Trade

Resorts faturam mais com visitantes brasileiros

Os resorts no país eram até pouco tempo atrás, um meio de hospedagem que dividia suas atenções entre visitantes brasileiros e estrangeiros. Mas em 2008 já estava mudando este perfil, e o público internacional representava 43% dos hóspedes e os brasileiros 57%. Seguindo a tendência de crescimento de brasileiros nos últimos anos, em 2012 a participação de brasileiros chegou a 90% e a de estrangeiros caiu para 10%, segundo a associação Resorts Brasil, que representa o setor.

 

Para o Diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, “o turismo doméstico está em alta, ganha espaço em boa parte dos meios de hospedagem antes ocupado por estrangeiros”. No ano passado 60 milhões de brasileiros realizaram cerca de 197 milhões de viagens domésticas, um recorde histórico.

 

O faturamento dos resorts também cresceu nos últimos quatro anos: passou de R$ 947 milhões em 2008 para R$ 1,37 bilhão em 2012, um crescimento de quase 15% em quatro anos, segundo a associação. O aumento se deve ao crescimento do número de hóspedes, de leitos e acréscimo do valor das diárias.

 

A maioria dos 109 resorts que constam no Cadastur – Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas, do MTur está na Bahia (20), em São Paulo (17), no Rio de Janeiro  (11) e no Rio Grande do Norte (10).

 

De acordo com o Coordenador Geral de Serviços Turísticos do MTur, Jair Galvão Neto, a crise econômica internacional fez com que esse meio de hospedagem buscasse no turismo doméstico uma forma de substituir os visitantes estrangeiros. “Os resorts são empreendimentos que exigem investimentos altos e geram muitos empregos”, afirma. De acordo com Galvão, o crescimento do poder de compra da classe média brasileira aqueceu o fluxo doméstico e motivou os empresários a investirem nesse segmento.

 

Em 2011, os resorts tiveram uma ocupação de 50%, sendo que os segmentos que mais movimentam essa categoria foram as operadoras de turismo (33%) e os eventos (35%).

 

Se você nos seguisse pelo www.twitter.com/revistahoteis ou nos curtisse pelowww.facebook.com/revistahoteisteria recebido esta informação em tempo real

———————————————————————————————————————————- 

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA