Arroz de Carreteiro é o prato do mês nos hotéis Vila Galé
A especialidade está disponível apenas nas unidades das capitais de Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador, que têm seus restaurantes abertos ao público
O arroz de carreteiro ao forno é a estrela do mês na edição do ’12 meses, 12 pratos’ nos hotéis Vila Galé. Até o fim de fevereiro, hóspedes e passantes vão poder degustar o prato no almoço ou jantar por apenas R$ 35 (não inclui bebida e taxa de serviço).
A especialidade está disponível apenas nas unidades das capitais de Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador, que têm seus restaurantes abertos ao público. Para consultar o horário de funcionamento, basta acessar ao site da Vila Galé.
Clodoaldo Ramos, Chef executivo do Brasil que assina todo o cardápio da ação, comenta: “A proposta é uma viagem pelo Brasil por meio da gastronomia e o prato do mês conquista o paladar do público. O arroz de carreteiro ao forno passou por mudanças e adaptações ao longo dos anos, no entanto, algumas características permanecem as mesmas até hoje, como: a cremosidade, a variedade de ingredientes incorporados como legumes e carnes de diferentes cortes”.
A receita surgiu quando mercadores ambulantes cruzavam estradas em carretas puxadas por bois. Chamados de carreteiros, eles valiam-se muito da carne de sol em seu cardápio, que no Sul do Brasil é conhecida como charque, pois, além de abundante na época, ela se mantinha conservada durante os muitos dias das viagens.
O arroz de carreteiro nasceu da necessidade porque os carreteiros precisavam de alimentação prática, fácil de preparar e bem nutritiva para repôr a energia. Para isso, coziam em panelas grandes de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz e temperos variados.
A ação ’12 meses, 12 pratos’ chegou ao Brasil neste ano, mas existe em Portugal desde 2016. E a iniciativa reforça, ainda mais, a proposta de ofertar uma experiência sensorial de qualidade aos hóspedes e clientes dos restaurantes dos hotéis, sendo que a gastronomia é um dos elementos diferenciadores da rede Vila Galé.