AconteceuÚltimas Notícias

Solenidade de abertura da 59ª Equipotel tem clima de superação

A 59ª edição da Equipotel foi aberta nesta terça-feira, dia 13 de setembro em solenidade que contou com a presença de importantes lideranças do segmento hoteleiro, das associações do turismo e da hotelaria e da cadeia de fornecedores do setor. Também foi oficializada a abertura do 64º CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, que acontece simultaneamente a feira de negócios, com uma programação de conteúdos de relevância para os profissionais dos segmentos.

Publicidade
Tramontina

 

Cláudio Della Nina, Diretor da RX, abriu os trabalhos e teceu agradecimentos ao ministro do Turismo, Carlos Brito e a equipe da RX, responsável pela montagem do evento. “Quero agradecer aos expositores e a todos os visitantes, pela confiança que depositam no evento. No mais, desejo a todos uma boa tarde e bons negócios”. O Gerente da Equipotel, Daniel Pereira tomou a palavra e agradeceu a todos os presentes a solenidade e homenageou a equipe da Equipotel. “Essa é uma edição com mais de 320 marcas, mais de 15 experiências, mais de 3 mil produtos, que compõem soluções para todos os setores. Nosso segmento entrega e vende sorrisos, é para isso que estamos aqui. Uma boa Equipotel a todos”.

 

Solenidade de abertura da 59ª Equipotel tem clima de superação
Manoel Linhares no discurso de abertura (Foto – Luiz Marcos)

 

O Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, também fez suas considerações para oficializar a abertura do evento. “É com satisfação que encontro com todos vocês, na abertura do 64º CONOTEL e da 59ª Equipotel. Saúdo toda a equipe da RX e Daniel Pereira, com quem passei muitas horas de planejamento para que hoje isso fosse realidade”. Após agradecimentos e outras observações pontuais, Linhares abordou a importância da Equipotel como engrenagem que move a economia dos segmentos da hospitalidade e outros relacionados a essa indústria.

CONOTEL 2022

Linhares também relembrou os momentos difíceis enfrentados pela hotelaria durante a pandemia. “Quero saudar todos os guerreiros do turismo, essa indústria que, de cada quatro empregos nesse País, é responsável por uma vaga. Nas grandes crises, nascem grandes oportunidades, como o G4, o G8 e o G20, essa união que atuou em nome do turismo e da hotelaria. Agradeço também a parceria dos patrocinadores, sem os quais, nada disso seria possível. Nossa missão hoje, com o CONOTEL, não é só a promoção de novos conteúdos, mas também inspirar a sermos os melhores no que nos propomos. Nesta edição do CONOTEL, apoiamos a união dos setores a caminho de um grande e próspero futuro. Somos o primeiro País em belezas naturais, o oitavo em cultura e hoje, os brasileiros estão conhecendo essa imensidade de opções, o que muito nos alegra e que é um movimento definitivo”.

Conteúdo relevante

O Presidente do CONOTEL, Milton Vasconcelos, também tomou parte nas considerações da solenidade e cumprimentou todas as lideranças e o público presente. “Um abraço muito especial a todos os hoteleiros e ao nosso baixinho do turismo, Manoel Linhares. Agradeço a RX Global, por mais um ano de parceria, ressaltando que no ano passado essa empresa foi a bandeirante da retomada, pujança que está sendo repetida em 2022. Nossa missão neste ano é apresentar o melhor conteúdo em todos os sentidos que fazem o turismo acontecer, desde o seu cenário econômico até a gestão pública. Trazemos uma palestra de branding place, que é destino, um tema que precisamos, mais do que nunca, dispensar maior atenção. Trazemos uma relevância para esse palco, a perspectiva, visão comercial e qualidade de currículo de cada um dos palestrantes, todos referência de mercado”.

Publicidade
Harus

Paulo Rogério Tadros, representando seu irmão, Roberto Tadros, Presidente da CNC, fez o discurso seguinte e agradeceu a todos os presentes, as autoridades e hoteleiros. “Igual a nós, vocês, hoteleiros, sofreram, mas hoje encontram a luz no fim do túnel, apesar de tudo que passamos. Meu irmão Roberto manda um abraço a todos e também destaca que se sente honrado de atuar em prol do turismo, junto com a ABIH, ao senhor Alexandre Sampaio e outros, na defesa do turismo brasileiro. Com certeza absoluta, o prazer da CNC em contribuir para a realização desse evento, é real, é uma glória e extremamente relevante”, destacou. “Temos que fazer desse País, um exemplo de turismo para o mundo. Temos tudo para fazer dar certo, temos um povo hospítaleiro, pessoas que trabalham e vencem a todas as dificuldades. Para os 53 segmentos que englobam o exercício do turismo, o meu muito obrigado”, complementou.

Cesar Risetti, representando o SEBRAE, destacou em sua fala: “Quero parabenizar em nome do Presidente Carlos Melhes, a oportunidade de estar junto a esse evento e ao CONOTEL, que completa 64 anos. Agradeço ao ministro Carlos Brito, e destaco o quanto o Governo atual tem ouvido todas as considerações do setor. A rede hoteleira sofreu muito, mas felizmente muitas medidas foram tomadas e outras estão em andamento”.

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, em sua fala, destacou a importância do associativismo para o turismo e para a hotelaria. “Agradeço ao ministro publicamente pela visita a Salvador, a nosso pedido, agradeço ao FOHB, que acabou de realizar um grande evento – Fórum Nacional da Hotelaria – no dia anterior. Destaco na minha fala, o programa Vai Turismo que inspira a todos nós e que cresce em relevância e discussão de necessidades em variadas regiões do Brasil. Sucesso a todos e aproveitem tanto a Equipotel quanto CONOTEL”. A seguir, Rodolfo Marin, Secretário estadual de turismo de São Paulo, representando o prefeito de São Paulo, agradeceu as lideranças, saudou o público presente e fez observações pontuais a respeito da Equipotel e CONOTEL.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, fez o penúltimo discurso da solenidade de abertura da 59ª Equipotel e 64º CONOTEL. “O turismo é movimento, é viagens, por isso nossa secretaria inseriu a palavra viagens na sua nomenclatura. Essa parte da economia, os economistas que medem os setores, não entendem ainda esse movimento, que é novo, o de grandes viagens pelo mundo e pelo País. Queremos puxar para o centro da agenda político-econômica do País, a consciência de que sim, a independência fez duzentos anos, mas não podemos mais perder tempo no sentido de fazer crescer e explorar o potencial desse País e da cidade de São Paulo. O volume está aqui e pode aumentar muito. Podemos caminhar para mais que o dobro da economia do turismo de São Paulo. É evidente que uma cidade como essa, precisa das grandes cidades e destinos do Brasil brilhando, mas também temos um peso muito relevante. A despoluição do Rio Pinheiros é um sinal, uma evidência desse crescimento. Também a recuperação do centro de São Paulo, mostra o que queremos. Temos muito a fazer e podemos ser esse destino”, declarou Lummertz.

Publicidade
Ameris

 

Solenidade de abertura da 59ª Equipotel tem clima de superação
Carlos Brito, Ministro do Turismo (Foto – Luiz Marcos)

 

Para encerrar as participações da solenidade de abertura, o ministro do Turismo, Carlos Brito, enalteceu as belezas naturais do Brasil e o potencial para o turismo. Brito também enumerou os recentes acontecimentos que “atrapalharam” o desenvolvimento do turismo no País como a pandemia, a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e o conflito entre Rússia e Ucrânia. Em seguida, o ministro mencionou iniciativas como a criação do selo de Turismo Responsável e o Não Cancele, Remarque. “No primeiro semestre, foram gerados 100 mil empregos no setor. Tivemos um crescimento de 42% em vagas de trabalho no primeiro semestre e projeção de mais de 600 mil vagas para o segundo semestre. Nossa luta continua. É inadmissível termos um País riquíssimo em belezas naturais e não desempenharmos o que podemos no setor do turismo. A pandemia motivou os turistas a conhecerem o nosso País, mas não foi só isso. Esses viajantes se tornaram engajados, defensores do nosso turismo, e divulgadores da segurança encontrada em todos os destinos visitados.

Publicidade
Desbravador

Também destaco que durante a pandemia foram entregues mais de duas mil obras de infra estrutura turística em nosso País. O nosso Governo trabalha com um único objetivo e o turismo é prioridade para ele, sendo instituído como um projeto de continuidade. Quanto mais o turismo cresce, mais conseguimos gerar empregos e contratações. Esse é o caminho que estamos trilhando”, concluiu o ministro, finalizando as considerações da abertura oficial da 59ª Equipotel e 64º CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis. Em seguida, foi feito o corte simbólico da fita de abertura do evento.

A 59ª Equipotel acontece até a sexta-feira, dia 16, das 13h00 às 20h00 no São Paulo Expo, na Zona Sul de São Paulo. O 64º CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis acontece nesta terça-feira, dia 13 e na quarta-feira, dia 14.

Veja mais fotos

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA