11ª edição da WTM Latin América tem início na capital paulista
O evento acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, e espera receber mais de 27 mil visitantes
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, a cerimônia de abertura da 11ª WTM Latin América, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dos principais eventos do calendário mundial da indústria de viagens e turismo acontece entre os dias 15 e 17 de abril e espera receber mais de 27 mil visitantes e 620 empresas expositoras do setor de viagens e turismo de mais de 40 países que se reúnem para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades da indústria, durante os três dias. Entre os presentes estavam o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Ana Carla Lopes, ministra do Turismo substitutiva, Milton Zuanazi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade, e Competitividade do Ministério do Turismo, Fabio Mitidieri, governador de Sergipe, Lucas Ribeiro, vice governador da Paraíba, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Manuel Linhares, presidente da ABIH Nacional, Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.
Bianca Pizzolito, líder da WTM Latin América, agradeceu as autoridades presentes e fez um discurso falando sobre o tema do evento que é “The Future is Open. Be the Change”, trazendo uma reflexão sobre a importância do protagonismo do Turismo frente a um futuro pautado por rápidas mudanças, destacando a importância da ancestralidade, diversidade, igualdade, equidade, inclusão e sustentabilidade.
Daniel Munduruku, escritor, vencedor do Prêmio Jabuti, fez uma saudação na língua do povo Munduruku e explicou: “Na nossa tradição quem chega é quem dá as boas-vindas. Quem chega traz histórias, novidades, notícias e devem saudar as pessoas do lugar. Que esse encontro seja tão bom para vocês quanto para mim”.
O evento traz uma ampla programação de conteúdo qualificado, com a participação de grandes líderes, referências em seus segmentos de atuação com o objetivo de reforçar o papel que cada profissional e empresa têm na criação coletiva de um futuro inovador e sustentável para toda a indústria. A área útil da exposição terá 7,2 mil metros quadrados, 20% a mais em relação à 2023, com layout pensado para otimizar ainda mais o fluxo e melhorar a experiência dos visitantes, com sinalização por cores que indicam a localização de expositores a partir do piso, o que facilita ainda mais a visitação.
A WTM Latin America é o evento B2B de viagens e turismo da América Latina, que reúne indústrias de viagens para negociar e fechar contratos que contribuem para o posicionamento da região como uma das áreas mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo. Voltado a agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros. Durante três dias é possível explorar as últimas tendências, buscar novos produtos, expandir rede de contatos e encontrar oportunidades de negócios. A feira acontece em São Paulo, e por onde passam mais de 27 mil profissionais de viagens e turismo e 620 empresas expositoras.
Entre os destaques da feira estão a 4ª Edição do Prêmio de Turismo Responsável; a Rota da Diversidade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+ e a programação com mais de 40 palestras divididas em três teatros: Trends, Transformation e Technology.