Aconteceu

HITEC 2014, maior feira de tecnologia de hospitalidade do mundo termina amanhã em Los Angeles

Direto de Los Angeles (EUA) com conteúdo de nossa enviada Bianca Sampaio

A HITEC 2014 é a maior feira de tecnologia de hospitalidade do mundo e está acontecendo até amanhã (dia 26 de junho) no Los Angeles Convention Center, em Los Angeles, no estado norte americano da California. Nosso parceiro Maurício Valente, Sócio diretor de marketing e servicos da empresa CM Corp está participando deste evento que é promovido pela HFTP –  Hospitality Financial and Technology Professionals e envia informações para apresentar aos nossos leitores. São mais de 300 fornecedores de tecnologia da hospitalidade que estão apresentando uma série de novidades e a grade de programação possui vários workshops e palestras com renomados profissionais do setor para debater temas atuais do setor de tecnologia da hospitalidade. 

Entre as palestras que Valente assistiu ele destaca o PCI 3.0 que é a nova norma de seguranca para transações com cartões. Nesta palestra falaram Sean Mathena da Trustwave, Wayne Lee da Verizon e Jeffrey Stephen Parker, da Stout Street Technology. Os tópicos mais importantes abordados por eles foram que todos os sites, mesmo de terceiros envolvidos na transação deverão estar compatíveis com a nova norma. Isso inclui paypal e outros do tipo.

Todos os debatedores foram unanimes em dizer que os hotéis pequenos, mesmo nos Estados Unidos, terão dificuldades para atender a norma PCI 3.0, pois todas as entradas e saidas (de dados) do ambiente precisam ser tratadas. O hóspede deverá ter credencias únicas, independente do ponto de acesso. As empresas deverão prover proteção inclusive aos equipamentos físicos (como na recepção por exemplo) e os funcionários deverão ser treinados para desconfiar de trocas de máquinas e coisas do tipo. 

Segundo a norma norma PCI 3.0, é obrigatorio gravar log de tudo, e os sistemas de IDS e IPS (intrusion detection e prevention systems) devem gravar e guardar em ambiente seguro todos os logs de transação, sendo este ambiente externo ao ambiente da transação. Veja o relatorio de fraudes mais comuns em www.verizoninterprise.com/pbir/2014  

Este relatório foi usado na apresentação do Wayne Lee. Um grande risco é logar com senhas de outros sites, quando o usuário acessa um site e usa a senha do gmail ou facebook como login. Na hotelaria 75% dos problemas vem da frente PMS e POS e segundo Lee, na hotelaria e varejo uma invasão normalmente demora semanas para ser descoberta. Uma dica que ele passou é separar os dados de cartões em portas especificas e aumentar o nivel de segurança destas portas na rede. Já o Jeffrey Stephen Parker mencionou a importância de ter a rede mapeada, quanto a equipamentos e acessos. Aconselhou que nas máquinas do front, onde se tem acesso ao dados do cartão, nenhum outro software possa ser instalado. 

Outra importante palestra assistida por Valente se refere aos Datacenters e teve como tema “Não deixe seus amigos criarem Datacenters” e teve a participação de Bernard Ellis da Infor e Barneson, da Amazon Web Services. Eles falaram sobre como era os GDS nos anos 90 e como esta sendo atualmente e apontaram diversas vantagens no ambiente em nuvem, como por exemplo: Redução de custos, diminuição do tempo de implantação, facilidade para novas aberturas de rede, não requer investimento inicial, o contrato pode ser por tempo menor, pode configurar um hotel antes da abertura ou troca de bandeira e a padronização para operação em redes hoteleiras. 

Os painelistas também falaram porque as aplicações em nuvem ainda não dominaram o mercado e apontaram os problemas com links em certos locais e poucos fornecedores estão prontos. “Nós da CM Corp já estamos com esta tecnologia disponível para oferecer aos nossos clientes”, enfatiza Valente. 

Segundo ele, de uma maneira geral, todos os painelistas falaram que os benefícios de utilizar ambiente em nuvem são muito grandes, e consideram certo que o ambiente em nuvem domine o mercado muito rapidamente, pois já existem vários cases de sucesso. Entre os debates, o que mais chamou atenção foi de Scott Barneson, Diretor da Amazon que apresentou números. Apesar da Amazon ter nascido para vender livros, hoje está presente em 190 países provendo ambiente para as mais diversas verticais e no ponto de vista de Barneson, a equação é simples: mais usuários, infra e economia. Isto impacta em menos custo para o cliente final, menor preço a cada dia e resulta em mais usuários. Portanto, é um circulo virtuoso.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA