Trade

MTur dá dicas para contratar agências de viagem

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) a venda de pacotes turísticos é maior a cada ano. Cerca de 5,7 milhões de pessoas contrataram os serviços de agências de viagem em 2012, e a estimativa para este ano o número de vendas aumentem mais 10%.

 

Pensando nesta nova tendência de mercado, o Ministério do Turismo resolveu divulgar algumas dicas para o público em geral que deseja adquirir um pacote de viagem. Os serviços oferecidos pelas agências de viagem, como reserva de transporte aéreo, passeios com guia e pacotes de hospedagem, incluem algumas vantagens, especialmente aos novatos, adeptos de roteiros de aventura, que exigem obrigatoriamente a presença de guias, e aqueles que desejam delegar os serviços e viajar tranquilamente.

 

De acordo com o MTur o viajante deve tomar alguns cuidados ao organizar sua viagem. Para contratar serviços de agências de viagem, é essencial checar se a empresa consta no Cadastur, o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do ministério do Turismo. O Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos que estejam legalmente em operação.

 

O passageiro pode conferir com a agência escolhida se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem. Caso positivo, deve-se verificar se os serviços serão cobrados à parte ou se estão incluídos no pacote turístico. Além disso, o consumidor deve pedir com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.

 

No caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora devem ter registros no Cadastur e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

 

Caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o órgão de defesa do consumidor, PROCON, de seu Estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA