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Maria José Dantas palestrou na 2ª Bahia Bizz Hotel & Food

A Presidente Nacional da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria, Maria José Dantas, terminou agora à pouco uma palestra na 2ª edição da Feira Bahia Bizz Hotel & Food.  O evento que é promovido pela empresa Barra Viva em parceria com a ABIH/BA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, tem a Revista Hotéis como Media Partner e acontece até amanhã (sexta-feira) no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.        

 

A Presidente Nacional da ABG, Maria José abordou em sua palestra o painel “Os princípios da Hospitalidade na Governança Hoteleira”, direcionada a governantas, supervisores, gerentes, coordenadores do setor de hospedagem, proprietários e investidores interessados na área. “A Hospitalidade é a forma como recebemos o hóspede como se fosse em nossa própria casa em que às vezes cedemos até mesmo a cama de dormir para a bem acolhida. Com isto, demonstramos ao outro o quanto ele é importante em nossa vida, dando atenção, carinho, conveniência. Isto em hotel se transforma em serviços. Independente do padrão do hotel, comodidade é tudo o que o hóspede procura num hotel. Se este serviço que é pago não for bem entregue, compromete o hotel”, enfatiza Maria José.         

 

Outro aspecto abordado nesta palestra é a importância que a governança possui num hotel. “Num cenário competitivo da hotelaria como o que vivemos atualmente, a governança possui um papel fundamental para fidelizar e reter o cliente, pois é nos apartamentos onde os hóspedes passam a maior parte do tempo que está hospedado num hotel. Pesquisas mercadológicas comprovam que 67% dos hóspedes não voltam a se hospedar se tiver a sensação, percepção ou visualização de que o hotel é sujo. Daí a importância de trabalhar os sentidos dos hóspedes, como o marketing olfativo. Através de um cheiro espalhado num determinado ambiente limpo, o hóspede associa isto em sua memória junto a uma marca e expressa sua sensibilidade”, assegura Maria José.     

 

Outro aspecto importante abordado na palestra é a necessidade da comunicação e interatividade entre os departamentos de um hotel, pois isto impacta na qualidade dos serviços. “Todos os departamentos possuem um peso grande na área corporativa. Quando falha a comunicação, compromete os serviços. Um atendimento eficiente envolve todas as equipes de um hotel, pois quando um setor falha, todos falham e o penalizado é sempre o cliente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado e o cliente é noso principal patrimônio”, conclui Maria José.

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