Investir em condo-hotel é seguro e rentável?

Condo-hotel é o modelo de negócios que alavanca o setor hoteleiro no Brasil, mas muitas controvérsias tomam conta do setor em razão da conduta de alguns corretores de imóveis, da performance de algumas administradoras e da insatisfação da rentabilidade dos investidores

Diante da falta de recursos públicos para a construção de novos hotéis no Brasil, o condo hotel surgiu no final da década de 90 como o modelo mais adequado para alavancar o setor, pois é capital de investidores privados. Essa é uma forma de investimento imobiliário em que os investidores compram unidades em um hotel e, em troca, recebem uma parte proporcional da receita gerada pelas locações dessas unidades. Geralmente, há um contrato de locação de longo prazo com a operadora do hotel, que se compromete a cuidar da administração, manutenção e locação das unidades. A garantia de rentabilidade sobre investimentos nesse modelo de negócios pode variar de acordo com o contrato e os termos específicos de cada empreendimento.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

No entanto, é importante destacar que investir em condo hotéis envolve riscos e não há nenhuma garantia de rentabilidade. Esse modelo de negócio ganhou força no Brasil no início dos anos 2000, mas devido a especulação desenfreada de muitas construtoras e incorporadoras em busca do lucro fácil, o setor hoteleiro amargou enormes prejuízos, como a crise dos flats ocorrida na capital paulista e em outras cidades no Brasil. Promessas de investimento seguro e vitalício bem acima do que pagava o mercado estampava vários folhetos entregues nos estandes de vendas das imobiliárias ou mesmo nos sites. E depois de muitos investidores lesados, a CVM – Comissão de Valores Mobiliários passou a fiscalizar mais de perto e aplicar multas pesadas nos excessos cometidos.

Leia Mais
Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA