Impacto da inteligência artificial é tema no 34º Encatho & Exprotel
Direto de Florianópolis (SC) – A segunda palestra da tarde desta quarta-feira, dia 9 de agosto, no 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC, no Centro Sul, teve como tema: “ChatGPT e inteligências artificiais: vão mudar nossas vidas ou tirar nossos empregos?”, ministrada por Diego Correa, da HSystem.
Segundo o palestrante, “a estrutura social tende a mudar bastante e em uma velocidade muito rápida. Estamos nos preparando para uma segunda onda da inteligência artificial, que deve trazer coisas incríveis como cálculo de dados em velocidade nunca vista, diagnósticos médicos, automação de processos repetitivos, identificação de oportunidades de negócios, melhoria da eficiência operacional e personalização do atendimento ao cliente, entre outras.
A onda de inteligência artificial ‘um ponto zero’ foi marcada pelos algoritmos de curadoria, como o Tik Tok, que exibe exatamente o que você gosta e não gosta, recomendando criações de pessoas e consequentemente, exibindo anúncios no processo. Já a segunda onda da IA, é a tecnologia persuasiva, que conversa com você e devolve respostas para perguntas que você faz e fala com você de forma íntima. Eloquente, a IA pode influenciar e tem potencial de mudar uma sociedade inteira. Esse é um movimento irreversível, temos de abraçar e nos adequar, em todos os setores da indústria”.
Engajamento
De acordo com o palestrante, a primeira onda da Inteligência Artificial maximizou o engajamento. “A primeira onda da IA teve acontecimentos marcantes como o seu uso para influência de eleitores. O desejo de regulamentação das redes, tópico já desgastado, surge a partir desse poder que elas têm. As fake news geram, além de mudanças sociais, muito lucro para quem as propaga”.
A proteção de dados também foi abordada por Diego. “Existe um aplicativo que fez fama sugerindo uma brincadeira de comparação para te mostrar com qual super-herói você se parece. A partir disso, o algoritmo, de posse dos seus dados te colocava em um grupo nichado para receber anúncios segmentados. A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados veio para proteger o cidadão dessas tecnologias. É como se o indivíduo brigasse pelo anonimato”.
ChatGPT
Segundo Correa, a IA atualmente já ‘sabe’ a relação entre as palavras e sua relevância. “A coisa mais interessante é que você pode treinar a IA e inclusive sugerir o que quiser, como um híbrido de cachorro e gato. A inteligência artificial pode produzir hoje inteligência artificial e isso muda tudo. Estamos vivendo a eletrificação da sociedade e potencialmente, substituir pessoas em cargos sim.
No setor hoteleiro estamos engatinhando em muitas áreas, mas já se usam chatbots para atendimento. Como exemplos, podemos aplica-la na curadoria de atendimento, para treinamento das equipes, e na identificação de pontos cruciais nas conversas, como objeções, temperatura, tom utilizado e análise de situações”, finalizou Diego.
O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.
A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.