GastronomiaÚltimas Notícias

Festival Sabores de Cabo Frio tem início em 1º de setembro

A 9ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio acontece entre 1º de setembro e 1º de outubro e apresenta criações de mais de 60 estabelecimentos participantes, que prometem ser repletas de histórias, uma vez que serão elaboradas tendo como tema “Ancestralidade da Cozinha Brasileira”.

Publicidade
Ameris

Para a edição 2023, o evento traz muitas novidades, entre elas o “Jantar do Príncipe”, que acontece no belíssimo Hotel Solar do Arco, no dia 14 de setembro. Na programação, histórias de época, música, apresentações e degustações. O evento será conduzido pelo chef e apresentador Flávio Flarys e pelo historiador Pedro Beranger. Já os pratos – entradas, principais e sobremesas – levam a assinatura de Flávio e do chef Gustavo Zogbi. Para participar, é preciso fazer reserva através do whatsapp (22) 2646-7313. Outra parceria inédita este ano é com a Escola de Gastronomia Chef Gourmet, que será cenário para o projeto “Chef Por Um Dia”, reunindo chefs convidados. Também no local acontecerão as Oficinas Gastronômicas.

Receitas exclusivas

O festival segue o exemplo das edições anteriores, com os estabelecimentos apresentando receitas criadas exclusivamente para o Sabores, servidas a preços fixos. As casas podem ainda oferecer o “menu completo do festival”, incrementando a opção escolhida (entrada, prato principal ou sobremesa) com outros passos, ou sugerindo harmonização com bebidas. As delícias ficam em cartaz nos estabelecimentos participantes durante todo o período, sendo servidas de acordo com os dias e horários de funcionamento das casas. Uma revista virtual com informações como descritivo dos pratos, endereços e horários de funcionamento dos estabelecimentos pode ser baixada no celular, através de um QR Code disponível no site e nos restaurantes.

Festival Sabores de Cabo Frio tem início em 1º de setembro
Os estabelecimentos participantes terão receitas exclusivas para o festival – Divulgação
Publicidade
Tramontina
Ancestralidade da Cozinha Brasileira

A inspiração para a nona edição do Festival Sabores vem do livro “História da Alimentação no Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo. Na publicação, o autor propõe que a cozinha brasileira é fruto de outras três culturas: indígena, africana e portuguesa. “Quando se fala em ancestralidade, busca-se evocar o passado, as raízes, com a intenção de entender a história com mais clareza. E quando pensamos na nossa gastronomia, seguimos o mesmo exercício. Para entendermos a formação da cozinha brasileira, repleta de saberes e sabores, que mistura tradição e inovação, precisamos, antes de tudo, conhecer a nossa ancestralidade”, explica Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae Região dos Lagos, um dos realizadores do evento.

Evento tradicional na região  

A proposta do Sabores sempre foi a de apresentar a cidade durante a melhor temporada, fora do verão. O evento se consolidou como um dos principais produtos turísticos do interior do estado. “O Sabores já se tornou tradição e faz parte do calendário de eventos da cidade e da Costa do Sol”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau, um dos realizadores do evento.

Festival Sabores de Cabo Frio tem início em 1º de setembro
Hotel Solar do Arco oferece o “Jantar do Príncipe” com programação especial – Divulgação
Publicidade
Clima ao Vivo

O Festival Sabores de Cabo Frio é uma realização do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Sebrae, Associação de Hotéis de Cabo Frio e Tropic Produções, que também é a empresa produtora do evento. O Sabores conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, da Prolagos, do Movimento Luta pelo Comércio, do Condetur, da Federação dos Convention & Visitors Bureau RJ, da InterTV e da Prefeitura de Cabo Frio.

Publicidade
Harus

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA