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Tipos de hospedagem são analisados no IMOBTUR 2022

Terminou a poucos minutos, o penúltimo painel do 1º IMOBTUR, evento realizado pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, nesta terça-feira, dia 29 de novembro, no Amcham Business Center, em São Paulo. Neste painel, Caio Calfat, Presidente do Conselho da ADIT Brasil, recebeu Orlando de Souza, Presidente executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Allan Sztokfisz, CEO e co-fundador do Charlie, que juntos debateram o tema “Hotelaria tradicional versus Meios alternativos de hospedagem”.

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Calfat começou fazendo uma analogia comparando o palco com um ringue de Boxe, haja visto o antagonismo dos convidados. “Tivemos três crises seguidas, uma no começo de 2010, uma no início da recessão econômica e a terceira, da pandemia, onde pelo menos por um ano os hotéis permaneceram fechados e quando abriram, não tinham hóspedes para receber. O ano de 2018 foi bom e 2019 idem, o que trouxe um pouco de esperança, mas a pandemia jogou uma pá de cal sobre esse sentimento. Vamos falar sobre isso”.

Tipos de hospedagem são analisados no IMOBTUR 2022
Caio Calfat foi o moderador do painel Hotelaria tradicional versus Meios alternativos de hospedagem

Allan tomou a palavra e falou sobre o Charlie e a complexidade das vertentes em que atua. “O Charlie nasceu há pouco mais de dois anos, mas eu já vinha em mais de uma década de expertise no mundo da hospitalidade, com co-living, hostel e finalmente, no mercado hoteleiro. Vimos uma oportunidade também nos apart-hotéis. Dado nosso histórico com a operação hoteleira, quisemos nos impor esse desafio, com toda a complexidade de condomínio, síndico, toda aquela loucura.

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Assumimos duas operações nos Jardins e continuamos olhando para as tendências do mercado. Locação por temporada, locação flexível, tudo isso estudamos com afinco, mas não sabíamos como implantar esses novos produtos em nosso mercado. O Charlie trouxe um modelo de locação a um perfil de cliente que já buscava esse serviço. Desenvolvemos parcerias com as principais incorporadoras, que usam os serviços do Charlie como argumento de venda ao consumidor. O investidor fica mais tranquilo porque sabe que vamos cuidar de todas as pontas dessa equação.

Tipos de hospedagem são analisados no IMOBTUR 2022
Allan Sztokfisz: “O Charlie trouxe um modelo de locação a um perfil de cliente que já buscava esse serviço”
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Paralelo a isso, temos parcerias com os principais fundos de rendas residenciais como a Rio Bravo e outros parceiros como a RL2. Queremos atender a pessoa física da melhor maneira e também o investidor, agregando valor e entregando os melhores produtos”.

Orlando de Souza, começou descrevendo o mercado dos condo-hotéis na sua gênese: “Houve uma parceria para a criação dos flats e apart-hotéis que culminou no nascimento da marca Parthenon. Acabou virando uma forma de hospedagem, mas a ideia inicial era de residencial com serviços hoteleiros. Isso causou a primeira crise no final dos anos 1990. Aquele produto imobiliário sendo lançado com o interesse de desenvolvimento imobiliário (havendo interesse mercadológico de ambas as partes, hotelaria e mercado imobiliário) provocou o excesso de oferta no mercado.

Tipos de hospedagem são analisados no IMOBTUR 2022
Orlando de Souza: “Os desenvolvedores imobiliários não tinham e não têm preocupação com a demanda”
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Apareceram outras marcas no decorrer dos anos. Os desenvolvedores imobiliários não tinham e não têm preocupação com a demanda. As marcas que se dispõem em pegar a operação, que se entendam com os desenvolvedores. De alguma forma, esse ciclo está se repetindo. O mercado se adaptou e criou outro modelo, uma perspectiva, potencialidade de desenvolvimento sem a figura do controlador e é nisso que precisamos tomar cuidado daqui para frente”, pontuou Souza.

Convergência dos mercados

Caio Calfat quis saber dos convidados como os dois mercados podem coexistir em harmonia. “Estamos construindo um negócio com o Charlie que perdure. Isso posto, precisamos aprender com o passado e perceber onde não errar novamente. Existe o lado da demanda e existe uma convergência, com clientes nossos que poderiam ficar em hotéis, mas um mercado novo está nascendo. O long-stay, acima de trinta dias, é uma mudança de comportamento, mas que não deve substituir a demanda hoteleira. Por outro lado, há o custo. No meu conhecimento, da parte dos flats, percebi que os produtos já nasciam com uma cara de custo altíssimo. Todos os nossos produtos são enxutos em termos de serviços e numa eventual queda de demanda, não se corre o mesmo risco de uma outra operação mais tradicional.

A hotelaria hoje tem percebido uma demanda grande aos finais de semana mas no short & rental é muito drástica essa diferença”, disse Allan.

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Para Orlando de Souza, “O short term rental continuou com sua ocupação porque é outro perfil de público. Isso é constatado pelo fato de que a hotelaria logo retomou sua posição acima do short term rental, mas uma coisa não há de matar a outra. Ainda assim, trata-se de uma demanda induzida. Os que operam essa demanda, tem de atentar a queda dessa demanda, para evitar preocupações futuras e aborrecimentos. De fato, eventos são fundamentais, em São Paulo, talvez os eventos sejam os maiores vetores do desenvolvimento da hotelaria e dos meios de hospedagem alternativos. O fluxo que vem para São Paulo para eventos é grande e o impacto idem. Sem dúvida nenhuma a retomada do mercado está atrelada a retomada dos eventos”.

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Corporativo é relevante

Segundo Allan, “originalmente o Airbnb tinha esse olhar voltado para o lazer, mas o foco do público mudou e começou a envolver outros segmentos. Para nós, os eventos são super relevantes, que assim como a hotelaria consegue extrair valor, para o short term rental, é a mesma coisa”.

O 1º IMOBTUR da ADIT Brasil contou com 234 inscritos, fazendo do evento, mais um sucesso da entidade.

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