Aconteceu

Práticas de sustentabilidade na hotelaria foi debatida no 54º Conotel

 

Na última plenária de hoje (27/07) foi abordado o tema “Sustentabilidade na hotelaria utilizando boas práticas”, no 54º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis que acontece no Centro de Eventos da Fecomércio, em São Paulo. O painel contou com o moderador Manoel Lisboa da ABIH Nacional e os palestrantes: Marco Antônio Vieira Leite, Ministério do Desenvolvimento Agrário; Angela Pimenta, Sesi e Rodrigo Aguiar, Programa Pro Hotéis.  O evento que se encerra amanhã (28/07), conta com a Revista Hotéis como Media Partner.  

 

Entre as políticas públicas de sustentabilidade apresentadas na plenária que podem ser alinhadas com a hotelaria, é a agricultura familiar, através da rede Brasil Rural apontado por Vieira. Ele também enfatiza a importância desta aliança para o desenvolvimento destes produtores locais, com o fornecimento de produtos sustentáveis de baixo custo para os hoteleiros. “Estamos em fase final de desenvolvimento de um site de e-commerce, batizado de Armazém Virtual, onde serão ofertados os produtos destes agricultores familiares. Os hotéis podem se cadastrar e receber as ofertas ou fazer cotações. Por meio de um mapa de ofertas no site será possível saber onde um determinado produto que quer comprar está mais perto deste hotel, para dinamizar o processo da logística de entrega destes alimentos”, explicou Vieira. 

 

Outro programa voltado a sustentabilidade que pode ser equacionado com a hotelaria é a Cozinha Brasil do Sesi, que é voltado para educação alimentar e nutricional, e no reaproveitamento de alimentos. “Este projeto em parceria com a ABIH Nacional tem o objetivo de oferecer treinamentos aos colaboradores principalmente do setor de alimentos e bebidas dos hotéis, conscientiza-los em relação a responsabilidade ambiental, social e de boas práticas de alimentação e nutrição, e também levar a importância da alimentação saudável aos hospedes, principalmente crianças através de workshops e ações pontuais”, frisou Angela.  

 

Aguiar mostrou ao final da plenária os benefícios financeiros para os hotéis em adotar e investir em políticas de sustentabilidade como redução de custos de energia elétrica, como implantação de lâmpadas led, reutilização de água da chuva, descarte correto do lixo sólido e orgânico, reciclagem e em programas de eficiência energética para hotéis. Sendo que o segundo maior gasto de um hoteleiro é com os gastos com energia elétrica. “O programa Pró-Hotéis oferece uma solução em eficiência energética, onde o hoteleiro pode modernizar o empreendimento instalando equipamentos sustentáveis. Já chegamos a 60 hotéis de todo o Brasil, que busca a redução de custos através de eficiência energética, que podem chegar a diminuição de 65%.”, concluiu Aguiar. 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________
Informação em tempo real!

· Facebook, clique aqui e curta a nossa página
· Twitter, seja nosso seguidor! www.twitter.com/revistahoteis 

______________________________________________________________________________________________

 

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA