Aconteceu

Alexandre Zubaran palestrou no 9º Encontro da Hotelaria Mineira

Direto de Poços de Caldas (MG) — O Consultor Alexandre Zubaran acaba de proferir uma palestra no 9º Encontro Mineiro da Hotelaria que iniciou hoje no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG). O evento é promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial. Em sua palestra Zubaran destacou o tema competitividade nos meios de hospedagens no Brasil, pois esta é a diferença que define os ganhadores. Segundo ele, o hotel possui muitas peculiaridades que o torna único no segmento econômico, pois é um produto intangível que não pode ser testado antes de ser adquirido; não pode ser dividido, pois o produto é consumido e produzido simultaneamente; existe a variabilidade na qualidade do produto consumido; a interdependência dos produto turístico e o fato de ser bastante perecível, pois um apartamento dorme sem hóspede, nunca mais é recuperado”, avaliou Zubaran.

 

Ele explicou aos participantes que eficiência operacional e inteligência competitiva devem ser pensadas conjuntamente para se construir produtos e romper a barreira do sucesso. Ele destacou o imenso potencial que Poços de Caldas possui para atrair turistas em razão do clima e das águas termais e que ações de marketing deveriam estar sendo implementadas para atrair muitos alemãos e italianos, dois turistas ávidos por águas termais. “Mas antes de fazer esta ação no exterior, é necessário que a população compre a idéia e passe a receber melhor, pois o turismo é um negócio de pessoas e o agrupamento ajuda aumentar a inovação”, revelou Zubaran.  

 

Ele apresentou também algumas tendências de consumo, como as viagens inspiracionais que é um movimento cada vez mais forte. “As pessoas já estão baseando suas tendências de consumo através de experiências inovadoras, mas para isto necessitam pesquisar muito e compartilhar seus sonhos”, revelou Zubaran.   

 

Encerrando sua palestra, Zubaran apontou as vantagens de se implantar um cluster (fórum) para fomentar um destino e citou o exemplo de Costa do Sauípe na Bahia que virou um case de sucesso no Brasil na atração de turistas. “Poços de Caldas poderia encontrar um modelo semelhante de um cluster para atrair turistas e fomentar ainda mais a economia local. Mas a população deve estar bem mobilizada e não esperar somente a ajuda dos órgãos públicos”, conclui Zubaran.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA