Opinião

Porque há empreendimentos hoteleiros que dão melhores resultados que outros?

Artigo de Mario Cezar Nogales*

 

Assim como cada meio de hospedagem é diferente um do outro, mesmo que tenham a mesma bandeira, seus resultados são diferentes um do outro, já se perguntaram o por que disto? A resposta é bastante simples: Plano de Negócios 

  

O Plano de negócios lhe trará clareza de ações, foco no objetivo e controle dos resultados, com ações corretas e conhecimento de causa não há porque seu resultado ser menor. 

 

Devemos entender que o plano de negócios é um mapa que guiará o seu meio de hospedagem pelos primeiros anos de sua vida e de que a grande maioria não monta este tipo de plano, seja porque não tem o devido conhecimento em gestão ou seja porque simplesmente se esquecem deste fator. 

  

Sun Tzu descreve muito bem isto em sua obra a arte da guerra: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós. 

 

Então, com devido respeito ao mestre Tsu, eis os passos que lhe auxiliará na montagem do seu plano de negócios: 

 

 

Qual a sua identidade? 

Saber o porque você está montando um meio de hospedagem é de suma importância  isto lhe trará clareza de objetivo e foco na gestão do empreendimento e para que isto não se perca com o tempo, todos os colaboradores que irão participar do empreendimento devem ter a mesma clareza e consciência da: 

 

Missão: a declaração do que irá ser feito 

Visão: a declaração dos objetivos a serem alcançados 

Pilares: o que sustenta a sua missão e objetivos 

 

 

O Perfil de sua região 

?Conhecer seus vizinhos hoteleiros é fundamental, para isto devemos compreender como trabalham e quais são suas fraquezas e fortalezas, seu tamanho e a sazonalidade existente. 

“ter concorrente de qualidade nos obriga a ter mais qualidade” (Cezar Nogales) 

 

 

?Quem serão seus hóspedes 

Conhecer o perfil dos hospedes e suas exigências e expectativas farpa com que o seu meio de hospedagem se adeque a eles, e com isto, o seu resultado só tende a melhorar. 

 

 

Dando valor ao seu empreendimento 

Como serão atendidas cada necessidade de cada perfil de hóspede, quais os produtos atrelados à hospedagem e quais os serviços criados para que cada um tenha uma experiencia pessoal positiva. 

 

 

Divisão de mercado

Como está divido o mercado é fundamental para se estabelecer o seu posicionamento estratégico em todos os momentos.

 

Plano Estratégico

Sem planejamento não há cognição do que poderá ser realizado, este planejamento deve lhe dar parâmetros do que fazer, como fazer e quando fazer nas seguintes situações:

Marketing, Mix de Canais de Distribuição e Gerenciamento por Receitas (revenue management).?

 

Plano de Operações

Conhecendo o mercado e quais as possibilidades de produção é essencial, contudo, o quadro de colaboradores e as funções necessária para atender a esta produção é crucial, a mensuração de cada uma delas lhe trará eficiência e eficácia neste quesito.

 

Sua Equipe executiva

Definir quem são e o que e como farão dará foco ao seu empreendimento permitindo a clareza de cada objetivo sem que hajam desvios.

 

Planejamento Financeiro

Conhecer os custos totais e pontuais do empreendimento lhe dará bases fortes para atender todas as necessidades operacionais e de controle do resultado fazendo com que seu empreendimento domine o mercado e não seja por ele dominado.

 

Brain Storming e Análises

Comunicação é a base do sucesso e para isto suas equipes devem, além de ter clareza e objetividade, se comunicar com frequência para que haja unidade na tomada de decisões e correções dos desvios que possam ocorrer, assim como a atualização de cada operação sem a perda do objetivo principal.

 

*Mario Cezar Nogales é Consutor da SN Hotelaria Consultoria Especializada – Contato – mario@snhotelaria.com.br

 

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