HOME Matérias Implantação Sheraton da Bahia Hotel Salvador entra em operação

Sheraton da Bahia Hotel Salvador entra em operação

311
0
SHARE

EXCLUSIVO — A Revista Hotéis é a primeira publicação impressa do Brasil a publicar a entrada em operação deste empreendimento da GJP Hotels & Resorts que fez um acordo com a Starwood para administrá-lo sob regime de franquia e traz para a capital baiana um empreendimento padrão luxo internacional

 

A capital baiana acaba de ganhar mais um hotel de rede internacional padrão luxo, graças a parceria que o empresário Guilherme Paulus, Presidente da GJP Hotels & Resorts  fez com a Starwood Hotels & Resorts Worldwide para administrar o empreendimento sob acordo de franquia com a bandeira Sheraton. “A parceria com a Sheraton vai agregar muito à GJP Hotels & Resorts, porque é um ícone na hotelaria mundial e que agora chega a Salvador, no Hotel da Bahia. A cidade merece esta conquista, que vai agregar muito valor ao turismo da cidade, reinserindo o Centro antigo da região na rota dos investimentos de alto luxo”, ressaltou Guilherme Paulus, Presidente da GJP Hotels & Resorts. 

 

De acordo com o Co-Presidente da Starwood Hotels & Resorts para as Américas, Osvaldo Librizzi, atualmente a rede opera sete hotéis no Brasil, sob as marcas Sheraton e Four Points by Sheraton. “O Sheraton da Bahia Hotel  será o 6º hotel Sheraton no Brasil, marcando outro passo importante no plano de expansão mundial da marca em atingir o marco de 500 propriedades até 2015. O 7º Sheraton, e 9ª propriedade da Starwood no País, programados para abrir no primeiro trimestre de 2014, é o Sheraton Reserva do Paiva Hotel and Convention Center, em Recife. Estamos entusiasmados em poder expandir o portfólio dos hotéis Sheraton no Brasil e muito contentes com essa parceria com a GJP Hotels & Resorts  para abrir nosso primeiro hotel em Salvador, uma das cidades mais importantes do País”, declarou Librizzi.

 

O empreendimento de 286 apartamentos já está operando em regime soft opening, com data prevista de inauguração oficial no próximo mês de maio. Está focado pra atender dois públicos, o corporativo, integrado por empresários, executivos e profissionais que viajam a negócios e o de lazer nacional e internacional. A localização é um dos grandes diferenciais deste empreendimento que fica no bairro do Campo Grande, epicentro do tradicional circuito dos blocos de carnavais de Salvador e com acesso direto à Av. Sete de Setembro, uma importante via urbana que conecta a cidade. 

 

 

Edificação histórica

A edificação de construção histórica foi erguida no final dos anos 40 pelo então governador Octávio Mangabeira para desenvolver o turismo em Salvador. Nos anos 70, o empreendimento foi repassado para a iniciativa privada e passou a ser gerido pela rede Tropical de hotéis até que foi arrematada em leilão pela GJP Hotels & Resorts em abril de 2010 por R$ 31 milhões. O empreendimento passou por uma ampla reforma que demorou mais de dois anos. A GJP não revela o montante do valor empregado nesta modernização, mas o Presidente Guilherme Paulus brinca dizendo que dava para construir um outro hotel, pois uma das preocupações foi manter as características arquitetônicas originais, pois se trata de um hotel histórico.

 

Coube ao executivo baiano, Paulo Gaudenzi liderar todo o processo de revitalização e implementação do hotel. A reforma foi bastante meticulosa visando preservar o charme e as jóias do prédio histórico, tais como a fachada, com seus belos azulejos e as notáveis obras de arte. Isto inclui os grandes murais de Genaro de Carvalho, que retratam festividades da Bahia e são protegidos pelo IPAC — Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, desde 1981. Além disto, a edificação abriga três outros grandes murais de Carybé, o famoso artista argentino, especialmente encomendados para o hotel, retratando cenas do estilo de vida brasileiro, localizado na área do saguão do hotel.

 

Estilo modernista

O escritório Foguel Reis Sá Arquitetura, composto pelas sócias arquitetas Flávia Foguel, Cristiana Reis e Milena Sá, foi responsável pelo projeto de arquitetura de interiores de todas as áreas sociais, apartamentos e suítes do novo Sheraton Hotel da Bahia e o trabalho demorou dois anos. “Iniciamos o projeto com pesquisa e conceituação da nossa proposta, que teve como mote principal a retomada do estilo modernista com um olhar atual e inovador, para posicionar o empreendimento nos padrões atuais da hotelaria internacional. Para determinar a ambiência interna do Hotel, nosso escritório foi responsável pelo projeto completo dos espaços, desde a definição de plantas de reforma, layout, especificação de materiais para revestimento de pisos, paredes e forros, assim como detalhamento completo dos ambientes. Somado a isto, houve a criação de balcões, divisórias, painéis, marcenarias, design de móveis sob medida e escolha de mobiliário e itens finais de decoração”, revelou a Arquiteta Flávia Foguel. Segundo ela, houve todo um cuidado em pesquisar e propor o retorno da volumetria original da fachada principal do Hotel, assim como também a retomada do pé-direito duplo na área do lobby, o que contribuiu positivamente para o resgate da ambiência original do Hotel. 

 

 

Espaços interligados

O lobby e a recepção do Hotel estão interligados ao Bar do Lobby e também ao restaurante que fica voltado para o Campo Grande. Estes três ambientes foram pensados como uma totalidade. Alguns elementos funcionam como filtros sutis para determinação dos seus limites. Entre o lobby e o bar, a transição acontece com a mudança no material do piso. O uso de mármore na entrada dos hóspedes se estende e conduz para os balcões da recepção. Logo ao lado, o piso de madeira convida para um ambiente mais intimista, onde funciona o bar do lobby com sua adega e piano. Na sequência, o piso de madeira continua o mesmo, mas a inserção de uma divisória vazada mostra a troca de função e o início do restaurante. A divisória utilizada é composta de tijolos vazados esmaltados, conhecidos como cobogós e muito utilizados em fachadas de edifícios modernos brasileiros.

 

O restaurante Genaro teve restauração completa do painel de autoria de Genaro de Carvalho que forra todas as suas paredes. A decoração retoma a presença de um sofá  contínuo ao longo da parede curva. A área central do salão ganha uma nova proposta com divisórias em meia altura. Lustres pendentes em cor âmbar complementam a sofisticação do espaço.

 

Na proposta de renovação espacial, o primeiro pavimento do hotel ganhou um espaço reservado a saúde, com spa completo, sauna, salão de beleza e loja de produtos de beleza. A decoração destes ambientes faz referência a cores e texturas que remetem ao relaxamento. As grandes janelas estão voltadas para a área da piscina do hotel, criando assim um pavimento totalmente dedicado ao lazer e descontração. Complementando a área de lazer e saúde do hotel, uma academia de ginástica completa foi projetada, com adequação de piso e revestimento de parede, além de criação de vestiários internos.

 

Os espaços de convenção do hotel foram ampliados e totalmente reformados, inclusive foi criada uma sala completamente equipada para funcionamento de um café-teatro, com contratação específica de projetista de luminotécnica, acústica e sonorização. A tônica principal para a decoração destes espaços é a funcionalidade, a ergonomia e a tecnologia adequada para o bom funcionamento dos ambientes.

______________________________________________________________________________________________

 

Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?   

? Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
? Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

 

Clima sofisticado

O clima sofisticado e sóbrio do lobby esta presente também nos pavimentos de apartamentos. A paleta de cores permanece sendo tons de marrom, sépia, bronze, bege e preto. Toques de cor estão presentes em obras de arte e elementos de decoração. Os apartamentos ganharam um grafismo nas paredes das cabeceiras das camas, desenho personalizado desenhado pelo escritório Foguel Reis Sá especialmente para este empreendimento.

 

O empreendimento conta com 286 apartamentos, sendo 16 suítes e uma suíte presidencial de 300 m² com vista panorâmica para a tradicional Praça do Campo Grande, assim como apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. Todos os apartamentos possuem atributos especiais da marca Sheraton, como a cama Sheraton Sweet Sleeper Bed. O colchão foi fornecido pela Flex do Brasil  através da marca Simmons e o enxoval de cama leva o padrão de qualidade da marca Döhler, através da lavanderia MaxClean, de Florianópolis. Os ítens do enxoval foram produzidos nas versão 180 fios, que atendem às demandas mais luxuosas, e apresentam costura dupla manual, oferecendo um ótimo acabamento. A composição do tecido é 50% algodão e 50% poliéster, o que proporciona aumento na resistência e oferece uma aparência mais uniforme ao produto.

 

Os travesseiros são encontrados em modelos anti alérgicos ou recheados com penas de ganso. Já as cortinas deste empreendimento foram fornecidas pela VAG Confecções, Colchas e Cortinas e os amenities dos apartamentos são da Harus.

 

 

Conforto e segurança

Para assegurar a segurança e privacidade dos hóspedes nos apartamentos, foram implantadas fechaduras eletrônicas HT RFID da marca Onity que possui o sistema de cartão de proximidade Mifare com um design intuitivo que facilita sua utilização, controla milhares de quartos com uma ampla gama de opções.

 

O Cofre OS200 é projetado para um uso simples do hóspede, com os padrões elevados de qualidade, confiabilidade e segurança, sendo referência em cofres eletrônicos no seguimento. Fácil uso, Possibilidade de guardar LapTop, Código de 4 dígitos, Display Digital e Auditoria das 100 últimas operações, podendo ser realizada pelo administrador do sistema de duas maneiras, direto no teclado do cofre ou utilizando o Hand Held, são algumas das características do Modelo. Economizadores de Energia com teclas para controle da iluminação do quarto e sistema de não Perturbe, o produto ajuda na economia de energia durante o período que o hóspede não se encontra dentro do quarto, também facilita conhecer se o hóspede se encontra dentro do quarto e se necessita atendimento, isto tudo através dos recursos de teclas que estão acoplados ao equipamento.

 

Controle de Acesso para elevadores ajudam a limitar o acesso de pessoas não autorizadas nos andares do Hotel, o dispositivo pode ser programado de forma que o hóspede poderá somente ir nos ambientes autorizados, isto através da programação do cartão de abertura da fechadura eletrônica de seu quarto.

 

Os conceitos diferenciados da marca Sheraton estão presentes também nos andares e lounge com serviços diferenciados do Sheraton Club, e no lobby do hotel, onde está instalado o centro de conectividade Link@Sheraton experience with Microsoft®, e os hospedes podem interagir e manter-se conectado com o mundo. 

 

Na área de alimentos e bebidas o hotel também possui três restaurantes: O Genaro, homenagem a Genaro de Carvalho (autor da obra de afrescos que circunda o restaurante), contempla a culinária típica italiana mixada com a culinária baiana. O bistrô-pub foi batizado de Jardins de Carybé, em alusão ao artista que povoou o hotel com obras de arte reconhecidas no mundo todo. Já o Porão Gourmet é uma área exclusiva de luxo especialmente adaptado para confrarias e encontros de pequenos grupos. No lobby bar são servidos drinks e petiscos, assim como no pool bar da piscina. Coube a empresa Schipper & Thompson  fornecer os utensílios e equipamentos de altíssimo padrão de qualidade para as cozinhas, assim como para as áreas de alimentos e bebidas, utilizando produtos de renomadas marcas nacionais e internacionais. 

 

 

Bem estar

O empreendimento contará, ainda, com uma galeria de imagens de famosos que ali se hospedaram. Uma moderna academia de ginástica exclusiva da marca, a Sheraton Fitness programmed by Core Performance ®, está em fase final de conclusão e conta com equipamentos de última geração fornecidos pela empresa TechnogymOs equipamentos oferecem um treino completo de cardio e plataforma visioweb, que permite conectar a internet, acessar facebook, youtube, ouvir músicas, ver TV, e entre outros benefícios. Entre os equipamentos disponíveis estão a Bike 700 Visioweb, que oferece uma variedade de posições que melhora o conforto e a acessibilidade do utilizador, bem como o seu desempenho; a Jog Now 700 visioweb, um tapete rolante que permite-lhe efetuar um exercício cardiovascular completo e a Synchro 700 Visioweb, uma máquina elíptica profissional, adequada para todos, desde os atletas aos mais idosos que colabora na melhora da coordenação e equilíbrio do corpo.

 

Somado ao espaço de bem estar, está um spa de 180 m² com salão de beleza, sauna e piscina adulto e infantil. Já na área de eventos o empreendimento conta com um centro empresarial de 2.500 m2 de espaço flexível e amplas instalações com 14 espaços para eventos, sendo 11 salas para atender de 10 a 400 pessoas, dois foyers e um salão multifuncional.

 

Sierra Móveis teve uma importante participação na implantação deste empreendimento, pois foi responsável  desde o revestimento, até os últimos detalhes do mobiliário do empreendimento. Os produtos fornecidos proporcionaram exclusividade ao projeto, disponibilizando uma marcenaria especial às instalações do hotel. A empresa ambientou os apartamentos, recepção, spa, adega e jardins. Os hóspedes podem desfrutar dos diferentes estilos de móveis do grupo, os clássicos e luxuosos artigos da Sierra Móveis, a modernidade e as tendências da Abraccio Móveis, e a qualidade da Sierra Garden em ambientes externos e avarandados. Entre o mobiliário fornecido a este empreendimento estão: mesa de centro Cona, cadeira de aproximação Somero, sofá Broadway, cadeira Cassis, cadeira de jantar Wall Street, entre outros. 

Quer ver esta matéria na íntegra da mesma maneira em que foi impressa na edição de março de 2013 e inclusive folhear na íntegra toda a edição? Basta clicar no link http://migre.me/dGCQ4  

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image