GastronomiaÚltimas Notícias

Parador tem programação inspirada pelo queijo serrano

Glamping em Cambará do Sul tem programação com jantares e degustações guiadas por especialistas onde o queijo é a principal atração

Os queijos brasileiros artesanais vêm recebendo destaque no mundo todo por sua diversidade de métodos de produção, características e sabores. Dentre eles, o queijo serrano, produzido em Campos de Cima da Serra, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, recebeu certificação de denominação de origem, pelo INPI, em 2020, e é considerado um verdadeiro patrimônio local.

Publicidade
Desbravador

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ele, deve programar uma viagem para o Parador, glamping que fica em Cambará do Sul, para participar do “O Curioso Mundo dos Queijos”, uma experiência em torno do queijo serrano, que acontece em duas datas este ano: de 11 a 13 de agosto, e de 24 a 26 de novembro.

Parador tem programação inspirada pelo queijo serrano
Queijo serrano tem certificação de denominação de origem e é considerado um  patrimônio local – Foto: Lisi Viezzer

Trata-se de uma programação única e memorável, onde os interessados terão, com a orientação de especialistas, a oportunidade de explorar os segredos por trás da produção singular do queijo, que tem uma tradição de mais de 200 anos, com técnicas passadas de geração para geração. O mel produzido na região, cuja origem está diretamente ligada à flora exuberante que envolve o terroir local, também ganhará destaque nestes fins de semana que prometem ser inesquecíveis.

Publicidade
Clima ao Vivo
Programação tem passeios e degustação

A programação inclui um passeio pela história do queijo serrano e sua denominação de origem, entrando em contato com todos os elementos que conferem o terroir do queijo serrano e dos méis de Cambará do Sul – clima, altitude, flora local, rebanho, leite cru e o saber-fazer secular; trilha guiada com especialista, com foco nas abelhas de cambará, fauna, flora, clima da região; elaboração de queijo serrano fresco e degustação harmonizada com favo de mel de florada nativa da região, e café de cambona; churrasco campeiro com queijo serrano assado na brasa; e degustação comentada de queijos artesanais serranos e autorais, harmonizado com méis.

Parador tem programação inspirada pelo queijo serrano
Queijaria Campo Nativo no Parador – Foto: Lisi Viezzer

Publicidade
Tramontina

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA