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Hotelaria aposta no entretenimento infantil como diferencial

No mês das crianças, hoteleiros, consultores e outros profissionais, ressaltam a necessidade da reinvenção do entretenimento infantil nos empreendimentos

Após o período já superado da quarentena, a necessidade de novas experiências ao lado dos entes queridos acentuou-se de tal forma que o segmento de lazer iniciou um movimento de crescimento exponencial e natural, em um primeiro momento com as famílias buscando a união entre lazer e trabalho remoto para afastar de vez o clima dos anos anteriores, e depois ancorado pela necessidade de celebração da vida, agradecimento e compartilhamento de momentos.  Assim, os meios de hospedagem passaram a apostar em novas atrações de entretenimento, como parques aquáticos indoor, equipamentos para áreas de lazer, monitores de atividades, imersão na natureza e os chamados ‘espaços kids’, direcionados para o entretenimento infanto-juvenil. Mas a verdade é que nenhuma família quer retornar ao seu resort preferido para encontrar as mesmas atividades e atrações ou assistir aos mesmos espetáculos todos os anos. O nível de exigência dos viajantes atuais também se transformou com o surgimento de tendências e impacto dos últimos eventos mundiais, obrigando os gestores a renovar constantemente a oferta de atividades para crianças e adolescentes.

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Desbravador

Um bom exemplo de inovação nesse sentido é o Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, que vai inaugurar o seu novo parque aquático infantil. Voltado para crianças a partir dos dois anos de idade, o parque terá 500m² e tem como conceito a apresentação de uma praia dentro da praia, com diferentes brinquedos em seu entorno para diversão dupla da garotada.

O Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor vai inaugurar novo parque aquático (Foto – Divulgação)

As obras, a partir de projeto assinado pelo escritório HiperStudio, com brinquedos da Speed Kids, tiveram início em 14 de agosto com prazo de término para a segunda quinzena de dezembro.

Márcia Miranda, Gerente de operações do empreendimento, explica:  “Os trabalhos de construção do parque não terão nenhum impacto para os hóspedes nos próximos meses. Tomamos todas as medidas logísticas para preservar a tranquilidade dos nossos clientes”.

João Carlos Pollak, Gerente geral do Hotel Jequitimar, complementa: “Teremos o maior parque aquático dentro de um resort no litoral paulista. Trata-se de um projeto arrojado, alinhado à nossa filosofia de proporcionar experiências únicas aos nossos hóspedes. Fazemos parte dos momentos mais felizes dos hóspedes e queremos seguir participando das memórias afetivas deles, como já fazemos há tantos anos”.

Aposta temática

Conhecido em todo o País como o resort da família, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort também preparou uma grande novidade que começou a funcionar no mês de setembro: o novo Espaço Turma da Mônica, área dedicada às crianças com a temática da turminha de Maurício de Souza. Com essa inauguração, a rede espera proporcionar ainda mais diversão para os pequenos e também para os pais, que poderão relaxar e ficar de olho nos filhos mesmo à distância.

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William Lass, Diretor geral do Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, ressalta a preocupação do oferecimento de atividades que atendam as diferentes fases da infância. “Os resorts prezam também pela divisão de faixas etárias durante a programação para que as crianças aproveitem da melhor maneira possível. No Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, único Eco Resort de Foz do Iguaçu, as atividades de entretenimento são divididas em faixas etárias: Baby 4 a 7 anos, Kids de 8 a 12 e Teens a partir dos 12 anos. Eles têm à disposição 13 horas de programação com a equipe de lazer de forma ininterrupta e com uma extensa lista de atividades esportivas, lúdicas e gastronômicas.

Willian Lass: “Os resorts prezam também pela divisão de faixas etárias durante a programação para que as crianças aproveitem da melhor maneira possível” (Foto – Divulgação)

A nova área ficará na região das piscinas e terá paredes de vidro, permitindo uma visualização total para os pais próximos ao espaço. Com 600m² e abraçado pela natureza da região, o local contará com brinquedos que remetem a mensagens de conscientização ambiental, como o arvorismo indoor, a produção de energia através das pedaladas em um simulador, entre outros”.

Treinamento constante

De acordo com Odair Gonçalves, Diretor geral do Bourbon Atibaia, “Para nós, da Bourbon Hoteis e Resorts, o público infanto-juvenil tem uma grande importância. É sempre um desafio trabalhar com esse público e estamos em constante investimento para aprimorar cada vez mais nossas ações.

Odair Gonçalves: “É sempre um desafio trabalhar com esse público e estamos em constante investimento para aprimorar cada vez mais nossas ações” (Foto – Divulgação)

No Bourbon Atibaia Resort, por exemplo, podemos destacar a variedade de atividades, tanto ao ar livre como indoor; diversidade e flexibilidade nos horários das atividades; treinamento constante da equipe de entretenimento e lazer e segurança nas atividades e instalações – o que faz com que os pais possam curtir o resort e fiquem tranquilos com seus filhos aos nossos cuidados”.

Evolução

William Lass afirma que o conceito de Espaço Kids não deve ser ‘engessado’ e, para continuar ganhando a preferência do nicho, precisa estar em constante transformação. “Acreditamos que os espaços precisam mudar sempre para que não se tornem obsoletos e cada vez mais atrativos para o público. O Espaço Kids do Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, ganhou uma nova estrutura – o novo Espaço Turma da Mônica, área dedicada às crianças com a temática da turma e que incentiva ao mesmo tempo em que entretém, a conscientização ambiental em atividades como o arvorismo indoor”.

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Harus

E conclui: “As crianças têm um grande papel na tomada de decisão das famílias, principalmente sobre o local das férias e, sem dúvida, o nível de exigência das crianças e adolescentes se iguala ao dos adultos. Elas exigem diversificação e vários sentidos dentro da programação. É uma faixa etária que possui muita informação, muita atualização tecnológica, por isso, mais exigentes no que tange às experiências diferentes do seu dia a dia”. A rede Bourbon também vai iniciar uma das maiores novidades do único Eco Resort de Foz: a Dream Pool, novo complexo de piscinas em meio a natureza, inspirado nas Cataratas do Iguaçu.

Em busca da excelência

Apesar da inovação e investimento anunciados pelos dois empreendimentos mencionados, hoje as atrações e programações para crianças e adolescentes ainda carecem de mais atenção por parte dos empreendimentos e isso é facilmente constatado por viajantes contumazes, principalmente aqueles que acumulam experiências no exterior.

É o que observa Jeferson Munhoz, Diretor de vendas e marketing da HotelCare e profissional com anos de experiência em resorts e no segmento de lazer: “Por ser pai de uma criança de 13 anos e ter trabalhado por muito tempo no setor de resorts no Brasil, consegui adquirir uma vivência importante nas viagens que fiz para resorts para famílias. E com base nesta experiência, acho que no Brasil temos um gargalo enorme no entretenimento e lazer para crianças em nossos empreendimentos. Podemos citar inúmeros pontos a serem mais bem explorados neste aspecto, tais como: acompanhamento e atenção as crianças nos espaços, áreas fragmentadas por faixas etárias, espaços para bebês de 0 a 3 anos de idade, atividades de exploração e conhecimento da natureza, atividades manuais, exploração dos mais diversos esportes e, por final, uma equipe mais qualificada”.

Jeferson Munhoz: “Realmente acredito que a maioria dos hotéis estão parados no tempo com o chamado Espaço Kids. Eles estruturam o espaço e deixam o mesmo de lado, sem valorizar ou atualizar o mesmo” (Foto – Divulgação)
Fazendo a diferença

Munhoz relembra uma experiência na qual a equipe do empreendimento fez toda a diferença. “Em uma viagem internacional que fiz quando meu filho tinha seis anos de idade, eu o deixei no espaço dedicado as crianças de 6 a 8 anos. De imediato eles reconfirmaram o cadastro de meu filho, inclusive checando fotos dele e as nossas para garantir que todos realmente eram quem diziam ser. Depois, entregaram um pequeno equipamento de mensagem para avisar sobre algum fato ou situação que exigisse nossa presença. Depois de mais ou menos uma hora, fomos chamados pela mensagem. Chegando ao espaço, nos entregaram um pacote com as roupas de meu filho molhadas e informaram que ele havia urinado na roupa, mas que tomaram a liberdade de vesti-lo com uma nova roupa, seca, para que continuasse se divertindo. E ainda que podíamos ficar tranquilos, pois a roupa emprestada poderia ser devolvida no dia seguinte, sem acréscimo de taxa. É desse tipo de atenção e dedicação que estou falando”.

Para Munhoz, hotéis que continuam o conceito de ‘Espaço Kids’ não acompanham a velocidade das tendências do setor. “Realmente acredito que a maioria dos hotéis estão parados no tempo com o chamado Espaço Kids. Eles estruturam o espaço e deixam o mesmo de lado, sem valorizar ou atualizar o mesmo. Isso acontece com maior intensidade nos empreendimentos com vocação corporativa. Já nos resorts eu imagino que os espaços precisam ser mais bem dimensionados e fragmentados por um número maior de faixas etárias.

Vejo em muitos hotéis uma falta de preocupação com os materiais e brinquedos utilizados, menosprezando em muito a saúde e segurança das crianças. Outro ponto de atenção é na preocupação de construir os espaços com a ajuda de especialistas do setor de entretenimento e de especialistas em educação infantil. Isso ajuda em muito os espaços, no sentido de serem mais educativos e seguros”, pontua o executivo.

Jeferson também ressalta que as atrações e programação para crianças e adolescentes possuem peso relevante para a captação e fidelização de clientes. “Hoje os pais procuram lugares onde seus filhos se sintam bem, se divirtam, façam novos amigos e possam se distanciar do universo digital. Quando os filhos ficam felizes é interessante o posicionamento dos pais na avaliação do empreendimento, inclusive descartando problemas de estrutura ou de outros serviços, fazendo avaliações altamente positivas e com notas altas nos canais de avaliação do hotel, do TripAdvisor ou de uma OTA.

E o mais importante, este cliente volta, várias vezes, e trás consigo uma gama nova de amigos de seu círculo próximo. Muitas vezes eu já ouvi a seguinte frase: ‘eu sei que o hotel é um pouco mais antigo e precisa de melhorias, mas me sinto tão feliz, porque meus filhos adoram e querem voltar nos finais de semana, feriados e férias. Já houve casos de uma família voltar pelo menos uma vez por mês ao hotel”.

O Diretor finaliza com uma constatação: “As crianças hoje também têm uma consciência ecológica mais forte que nas outras gerações. Podemos explorar a natureza com muitas atividades como passeios guiados com especialistas em fauna e flora, acantonamentos em áreas separadas, atividades de conscientização do manuseio do lixo, atividades de reciclagem de objetos deixados na praia ou mata, entre outros exemplos”.

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APP da Revista Hoteis
Diversões eletrônicas

Para Vinícius Vilela, Head de marketing corporativo do Grupo Ferrasa, que administra o Hot Beach no município de Olímpia, no interior paulista, encantar crianças e adolescentes é um desafio complexo, mas não impossível. “Acredito que a essência desse desafio é se manter constantemente atualizado. O comportamento infanto-juvenil é orientado pelas informações e tendências que recebe e como este está sempre conectado e consumindo, melhorar a programação de modo que atenda os seus gostos e o que está em alta no momento, é o melhor caminho. Atividades pautadas em games, tecnologia, também são importantes”.

Vinícius Vilela: “O comportamento infanto-juvenil é orientado pelas informações e tendências que recebe, e melhorar a programação de acordo com o que está em alta no momento, é o melhor caminho” (Foto – Divulgação)

Vinícius reitera a opinião de Jeferson Munhoz sobre os chamados ‘Espaços Kids’: “Acredito que o conceito está se tornando obsoleto. Precisamos entender que se trata de um espaço de interação e quando mal aproveitado, se torna pequeno para as oportunidades que o empreendimento pode proporcionar. No Hot Beach, substituímos a ‘Área Kids’ pelo ‘Jardim da Turma’, que apresenta uma proposta mais ampla, com atrações, e ambiente que incentiva a interação”.

Segundo o executivo, hoje as crianças possuem mais discernimento do que é bom para elas e o que não é, por conta da quantidade de informação a qual possuem acesso por meio da internet. “No Hot Beach toda a nossa estratégia é voltada para a família com crianças e adolescentes, nosso foco é atender suas expectativas, é um público prioritário. Hoje, as crianças se tornaram os novos tomadores de decisão e os pais ficam dependentes dessa decisão, confiam muito nas indicações dos filhos por esses estarem mais conectados com o que está acontecendo no mundo.

Essa galera é muito antenada. Um exemplo foi uma recente ativação com personagens temáticos em uma grande demanda para as férias de julho. Observamos que as crianças não querem mais pular por pular, aquilo tem de fazer sentido para elas. Deve haver retorno sobre a atividade que estão participando. Se o empreendimento não entende isso, corre risco de perder em posicionamento nesse mercado”.

Vinícius ressalta a importância de se envolver na programação dos pequenos, atividades que os coloquem em contato com a natureza e conscientizem sobre preservação e sustentabilidade. “Temos um comitê de ESG e uma das premissas é o incremento com pautas sobre a natureza, atividades como plantio de árvores, celebração de datas relevantes, e outras situações sazonais que caibam nessa agenda. Dentro do nosso complexo, temos o Poço do Guarani, então preparamos um vídeo educativo que incentiva o conhecimento dessa água, sua origem, benefícios, entre outras características. É um forte estímulo para a conexão das crianças com a natureza”, finaliza.

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Fispal
Paixão pela família

A rede francesa Accor, maior do mundo em número de quartos, também mantém esforço contínuo para tornar a estada de famílias com crianças inesquecível e com muita inovação. “O entretenimento infanto-juvenil é uma área importante para a satisfação das famílias em nossos hotéis de lazer. Como um apaixonado pela minha própria família que sou, entendo a importância de criar experiências memoráveis para todos os hóspedes, independentemente da idade”, afirma Olivier Hick, COO (Chief Operating Officer) Accor Brasil na divisão Premium, Midscale e Economy.

Olivier Hick: “Como apaixonado pela minha própria família que sou, entendo a importância de criar experiências memoráveis para todos os hóspedes, independentemente da idade” (Foto – Divulgação)

Segundo Hick, “Uma área de melhoria contínua é a personalização das experiências. Cada criança é única, e adaptar as atividades de entretenimento para atender às diferentes idades e perfis é essencial. Em nossos hotéis, por exemplo, estamos em constante implementação de programas flexíveis, com a combinação de atividades e opções de lazer, levando em conta a diversidade cultural de cada região. É importante destacar o investimento na formação e preparação de equipes dedicadas ao entretenimento infanto-juvenil, com profissionais especializados para garantir um ambiente seguro e divertido. Essa equipe desempenha um papel crucial na interação com as crianças, garantindo que elas se sintam envolvidas e entusiasmadas com as atividades, tornando as estadias ainda mais especiais.

Temos diversos cases de sucesso em nossos hotéis da Accor que são prova de nosso compromisso em acompanhar os feedbacks dos nossos hóspedes em diferentes canais e de sempre oferecer experiências memoráveis para todas as famílias. Em destaque, a marca Novotel tem como público-alvo as famílias e foca no bem-estar, mas outras marcas do Grupo Accor também estão preparadas para esse tipo de demanda, oferecendo desde atrativos como espaços kids a uma agenda de atividades de recreação. Realizamos ações pontuais do ALL Kids, incluindo eventos temáticos oferecidos para resgate aos clientes do programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless, além de uma agenda anual com a escolinha de futebol oficial do clube Paris Saint-Germain, a PSG Academy”, detalha Olivier.

Além da sala de brinquedos

Para o executivo, um ‘espaço kids’ pode ter maior relevância dentro do hotel e da experiência do hóspede no empreendimento. “O Espaço Kids tem seu lugar de importância nos hotéis porque ainda é um dos atrativos que são bastante procurados pelas famílias no momento de escolha da hospedagem. No entanto, ele pode ir além de uma sala de brinquedos, tornando-se um ambiente que estimula a criatividade, o aprendizado e a interação social das crianças. Isso pode incluir atividades educacionais, espaços ao ar livre para exploração da natureza (de acordo com o destino), ou até mesmo experiências culturais que enriqueçam as mentes das crianças e dos jovens”.

O Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort é um dos empreendimentos de lazer da Accor (Foto – Divulgação)

Hick também ressalta que a experiência das crianças e adolescentes desempenha um papel fundamental no índice de satisfação das famílias nos hotéis e resorts. “Inclusive um dos focos de hospitalidade na Accor é proporcionar um ambiente acolhedor para toda a família, para que consigam aproveitar cada minuto durante a viagem. O conceito de ‘bleisure’ ganhou força entre os brasileiros, já que os pais desejam combinar as viagens de negócios e o tempo livre com a família, sempre que possível. Notamos que muitos hóspedes buscam hotéis de nossa rede, nos quais podem aproveitar um ou dois dias a mais com a família, além dos compromissos profissionais.

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Tramontina

Temos mais de 340 hotéis no Brasil, além de todo nosso portfólio global, com diversas experiências. Hoje, muitas pessoas estão sobrecarregadas com a agitação da vida urbana, o ritmo acelerado e a constante conectividade online. Oferecer a chance de lazer e descanso em meio à natureza é uma proposta atraente. Como destaque temos no portfólio da Accor, no estado de São Paulo, o Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort, no interior, e o Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, ambos conectados com a natureza”, finaliza.

Espaços em evolução

A Wyndham Hotels & Resorts, outra referência no segmento de lazer no Brasil, também mantém espaços e profissionais dedicados a tornar a estadia das crianças e adolescentes inesquecível. Hiram Della Croce, Diretor de Operações da Wyndham Hotels & Resorts para Brasil e Bolívia, comenta: “É notório que os Espaços Kids dentro dos hotéis brasileiros têm passado por uma evolução – e precisam continuar nesse caminho – e isso vem sendo necessário por conta da mudança comportamental do novo hóspede. Atualmente, é fundamental o hotel ter arenas de lazer multiuso para que o empreendimento possa atender às diversas faixas etárias”.

Hiram Della Croce: “É notório que os Espaços Kids dentro dos hotéis brasileiros têm passado por uma evolução, e precisam continuar nesse caminho” (Foto – Divulgação)

Para o Diretor, a pluralidade e o oferecimento de experiências diferenciadas é o que determina a preferência do hóspede e coloca o empreendimento em lugar de destaque na corrida da concorrência. “Hoje, nossos projetos já estão levando isso em consideração para que a gente seja plural em nossa estrutura e consiga atender a expectativa de todos. Na Wyndham Hotels & Resorts, uma vez que somos a maior rede de franquia de hotéis do mundo, esse processo de evolução já começou tanto nos novos projetos, quanto nos empreendimentos que já existem e precisam passar por uma revitalização. Quando os pais buscam um resort com área de lazer eles têm um objetivo que é descansar e, ao mesmo tempo, proporcionar um ambiente saudável e seguro aos seus filhos. Para isso, a confiança no empreendimento é algo que deve ser levado em consideração. Sendo assim, para que a gente proporcione entretenimento atraente para as crianças e adolescentes e ao mesmo tempo a possibilidade de descanso aos pais, o investimento em novas tecnologias é necessário.

Precisamos considerar espaços tecnológicos, computadores com telas maiores sem esquecer das áreas de lazer molhada e seca, como piscina, quadras, áreas verdes, entre outros. Elas criam uma combinação interessante e saudável. E para ter sucesso nessa frente é preciso estar sempre atento ao comportamento do hóspede, ouvir mães, pais e filhos e buscar uma melhoria contínua para sempre superar expectativas. Nossa área de atendimento ao hóspede está sempre em busca de percepções, indicadores que nos possibilitem nos antecipar às expectativas e essa condução vêm gerando experiências e feedbacks cada vez mais positivos”.

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Clima ao Vivo
Pesquisas e aprimoramento

O Grupo Tauá é um marco na história do segmento de hospedagem de lazer para famílias no Brasil. De um sítio no interior de Minas Gerais para um dos grupos hoteleiros mais importantes do País, o Tauá é resultado do espírito empreendedor do Sr. João Pinto Ribeiro e de sua esposa, Lizete Chequer. Com cinco empreendimentos em destinos-chave do Brasil, sendo um deles voltado para o estilo urbano e corporativo (Alegro Hotel), hoje ao falarmos de entretenimento familiar, temos de falar de Tauá. “No Grupo Tauá, acreditamos que a inovação e o aprimoramento devem ser constantes para ofertar as melhores experiências de lazer. Estamos sempre em busca de novidades, seja para melhorar as estruturas de lazer, para inovar com tematização, em novas atrações, ou na recreação. Fazemos pesquisas frequentes para atendermos as expectativas de nossos hóspedes”, revela Carolina Vaz, Head de Marketing do Grupo Tauá.

No Grupo Tauá, as crianças são protagonistas na estadia (Foto – Divulgação)

Carolina é contrária a suposição do Espaço Kids como algo obsoleto e ultrapassado para resorts e hotéis de lazer. “Tudo depende exclusivamente do que o Espaço Kids oferece. Se ele oferecer pura diversão, com segurança, monitoria especializada (que é o caso do Tauá), ele jamais se tornará obsoleto. Acredito que seja sim um diferencial para que os pais ou responsáveis também possam descansar durante a hospedagem. A área dedicada às crianças também precisa de inovação. Nas unidades Tauá, criamos a Jota City – a Metrópole do Futuro, por exemplo. Inspirada nos principais parques temáticos do mundo, tem atrações incríveis onde as crianças aprendem sobre sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia. É uma atração inédita e exclusiva a rede Tauá. O atrativo infantil atrai a atenção da criança que se diverte enquanto aprende. Lá, crianças precisam produzir energia e gerar créditos para que possam brincar no espaço”.

Defensores espontâneos

Parte desse cuidado e dedicação para a entrega da melhor experiência aos pequenos tem uma explicação simples, segundo Carolina: “Esses públicos são nossos defensores espontâneos. Eles são fortes influenciadores no momento da escolha dos nossos resorts. A experiência deles precisa ser mágica e diferente a cada temporada. E a vivência positiva impacta diretamente no índice de satisfação. Por isso focamos tanto em treinamento dos Taualegres – como são chamados os recreadores dos nossos resorts, para que possam oferecer uma monitoria exclusiva e em atrações inovadoras a todo o tempo”.

Para ela, o acesso direto a tecnologia é uma das razões que torna as crianças mais ‘seletivas’ quando o tema é diversão. “Muitas vezes são eles que recebem primeiro as trends ao invés dos pais. Geração das redes sociais, do que acontece no Tik Tok, YouTube, entre outros. Isso só nos faz buscar novidades e acompanhamento das tendências”.

Carolina finaliza ressaltando a importância das pautas ESG dentro da programação infanto-juvenil nos resorts. “A maioria das nossas oficinas são feitas ao ar livre, quando o tempo está bom. E no Tauá, o tempo é bom constantemente, já temos muitos atrativos indoor, como cinema, boliche, a Jota City e outros. Isso significa que é brincar o tempo todo, correr, ver sol, cantar, desenhar, aprender com outras crianças. Criar laços saudáveis. Um grande exemplo é que o tema da nossa monitoria no Grande Hotel Termas de Araxá, em Minas Gerais, é o Escotismo.

As crianças brincam na área verde, nos jardins Burle Max. Procuram tesouro, conhecem os ossos dos dinossauros, andam de caiaque, pintam na beira do lago que é o formato da bandeira do Brasil e aprendem o lema Be Prepared (esteja preparado), que em português se transformou em ‘sempre alerta’. Através das nossas brincadeiras, ensinamos as crianças a serem curiosas, preparadas mentalmente, sempre em alerta de seus valores, sempre ativas, fortes e cooperativas e principalmente, felizes. Sorrir é algo levado a sério pela rede hoteleira. Esse é o nosso propósito: proporcionar momentos de alegria, experiências marcantes, arrancar sorrisos, seja de adultos ou de crianças”.

Hotéis em destaque

No quesito entretenimento para a criançada, não só os resorts em destinos tropicais apostam em inovações, mas também hotéis urbanos já enxergam esse serviço como um diferencial relevante. No Laghetto São Paulo, famílias podem se hospedar com a certeza de uma programação toda pensada para os pequenos. “Em geral os hotéis deveriam disponibilizar mais opções para o público infanto-juvenil a fim de otimizar a satisfação do cliente, principalmente famílias. Hotéis com público corporativo, ainda assim, recebem famílias que às vezes, por não terem opções para suas crianças, acabam buscando uma forma de entretê-los fora do hotel. O hotel abrangendo esse serviço, acaba se destacando, sendo muito mais procurado por esses públicos, atraindo claro, novos clientes e promovendo assim, uma boa e única experiência para pais e filhos”, opina Antônio Britto, Gerente geral do Laghetto São Paulo.

Antonio Britto: “O hotel abrangendo esse serviço, acaba se destacando, sendo muito mais procurado por esses públicos” (Foto – Divulgação)

Para ele, possuir um Espaço Kids é uma oportunidade que os pais têm para afastar os filhos das telas de modo geral, seja celular ou computador. “Espaços Kids disponibilizam opções atrativas sem o uso de aparelhos eletrônicos, como livros, jogos educativos, brinquedoteca, playgrounds, piscinas infantis, entre outros. Assim, o hotel distrai a criança com métodos mais dinâmicos e interativos”, observa o gestor. “Crianças e adolescentes costumam ser exploradores, buscando sempre novos conhecimentos, novos desafios. Acabam sendo tão exigentes quanto os adultos. Dessa forma, esse público jovem procura sempre por novas ideias e gostam de ser desafiados ao novo”, completa.

Os hotéis da rede Laghetto inovam com oferecimento de atividades para crianças (Foto – Divulgação)
Esportes e aventuras

Hotéis e resorts quando promovem o lazer para crianças e adolescentes, também podem oferecer a prática de esportes e outras atividades que remetam a aventura e a interação. É o que afirma Flaviana Yamaguchi, Gerente de Marketing da rede Laghetto: “No esforço para proporcionar uma grande variedade de atividades, que podem incluir esportes e atividades ao ar livre, além de outras experiências criativas e educacionais, os empreendimentos garantem o atendimento a todos os tipos de gostos. Além disso, seguindo essa mesma abordagem, ao criar espaços e promover atividades que incentivem a interação entre as crianças e adolescentes hospedados, os hotéis e resorts podem estimular a formação de novas amizades, tornando a experiência do jovem ainda mais enriquecedora e memorável”.

Flaviana Yamaguchi: “O conceito de oferecer espaços dedicados ao entretenimento infantil ainda é relevante e valioso para hotéis e resorts” (Foto – Divulgação)

Para a executiva, o conceito de Espaço Kids ainda é relevante e essencial para hotéis e resorts. “Discordo de que o conceito de ‘Espaço Kids’ esteja se tornando obsoleto. Embora seja importante reconhecer a necessidade de inovação e atualização para atender às mudanças nos interesses das crianças e adolescentes, o conceito de oferecer espaços dedicados ao entretenimento infantil ainda é relevante e valioso para hotéis e resorts.

O desafio está em expandir e diversificar esses espaços, incorporando atividades e experiências que estejam alinhadas com os interesses contemporâneos da juventude, como tecnologia, esportes e atividades criativas. Portanto, a evolução do conceito ‘Espaço Kids’ é mais adequada do que obsoleta, e garante que continuemos a atender às necessidades e expectativas das famílias e dos jovens viajantes”.

Flaviana pontua que a importância do oferecimento de entretenimento para esse nicho, deve transcender o ‘Espaço Kids’. “Temos visto hoje que muitos jovens buscam por experiências diferenciadas que vão além das tradicionais. Vemos isso na prática com nossas suítes temáticas, no Hotel Laghetto Gramado, que oferecem uma verdadeira aventura para os jovens hóspedes. Essas suítes, inspiradas em nosso personagem, o Sr. Laghettinho, e na selva, são equipadas com jacuzzi, piscina de bolinhas, escorregador, telas suspensas no teto do apartamento para escalada, beliche em formato de jeep e muito mais. Essas experiências únicas proporcionam à toda família a oportunidade emocionante de explorar e se divertir juntos enquanto estão hospedados conosco, incentivando-os a se envolver em atividades estimulantes e interativas”.

Atenção aos bebês

No Hotel Alpestre, em Gramado, um dos expoentes da hospitalidade no destino, as ações em prol do entretenimento de crianças e adolescentes tem sido muitas. Maria Clara Tissot, Gerente de Marketing do empreendimento, explica: “Aqui no Alpestre, quando percebemos que o hotel era um destino especialmente escolhido pelo perfil família, resolvemos investir ainda mais neste segmento, quer em infraestrutura, quer em serviços. Então, ampliamos o espaço de lazer para crianças, criando a Brinquedoteca temática do Alceu e da Lola, os mascotes do hotel, que visitam as crianças todos os dias no espaço. A programação conduzida por monitores especializados é dividida por faixas etárias desde que inauguramos o Teen Station, uma área exclusiva para os adolescentes, com games, karaokê e outras atividades para que eles possam interagir entre si.

Maria Clara Tissot: “Também pensamos em hóspedes que viajam com bebês e, para eles, criamos o Baby Concierge” (Foto – Divulgação)

Tudo isso se soma a espaços já existentes como playground infantil nos jardins, a estação de Verão Alpestre Kids (com funcionamento junto das piscinas externas, durante os meses de verão) e da Horta do Alceu, onde as crianças têm contato direto com a terra e o cuidado com a natureza. Também pensamos em hóspedes que viajam com bebês e, para eles, criamos o ‘Baby Concierge’, que são serviços e facilidades para quem se hospeda com crianças bem pequenas, como copa baby, cardápio no restaurante com opções de papinhas, assento redutor no vaso da acomodação, entre outros”.

Ampliação

De acordo com a executiva, o sucesso entre as crianças é tanto que o empreendimento já colocou em prática o plano de ampliação das unidades temáticas. “Ainda dentro deste contexto, investimos em mais piscinas cobertas e aquecidas, quadras de esporte etc. A experiência para as crianças vai além: desde 2021, lançamos acomodações temáticas, o ‘Quarto do Alceu e da Lola’, as simpáticas renas personagens do hotel, que faz o maior sucesso com os hóspedes-mirins, tanto que já estão sendo construídos mais quatro quartos temáticos, com previsão para serem entregues no início de outubro, totalizando seis unidades”, revela.

O Hotel Alpestre consolidou seu potencial no atendimento à famílias com crianças e se tornou uma referência no lazer de Gramado. Maria Clara ressalta que o empreendimento já sente, por meio dos reviews de clientes em sites especializados, o reflexo positivo deste trabalho. “Desde que nos posicionamos como referência para este público e implementamos essas novidades em infraestrutura e serviços, estamos tendo um feedback muito positivo dos nossos hóspedes. Fazemos pesquisas com os clientes pós-hospedagem e eles são unânimes nos elogios. E não há dúvidas, basta andar pelos corredores do hotel para encontrar pais emocionados tirando fotos das crianças se divertindo. As memórias criadas em família são sem dúvida as maiores lembranças que se pode levar de uma viagem”.

O Hotel Alpestre, em Gramado, oferece serviço de Baby Concierge (Foto – Divulgação)

Para Maria Clara, o nível de exigência das crianças se equipara ao dos adultos. “Dependendo da idade, não sabem verbalizar, mas a sua reação demonstra. Basta vê-los entrar na recreação e encontrar o espaço lúdico cheio de brinquedos e brincadeiras, por exemplo. Você percebe como os olhinhos brilham. A mesma coisa acontece quando eles se hospedam no quarto temático e recebem a visita do Alceu e da Lola, ficam em uma felicidade sem fim. Temos certeza que eles estão criando ótimas memórias em família, que aliás, é nosso slogan.

Sabemos que hoje os adolescentes e crianças passam horas com os celulares em mãos, gastando o tempo em joguinhos, nas redes sociais, no WhatsApp. Mas acredito que se os hotéis puderem desenvolver alguma atividade para que eles se desconectem um pouco, será ótimo. Aqui no Alpestre, tentamos isso, dando uma infraestrutura e até um pouco de conteúdo fora da internet”, pontua a executiva, que destaca atividades como a Caça ao Tesouro, Horta do Alceu, entre outras brincadeiras que entretém e ensina ao mesmo tempo. “Assim vamos estimulando um pouco para que se desconectem dos aparelhos e conectem-se com a natureza”, finaliza.

Profissionalização do entretenimento

Na região Nordeste do País, especificamente no estado da Bahia, município de Una, está localizado o Transamerica Resort Comandatuba, um dos ícones do lazer nacional. Com investimentos constantes em entretenimento para toda a família, hoje o resort também é referência no atendimento a crianças e adolescentes. “Acreditamos que a profissionalização do departamento de entretenimento, melhorando, cada vez mais, sua gestão e indicadores de eficiência, além de oferecer atividades educativas, socioambientais e de maior interatividade, utilizando a tecnologia como aliada, mas não como única forma de diversão, sem esquecer de valorizar a cultura local e regional, criando experiências para as crianças e jovens, que fujam totalmente de suas rotinas, é o segredo para o alcance da excelência”, opina José Fernando Dorsa, Gerente de experiência ao cliente e bem-estar do Transamerica Comandatuba.

José Fernando Dorsa: “Se os filhos mostram tédio, frustração ou incômodo, muito provavelmente haverá reclamação por parte dos adultos” (Foto – Divulgação)

Dorsa explica que o índice de satisfação fica mais evidente em se tratando de crianças e adolescentes: “Se eles se divertem, se sentem acolhidos e fazem novas amizades durante a semana no hotel, os pais ou responsáveis ficam satisfeitos e mais tranquilos de que fizeram uma boa escolha do destino, que o investimento valeu a pena. Por outro lado, se os filhos mostram tédio, frustração ou incômodo, muito provavelmente haverá reclamação por parte dos adultos”. Segundo ele, “O que é importante mencionar é que o feedback que recebemos, seja de criança, adolescente ou adulto, tem o mesmo peso e valor para nós”.

Outro ponto abordado também pelo gestor é o da importância da conexão com a natureza: “A natureza é uma fonte inesgotável de beleza, encantamento e aprendizado para crianças e adolescentes. Criar atividades que façam ter este contato com diferentes paisagens, animais e plantas proporcionam, inclusive, benefícios para a saúde física e mental. Os hotéis e resorts que entenderem a importância desta vertente, estarão à frente dos seus concorrentes. Os resorts devem discutir amplamente sobre como implantar melhorias no setor de esporte e lazer, a equipe de monitoria estar atenta aos feedbacks no dia a dia, pois algumas destas mudanças podem ser simples e de baixo custo de implantação, mas podem representar a melhoria imediata na satisfação dos hóspedes, em geral”, conclui.

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