Empresas & NegóciosÚltimas Notícias

Startup de energia renovável ajuda hotéis a reduzir emissões CO2

Em busca de se tornarem mais sustentáveis, diversos hotéis têm optado por consumir apenas energia renovável em suas instalações. E diante das oportunidades apresentadas pelo mercado, a startup Clarke Energia, já ajudou empresas brasileiras a evitar a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2. A empresa é uma gestora que auxilia na migração para o Mercado Livre de Energia, modelo no qual o consumidor decide de que fornecedor ele quer comprar a energia elétrica que utiliza. Com isso, é possível escolher, entre outras coisas, até qual é a fonte dessa energia.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O Malai Manso é um dos resorts que opera 100% com energia solar própria (Foto – Divulgação)

Enquanto gestoras tradicionais oferecem todas as fontes a seus clientes, a Clarke faz questão de transacionar somente energia renovável, como eólica, de biomassa e de PCHs – pequenas centrais hidrelétricas. E tudo isso acontece sem que seja necessário realizar nenhum tipo de investimento em infraestrutura.

Publicidade
Harus

No setor de hospitalidade, a Clarke possui uma forte atuação com diversos clientes como: Lush Motel, Atibaia Residence, Refúgio Vista Serrana, Lake Side Apart, EcoResort Refúgio Cheiro de Mato, VillaOeste e três unidades do Samba Hotéis (Betim, Itaboraí e Laguna). Juntos, eles ajudarão o planeta evitando mais de 1.400 toneladas de CO2 ao longo dos próximos anos.

De quebra, esses estabelecimentos ainda vão poupar em torno de R$ 3 milhões no mesmo período. Isso porque o Mercado Livre de Energia também pode levar a uma economia de até 40% na conta de luz, juntamente com o benefício ecológico.

Publicidade
Clima ao Vivo

Segundo Pedro Rio, CEO da Clarke Energia, esse movimento deve se intensificar ainda mais nos próximos anos, formando círculo virtuoso de ecologia e maior eficiência de custos. “É impossível pensar no futuro sem levar em conta produtividade econômica e sustentabilidade. Quem desperdiçar dinheiro e desconsiderar questões ambientais vai ficar para trás. Então o Mercado Livre de Energia desponta como solução super promissora para os hotéis brasileiros”, avalia o executivo.

Plante a ideia de um Planeta Sustentável – Imagem de Vasiliu Gabriel por Pixabay
Publicidade
Ameris
Certificados de energia renovável estão em alta

A obtenção de certificados de sustentabilidade tem se tornado uma forma cada vez mais popular de empresas demonstrarem compromisso ambiental – e o Mercado Livre de Energia é um ótimo modelo para se conseguir esse tipo de reconhecimento.

O principal deles é o I-REC (sigla em inglês para Certificados Internacionais de Energia Renovável). Eles são emitidos de forma unitária, e cada um deles equivale a 1 MWh de energia renovável consumido por uma empresa. A procura por essa espécie de “selo de qualidade” tem aumentado, e a quantidade de I-RECs transacionados em 2023 deve ser o dobro de 2022, segundo o Instituto Totum, que é o responsável por eles no Brasil.

Publicidade
Desbravador

Como todos os clientes da Clarke já utilizam somente energia renovável, eles também contam com auxílio da startup para a obtenção do I-REC. A empresa ajuda a encontrar representantes no Brasil da rede internacional responsável pelos certificados. “Temos clientes que conseguiram o I-REC com nossa ajuda. É muito gratificante ter ao nosso lado empresas que reconhecem a importância do tema da sustentabilidade e que fazem sua parte por um mundo melhor”, afirma Rio.

Hotéis e demais empresas que quiserem saber o quanto podem economizar no Mercado Livre de Energia podem fazer uma simulação gratuita no site da Clarke.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA