do Sul; o JW Marriott, que será um dos primeiros resorts desta bandeira com regime all-inclusive no mundo; além do inovador Rock in Rio, Autograph Collection, o primeiro hotel temático com a marca do festival, que atrai milhares de fãs a cada edição. Já as branded residences, projetadas no mesmo estilo arquitetônico dos resorts, trarão todo o conceito de luxo e exclusividade atrelados às marcas.

Publicidade
Fispal

A perspectiva de geração de empregos diretos na operação de Maraey cria demanda por pessoas qualificadas nas áreas de turismo e serviços. Para atender essa necessidade, será criada a universidade de hotelaria e alta gastronomia Maraey Hospitality Business School, com capacidade para 700 estudantes de nível superior, apoiada pelo Grupo EHL, com mais de 130 anos de história e reconhecida nos últimos cinco anos como a melhor instituição de ensino de hospitalidade do mundo.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Apoiado nos pilares de sustentabilidade, com a valorização de ativos ambientais, o CRA – Centro de Referência Ambiental, em parceria as universidades UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFF – Universidade Federal Fluminense, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo e FURG – Universidade Federal do Rio Grande, será responsável por realizar estudos e mapeamento da fauna e da flora local, com o objetivo de aprofundar as pesquisas sobre o patrimônio natural da região.

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA