TradeÚltimas Notícias

Embratur e Instituto Del firmam parceria durante a WTM 2024

O objetivo é fortalecer a promoção internacional do turismo sustentável e responsável

Destinos e empreendimentos certificados em gestão sustentável pela instituição holandesa Green Destinations no Brasil têm mais um incentivo a partir da parceria firmada entre a Embratur e o Instituto Del. Eles podem agora usar a “Marca Brasil” nos empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, para consolidar a marca em âmbito nacional e internacional. Além disso, a parceria também vai promover a troca de experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável e responsável, e a promoção dos destinos e empreendimentos em mercados estratégicos internacionais.

Publicidade
Harus

O protocolo de intenções foi assinado na última segunda-feira (15.04) no estande do Del Turismo e Green Destinations durante a WTM Latin America 2024, que reúne o trade do turismo de todo o mundo em São Paulo. A assinatura contou com a presença do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do Diretor superintendente do Instituto Del, Osmar Vicentin, e representantes de vários destinos brasileiros.

Segundo Osmar Vicentin, a assinatura do protocolo com a Embratur consolida a importância de certificar destinos e empreendimentos turísticos em relação à sustentabilidade. “Quando um destino ou empreendimento conquista uma certificação internacional de sustentabilidade, ele fortalece a sua reputação e competitividade, contribui para a preservação do meio ambiente, o bem-estar das comunidades locais e a satisfação dos viajantes conscientes. A parceria com a Embratur vem reforçar o importante trabalho que o Instituto Del e a Green Destinations vêm fazendo no Brasil”, explica.

Publicidade
Ameris

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também falou sobre a parceria. “Quando dizemos ao mundo que o Brasil da sustentabilidade e do compromisso climático, da responsabilidade ambiental e social voltou, estamos convidando para nos visitar os turistas mais bem intencionados, que se preocupam com o impacto do seu consumo nas comunidades que visita. O trabalho de certificação dos empreendimentos que praticam um turismo responsável é fundamental para estimular a adaptação dos serviços em busca da certificação, e por outro lado, é uma segurança para o turista que tem esse engajamento com seu consumo”, disse.

Publicidade
Desbravador
Participação na WTM

O Instituto Del está com um estande na WTM para promover o Programa Del Turismo e a Green Destinations. A ideia é mostrar aos participantes soluções para promover um turismo mais consciente voltado a destinos e empreendimentos com plano de ação para desenvolvimento sustentável, implementação de políticas públicas efetivas, certificação internacional de gestão sustentável e capacitação para sustentabilidade.

Instituto DEL

O Instituto nasceu em Santa Catarina, através da Facisc – Federação das Associações Empresariais de SC com a missão de criar ambientes favoráveis para a implementação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento econômico e social nos municípios brasileiros. Atua com uma abordagem única, chamada metodologia DEL, que estimula o diálogo aberto entre o setor público, privado e a sociedade civil, a cooperação entre partes e o desenvolvimento voltado à sustentabilidade. Atualmente está em todo o Brasil, com mais de 130 municípios impactados pelo projeto. São mais de 15 parceiros nas execuções e mais de 6,5 mil pessoas que atuam voluntariamente em seus municípios.

Publicidade
Fispal

A Facisc e outras entidades integrantes têm um Termo de Cooperação com o BBW – Instituto Educacional da Economia Bávara para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O projeto é financiado pelo BMZ – Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha, por intermédio da SEQUA – Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional.

Entre as ações previstas está a certificação internacional de “Destino Verde”, para os municípios participantes, concedida pela fundação holandesa Green Destinations. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destinations examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Publicidade
Tramontina

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA