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Setor de viagens corporativas teve crescimento de 11,5% em abril

Faturamento do quadrimestre foi de R$ 33,6 bilhões, segundo levantamento da FecomércioSP com a ALAGEV

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, demonstra que, em abril deste ano, as despesas estimadas pelas empresas com viagens alcançaram R$ 9,1 bilhões, registrando crescimento anual de 11,5%. Esse é o melhor desempenho para o mês desde 2015. No acumulado do quadrimestre, a indústria destaca aumento de 23,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa incremento de R$ 6,4 bilhões, totalizando R$ 33,6 bilhões.

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De acordo com o estudo, as variações anuais não significam que o setor de viagens corporativas está esfriando, pelo contrário. O crescimento de abril, de 11,5%, ficou abaixo dos 16,9% de março e dos 52,7% de fevereiro, e esses resultados são consequência da base de comparação que está cada vez mais elevada. Os meses a partir de agora serão analisados com períodos “normais”, sem interferência da pandemia.

De acordo com Giovana Jannuzzelli, Diretora executiva da ALAGEV, “Os resultados de abril e a soma do quadrimestre continuam apresentando crescimento positivo. Nos relatórios anteriores, sobre janeiro, fevereiro e março, já tínhamos mostrado o melhor desempenho dos meses desde 2015. E os comparativos com 2022 agora serão ainda mais representativos, pois vamos avaliar com um período sem a crise da pandemia da COVID-19. A perspectiva é de manter esse aumento, mesmo com porcentagens menores”.

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Outra observação demonstrada pela pesquisa é que os preços de alguns serviços, como o transporte aéreo, estão menos pressionados do que há um ano, com valores até mais baixos. Esse contexto também colabora para que as variações no LVC sejam mais amenas. Há uma compensação, mas no final o saldo se mantém positivo por conta da recuperação da economia. Por mais que se tenha algum tipo de redução de preços, a demanda, por outro lado, tem aumentado fortemente.

Os dados bastante favoráveis em março e abril, com faturamento superior a R$ 9 bilhões, mostram que, após o carnaval, o setor corporativo ganhou ainda mais tração. Em praças importantes, como São Paulo, grandes feiras e eventos movimentaram a região.

O PIB brasileiro, que cresceu 1,9% no primeiro trimestre, é um ótimo indicativo da evolução atual da economia, sobretudo nos setores do agronegócio e de serviços. E as viagens corporativas estão diretamente conectadas a esse desempenho, pois representam as empresas crescendo e, por consequência, expandindo suas compras de passagens aéreas, ônibus, hospedagem, entre outros, para atender clientes, realizar negócios e participar de feiras e eventos, por exemplo.

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Segundo o LVC, o dado de abril traz a solidez do mercado de viagens corporativas no Brasil, que deve seguir em expansão. Com o início cada vez mais próximo da redução dos juros, existe uma expectativa ainda mais favorável para o segmento considerando o segundo semestre e o próximo ano.

Verifique o conteúdo completo do estudo no link.

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