Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Queijaria e Trilha Ambiental são novidades do Parador

A antiga sede da Fazenda Camarinhas foi recuperada e abriga agora o primeiro centro de maturação e afinagem do queijo serrano no Brasil; Glamping em Cambará do Sul também investiu em uma trilha que explora a fauna e flora locais

O Parador, o primeiro glamping do Brasil, localizado em Cambará do Sul, sempre traz novidades para seus hóspedes e visitantes. Agora chegou a vez de apresentar a Queijaria Campo Nativo e uma nova trilha dentro da Fazenda Camarinhas.

A Coleção Casa Hotéis, que opera o Parador, sempre apostou na gastronomia local como identidade cultural. A queijaria, um sonho antigo do sócio-fundador Luciano Peccin, vem enfatizar isso. O projeto, que recuperou a antiga sede da Fazenda Camarinhas, datada de 1941, agora virou o primeiro centro de maturação e afinagem de queijo serrano do Brasil, com Denominação de Origem reconhecido pelo INPI.

Publicidade
Ameris

 

A Campo Nativo recebe os queijos de produtores locais que ficam na região de Campos de Cima, e que preservam uma tradição de mais de 200 anos, com técnicas passadas de geração para geração. O centro tem capacidade de maturar cerca de 1 tonelada de queijos por mês, o que equivale a 400 peças de tamanhos variados, de 1 a 5 quilos. Um dos responsáveis pelo projeto é o mineiro Danilo Cavalcanti Gomes, especialista em queijos artesanais, que mora mais de 10 anos no Rio Grande do Sul.

Quejaria Campo Nativo e Trilha Ambiental são novidades do Parador
Sala de afinagem e maturação dos queijos serranos, que podem ficar até 6 meses curando (Foto: Lucas Ramos)

No local, aberto à visitação e que oferece também um tour guiado seguido de degustação, os visitantes podem conhecer todo o processo de maturação dos queijos,  etapa onde eles adquirem as suas características de sabor e aroma, saber da história da Fazenda Camarinhas e do queijo artesanal serrano etc. No final do tour, os participantes se acomodam no deck e, com uma vista deslumbrante para toda a fazenda, experimentam uma variedade de queijos e outros produtos locais, como charcutaria de porco moura e geleias, pães, mel, azeite, harmonizado com vinho ou espumante do Rio Grande do Sul. Todos esses produtos, inclusive, podem ser adquiridos no armazém da queijaria.

Publicidade
Harus
Queijaria Campo Nativo e Trilha Ambiental são novidades do Parador
Vista parcial da Trilha das Araucárias, dentro do Parador (Foto: Lucas Ramos)

A visitação guiada na Queijaria Campo Nativo, incluindo 300g de queijo, 100g de charcutaria de porco moura, acompanhamentos e uma garrafa de vinho ou espumante, acontece diariamente, das 11h00 às 19h30, com duração aproximada de uma hora.

Publicidade
Desbravador

Necessária reserva antecipada em www.paradorcasahoteis.com.br ou Whatsapp (54 )3295-7575.

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA