Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Embratur e Salvador são destaques do 2° Prêmio do Afroturismo

A premiação foi realizada dentro da programação do WTM Latin America 2024

O 2° Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro, reconheceu 10 categorias que se destacaram no setor em 2023. Entre os vencedores, o destaque foi para a Embratur, que venceu como melhor empresa, além de ter sua Coordenadora de afroturismo, Tânia Neres, eleita como melhor profissional do setor; e para Salvador que ganhou como melhor destino e teve o Pelourinho reconhecido como melhor atração turística.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Desde 2018, o afroturismo tem se consolidado como setor e as ações, profissionais e destinos têm se fortalecido dentro do turismo brasileiro, ganhando atenção dos governos, empresas e público geral. “Nós do Guia Negro fazemos parte desse movimento e sentimos falta de um prêmio que reconhecesse quem se destaca ao longo do ano em sua atuação em prol de um turismo mais diverso”, afirma Guilherme Soares Dias, Fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio.

A plataforma criou o prêmio em 2023, em versão online. Neste ano, com patrocínio da Embratur, a premiação foi presencial, dentro da programação do WTM Latin America, maior evento de turismo da região, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O prêmio tem contribuição de quem faz parte do setor e convida jurados de diferentes áreas: agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de turismo e especialistas que têm atuado na área, somando 29 votantes em dez categorias.

Embratur e Salvador são destaques do 2° Prêmio do Afroturismo
A premiação foi realizada dentro da programação do WTM Latin America 2024 – Divulgação.
Publicidade
Clima ao Vivo

Com cerca de 20% dos votos, Tânia Neres, Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, foi a mais votada na categoria. “Por sua história e atuação em um setor que cada vez mais está repensando o modo como o turismo está posto. Sua contribuição, enquanto mulher e negra, é fundamental nessa luta”, escreveu Marcelo Costa Cardoso, Fundador do Cidade Griot, um dos jurados do prêmio.

Antonio Pita, Co-fundador e COO da Diaspora.Black, afirmou, em seu voto, que “à frente de uma posição estratégica para o segmento e inédita na esfera política, a profissional tem se destacado na valorização de iniciativas do afroturismo, na construção de pontes e interlocução proativa entre diferentes esferas da política institucional”.

Publicidade
Desbravador

Para Lucas de Paula Fernandes Xavier, Turismólogo, gestor executivo da IGR Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, Tânia “tem fortalecido a prática do afroturismo em frente a instituições estratégicas para a promoção do destino Brasil. A partir do seu trabalho, inédito até então, já é possível ver posicionamentos da Embratur a nível nacional e internacional em prol do afroturismo e a remodelação nos argumentos usados na promoção do destino Brasil”, destacou.

Publicidade
Tramontina

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA