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Pip Seger palestrou no Top Seller Event 2023

Especialista em Branding e Mestranda em Psicologia Social, ela ministrou uma palestra com o tema “Por que a gente gosta do que a gente gosta?”

Direto de Olímpia (SP) – Terminou agora há pouco uma palestra ministrada por Pip Seger, Especialista em Branding, Mestranda em Psicologia Social e Fundadora e Head de Estratégia e Direção de Arte da agência ‘O Cérebro’. Ela faz parte da programação da 11ª edição do Top Seller Event, o maior evento do setor para homenagear os profissionais que trabalham na indústria da propriedade compartilhada que acontece até amanhã no Centro de Eventos do Thermas dos Laranjais, em Olímpia. O Top Seller Event é idealizado e realizado pela RCI, e em sua palestra, Seger abordou a Ciência por trás do Branding.

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Ela começou a sua apresentação falando sobre a ideia de construir e entender as lógicas por trás das decisões. “Não tem regra, a regra é como vocês aplicam. A atenção se refere à capacidade de focar em um estímulo específico, enquanto ignoramos outros estímulos irrelevantes. Vivemos na Economia da Atenção e empresas pagam pelo Direito de Interrupção, dessa forma, a atenção é a mais valiosa moeda de troca do consumidor”, disse Pip. Ela deu um exemplo bem atual de como as grandes companhias captam a atenção dos consumidores. “Um exemplo é o Netflix, uma plataforma que pagamos para não sermos “interrompidos” e termos a ilusão da escolha. Outra coisa é que os anunciantes começaram a fazer interrupções integradas ao dia a dia e as tarefas, para justamente não parecerem que são anúncios”, pontuou. Um dado bem relevante que a palestra trouxe foi que 50% dos cliques pelo celular em anúncios, são acidentais. Outro sintoma de que a atenção pela interrupção está ficando obsoleta”.

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Pip ainda mencionou que “as pessoas têm que verdadeiramente se interessar para te dar atenção, isso é uma construção contínua. Branding é uma construção, não adianta apenas ter um bom produto, se não tiver uma estrutura de marca para comunicá-lo.”

Pip Seger palestrou no Top Seller Event 2023
Pip Seger durante sua palestra no Top Seller Event 2023. (Foto: João Bernardes)

Qual a interpretação que a pessoa tem de um determinado produto?

Para responder a essa pergunta, Pip usou outro exemplo: “Uma mãe de pet fica totalmente satisfeita se um hotel for pet friendly, mas tem hóspedes que não vão ligar para isso”.

A palestrante afirmou que existem alguns tipos de Atenção: Voluntária (vontade própria), Involuntária (estímulos externos), Seletiva (estímulos específicos) e Dividida (multitarefas). ”Atenção é como um filtro, dar foco em aspectos e eliminar outros ao redor, abrir uma porta e fechar outras”, ela completa.

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Qual o diferencial?

Para Pip, “nada é mais poderoso do que uma boa memória. No turismo, as pessoas não compram uma viagem, compram a memória que aquilo gera, essa lembrança fica para o resto o resto da vida”.

A apresentação trouxe uma reflexão que diz respeito à quando a gente aprende algo novo, sentimos que é algo “sobrenatural”, “fabuloso”. Até aprendermos alguma coisa, parece muito difícil, depois fica tudo muito natural e automático. “Uma identidade da marca assertiva e estratégica é extremamente importante. Refazer a primeira impressão é muito mais difícil do que criar a primeira.”, afirmou Pip.

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Primeiras impressões

Seger ainda completa dizendo que, “quanto mais a gente sabe, mas a gente percebe que não sabemos. Quanto mais olhamos uma determinada coisa ou serviço, mas ficamos condicionados a gostar. As primeiras impressões tendem a ser duradouras. Cientificamente dura cerca de meio segundo, depois elaboramos o processo de pensamento, depois o nosso feeling altera o nosso processo de interpretação das coisas. As tomadas de decisões são 100% emocionais, mas precisamos da bagagem racional para justificar e tomar com mais tranquilidade a decisão emocional. Sentir algo bom quando olhamos para alguma coisa, pode mudar a opinião na hora da tomada de decisão”.

De acordo com a palestrante, as pessoas tendem a lembrar dos aspectos negativos com mais intensidade. E Pip Seger também pontuou três fatores que afetam a nossa memória: Paixão ou afeto, quando alguém sente algo e cria um vínculo afetivo; Resolução de problema; e Susto e Surpresa, o resultado da experiência, que pode ser boa ou ruim.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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