Aconteceu

26º edição do Encatho superou expectativas

Terminou agora à pouco a 26º edição do Encatho – Encontro de Catarinense de Hoteleiros que se realizou no Centro de Convenções de Florianópolis (SC) e que teve a Revista Hotéis como  Mídia Apoio. Durante os três dias do Encatho aconteceram 11 eventos paralelos tendo como público alvo empresários, profissionais, mídia, estudantes e fornecedores dos hotéis e pousadas de Santa Catarina, associados ou não à ABIH-SC.
 
O objetivo do evento foi promover a troca de experiências, avaliar o momento atual e sua repercussão no setor e identificar tendências e oportunidades de negócios; fortalecer a integração do segmento na elaboração e construção participativa de uma hotelaria sustentável e de qualidade no Estado; identificar demandas dos associados e do setor para a elaboração e execução do plano de desenvolvimento do segmento e da ABIH-SC e fortalecer a estrutura interna da entidade e ampliar seu quadro de associados.

Os números positivos do evento animam o Presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritiz. “Na rodada de negócios que aconteceu na data de ontem entre hoteleiros de Santa Catarina e Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, houve 70 atendimentos gerando expectativa de negócios de cerca de R$ 500 mil em negócios. Já na data de hoje, houve 75 atendimentos que gerou expectativa de fechamento de negócios no valor de R$ 900 mil. A metodologia de negociação foi desenvolvida pelo SEBRAE SC com o objetivo de aproximar os empresários catarinenses de empresas do cenário nacional e internacional. Renomadas operadoras e agências de viagens participaram desta rodada de negócios como a CVC, SBTUR Viagens, All Seasons, Litoral Verde Viagens, Cosmo Turismo e Trend Operadora.

Nestes três dias de eventos houve 3.402 visitantes de 18 estados brasileiros e de seis países, sendo Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha e Holanda, incluindo 51 jornalistas. Entre algumas novidades apresentadas este ano, está a realização do 11º Seminário de Turismo e Hotelaria, no próximo ano em parceria da ABIH-SC com o IF-SC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC), núcleo de Garopaba e a ASSESC – Associação de Ensino de Santa Catarina.

A data para a edição de 2013 do Encatho também foi definida pelo Presidente Mortz. “Acontecerá aqui mesmo no Centro Sul em Florianópolis entre os dias 7, 8 e 9 de maio de 2013. Em breve começaremos a elaborar a grade de programação que repetirá o sucesso deste ano, assim como a feira Exprotel que já tem mais da metade do espaço reservado para 2013”, assegurou Moritz. 

Outro importante acontecimento foi a elaboração da Carta de Florianópolis pelas entidades que promoveram a 26a edição do Encatho. Este documento será encaminhado às autoridades contendo a síntese das principais reivindicações da hotelaria e do turismo catarinense, fundamentais à evolução ainda maior do segmento.

Veja abaixo o teor integral.

Carta da Hotelaria de Santa Catarina
 
Na oportunidade em que se encerra em Florianópolis, SC, o 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), que se tornou referência na Região Sul, a ABIH-SC, promotora do evento e representante de importante parcela do setor, aproveita a oportunidade para encaminhar às autoridades este documento contendo a síntese das principais reivindicações da hotelaria e do turismo catarinense, fundamentais à evolução ainda maior do segmento, pois se trata de questões básicas e fundamentais para Santa Catarina, hoje o segundo destino turístico de lazer dos pais. Destacamos e agradecemos a importante medida da presidente Dilma Rousseff que incluiu o turismo no “Plano Brasil Maior” que eliminou a contribuição patronal ao INSS, de 20%, substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento e que com certeza terá importante impacto no setor.
 
Mas para evoluir ainda mais é fundamental que o poder público atenda as reivindicações do setor para que gargalos históricos sejam finalmente eliminados. Elencamos abaixo as principais medidas que devem ser implementadas com urgência para que Santa Catarina possa avançar como um destino turístico de primeira ordem no país, contribuindo ainda mais para o bem estar de sua população e bom atendimento aos visitantes. Por isso solicitamos:
 
1)    Início urgente das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, da pista de pouso e parques de estacionamento para aeronaves. Sem isso não teremos como receber nenhuma delegação estrangeira durante a Copa de 2014;
2)    Desoneração tributária, a semelhança do que o governo vem fazendo com a indústria (ICMS, ISS, etc.);
3)    Redução do ICMS da energia elétrica, água e esgoto. Hoje a hotelaria paga 25% de imposto, a tarifa mais cara do mundo;
4)    Investimento urgente em infra-estrutura básica (acessos, saneamento, abastecimento de água, coleta de lixo);
5)    Maior investimento em segurança pública.
 
Florianópolis, 27 de abril de 2012.
 
João Eduardo Amaral Moritz
Presidente da ABIH-SC

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA