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Hilton está de olho nas oportunidades do Brasil para crescer ainda mais

A Hilton é uma das maiores redes hoteleiras do mundo com 6800 propriedades divididas em 18 marcas, presentes em 122 países. No Brasil conta atualmente com 11 hotéis divididos em seis marcas no Brasil, com planos para colocar em operação em breve duas novas marcas, a Motto by Hilton e Tru by Hilton.

Mas diante das oportunidades apresentadas pelo Brasil e grande portfólio de marca conhecidas mundialmente, a Hilton mantém um time dedicado de desenvolvimento e se prepara para crescer ainda mais, inclusive analisa oportunidades para implantar marcas de luxo, pois os brasileiros são os maiores consumidores de artigos de luxo da América do Sul. Confira nessa entrevista exclusiva com Leonardo Lido, Diretor de Desenvolvimento para o Brasil da rede Hilton.

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Revista HotéisComo a rede Hilton está posicionada no mundo? Quantos hotéis possuem e quais são as bandeiras?

Leonardo LidoAo longo do último século, a Hilton se tornou uma das maiores e mais vibrantes empresas do setor, com mais de 6800 propriedades divididas em 18 marcas, presentes em 122 países. As bandeiras da Hilton incluem Waldorf Astoria Hotels & Resorts, LXR Hotels & Resorts, Conrad Hotels & Resorts, Canopy by Hilton, Signia by Hilton, Hilton Hotels & Resorts, Curio Collection by Hilton, DoubleTree by Hilton, Tapestry Collection by Hilton, Embassy Suites by Hilton, Tempo by Hilton, Motto by Hilton, Hilton Garden Inn, Hampton by Hilton, Tru by Hilton, Homewood Suites by Hilton e Home2 Suites by Hilton. Todas essas marcas foram desenvolvidas para complementarem, e não competirem, uma com as outras. Cada uma dessas marcas atende a necessidades específicas de mercado que identificamos.

R.HCom esse amplo portfólio de marcas em diversas categorias, o crescimento da rede Hilton no Brasil não é conservador, pois outras redes internacionais chegaram ao Brasil depois da Hilton e já cresceram bem mais. Que análise você faz a respeito?

L.L O Brasil continua a receber marcas globais de hotelaria, o que faz do país um destino ainda mais atraente tanto para os viajantes internacionais quanto os nacionais. A Hilton está focada em crescer de forma sustentável no Brasil, por meio de parcerias com donos e investidores que compartilham da nossa visão de longo prazo para o país e estão alinhados com o desenvolvimento de novas propriedades e a introdução de novas marcas que atendam às necessidades do mercado. Por exemplo, estamos inaugurando o primeiro Tru by Hilton no Brasil em Criciúma neste semestre, pois percebemos uma demanda crescente por hotéis que oferecem preço acessível com um amplo catálogo de amenities na região. Os hotéis da Tru by Hilton são fáceis de construir, operar e manter, baseados em um protótipo flexível projetado para entregar bastante valor aos proprietários. Temos sentido um enorme interesse do mercado e temos planos de expandir a marca no Brasil e na América Latina.

As conversões, que acontecem quando um hotel independente se junta à marca Hilton ou muda de outra bandeira para a Hilton, também são uma grande parte da nossa estratégia. No começo de fevereiro demos boas-vindas ao recém-convertido Hilton Porto Alegre, e em setembro de 2021, O Almenat Hotel, em Embu das Artes/SP, foi convertido em um Tapestry Collection by Hilton, o primeiro da marca na América Latina.

“O Brasil continua a receber marcas globais de hotelaria, o que faz do país um destino ainda mais atraente tanto para os viajantes internacionais quanto os nacionais”.

R.H Quais são as marcas da Hilton que já estão implantadas no Brasil e em quais cidades?

L.LEm 31 de Dezembro de 2021, a Hilton mantinha 11 hotéis em sete cidades brasileiras. As propriedades atuais da Hilton incluem: Canopy by Hilton São Paulo Jardins, DoubleTree by Hilton São Paulo Itaim, Hampton by Hilton Guarulhos Airport, Hilton São Paulo Morumbi, Hilton Barra Rio de Janeiro, Hilton Rio de Janeiro Copacabana, Hilton Garden Inn Belo Horizonte, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Hilton Garden Inn Santo André, Hilton Garden Inn Itajaí e Almenat Embu das Artes, Tapestry Collection by Hilton. Este ano, adicionamos o Hilton Porto Alegre ao nosso portfólio.

A Hilton também vai inaugurar o Tru by Hilton Criciúma, marcando a inauguração da marca na América Latina. A introdução de uma nova marca no país e também na região é um passo importante para o crescimento da Hilton no mercado latino-americano. Nossa expectativa é de que veremos mais demanda por hotéis modernos, novos e acessíveis, o que deve guiar o crescimento da marca Tru by Hilton na região.

 

Hilton está de olho nas oportunidades do Brasil para crescer ainda mais
O Hilton São Paulo Morumbi é uma das unidades de maior sucesso da rede Hilton no Brasil. (Foto – Divulgação)

R.HQual é o modelo de expansão da rede Hilton no Brasil? Pretendem fazer aporte de recursos próprios em novos hotéis ou vão crescer com franquias e administração de terceiros?

L.LA Hilton possui um modelo de negócios de baixo capital e não é dona dos hotéis diretamente. Como uma empresa de gestão, nosso foco é em maximizar o retorno para nossos proprietários. Com quase um século de experiência em hotelaria, a Hilton traz um enorme volume de recursos, ferramentas e talentos para os seus hotéis, e o resultado são vantagens competitivas significativas.

Continuamos trabalhando muito perto de nossos franqueados para inaugurar novas propriedades e facilitar a conversão para todas as nossas 18 marcas. Cada marca oferece um protótipo distinto, porém flexível, que ajuda nossos franqueados a materializar seus projetos. Nosso time de desenvolvimento trabalha muito próximo dos proprietários durante todo o processo. Os franqueados também recebem suporte e recursos do motor comercial da Hilton e ganham acesso à rede Hilton Honors, que possui 128 milhões membros ao redor do mundo.

A Hilton foi uma das primeiras empresas do setor a criar um time dedicado de desenvolvimento para a América Latina e Caribe, que guia nossos planos de expansão na região. Faço parte deste time, como Diretor de Desenvolvimento para o Brasil. Este time nos dá uma vantagem competitiva, já que temos especialistas em desenvolvimento que entendem as nuances dos mercados locais e conseguem guiar uma estratégia de crescimento saudável.

R.HComo vocês lidam com os interessados em investir numa marca Hilton no Brasil, pois muitas vezes investir num hotel é questão de ego pessoal.

L.LO primeiro passo para o desenvolvimento de um novo hotel é a construção de um relacionamento de confiança mútua com potenciais proprietários e investidores, e é esse o motivo pelo qual a Hilton investiu para criar um time de desenvolvimento regional com presença local, para oferecer suporte personalizado. Trabalhamos sempre para deixar nossos parceiros seguros e confortáveis, falando a língua local. Além disso, o time de desenvolvimento no Brasil busca oferecer soluções customizadas, e não prescritas, para nossos potenciais proprietários, para que eles alcancem o sucesso. Investir na indústria hoteleira, em qualquer país, é uma oportunidade incrível, porém intrincada. Por isso é importante entendermos a visão de nossos futuros parceiros. A partir daqui, trabalhamos juntos para identificar a marca correta, no local certo e na hora certa. É assim que o modelo de alta transparência e focado nos proprietários tem gerado valor para os donos de hotéis Hilton durante mais de um século.

R.HO que representa o Brasil nos planos de crescimento da Hilton e como se encontra as novas aberturas e o pipeline?

L.LA Hilton continua sendo uma das gigantes globais de hotelaria com maior crescimento na região latino-americana, e o Brasil é ponto focal desses esforços. Nosso time de desenvolvimento continua buscando os parceiros ideais, localidades perfeitas e as marcas certas para aumentar nosso portfólio no país. A força de nossas marcas, junto de nossa presença global cria efeitos de rede poderosos que reforçam nossa estratégia de entregar valor para nossos clientes, proprietários e acionistas.

Em cinco anos, triplicamos a nossa presença no país, que também tem servido de plataforma para o lançamento de várias de nossas marcas na América do Sul. A Hilton lançou as suas categorias com foco em lifestyle com o primeiro Canopy by Hilton em São Paulo e o primeiro Tapestry Collection em Embu das Artes, o que demonstra o potencial que vemos no país. E continuaremos a focar esforços no país com o lançamento das marcas Motto by Hilton e Tru by Hilton em breve.

“Em cinco anos, triplicamos a nossa presença no País, que também tem servido de plataforma para o lançamento de várias de nossas marcas na América do Sul”

R.HComo vocês estão desenvolvendo as marcas Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton, pois em breve algumas cidades no Brasil terão essas marcas. Elas serão o carro chefe do crescimento?

L.LCom 18 marcas líderes, premiadas e preferidas por quase 128 milhões de membros do Hilton Honor, estamos sempre procurando pela oportunidade certa, no local certo e na hora certa para expandir nossa presença no Brasil. Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton são duas destas marcas, mas dependendo do projeto, mercado e necessidades de negócios, vemos oportunidades para todas as nossas marcas crescerem no país. O Brasil não se resume a destinos como São Paulo e Rio de Janeiro – vemos enorme potencial em outras cidades, dada a nossa presença e reconhecimento em âmbito regional e internacional. Reconhecemos a importância de destinos como São José do Rio Preto, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Canela, Chapecó, entre muitas outras. DoubleTree by Hilton São Paulo Itaim foi o nosso primeiro hotel no País, inaugurado em 1999, e demonstrou que esta é a bandeira ideal para as áreas metropolitanas no Brasil. Este ano, vamos inaugurar o DoubleTree by Hilton Porto Alegre.

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“O Brasil não se resume a destinos como São Paulo e Rio de Janeiro – vemos enorme potencial em outras cidades, dada a nossa presença e reconhecimento em âmbito regional e internacional”

R.HPretendem trazer alguma outra marca em breve ao Brasil? Existe espaço para alguma marca de luxo?

L.LEstamos sempre buscando por oportunidades para lançar novas bandeiras no mercado, quando o cenário é positivo para tal. Essa metodologia cuidadosa de desenvolvimento é como garantimos que nossas propriedades estão sempre antenadas com as necessidades dos viajantes. O Brasil apresenta grandes oportunidades para o mercado de luxo, tanto para os viajantes nacionais quanto internacionais. Os brasileiros são os maiores consumidores de artigos de luxo da América do Sul. Esperamos lançar nossas marcas de luxo no País, no tempo certo e com as oportunidades certas.

R.HRecentemente a Hilton implantou a bandeira Tapestry Collection no Almenat Hotel em Embu das Artes. O que os motivou a fazerem essa parceria? Essa marca pode chegar a outros destinos no Brasil em breve?

L.LO Tapestry Collection by Hilton é uma seleção de hotéis independentes originais e exclusivos com muita personalidade, e o Almenat Hotel se encaixava perfeitamente na marca. Embu das Artes foi uma escolha natural, por sua proximidade à São Paulo, e ao mesmo tempo em um ambiente relaxante para famílias e amigos que querem aproveitar a natureza e a vida ao ar livre.

Esta é a vantagem do Tapestry Collection by Hilton – quando um hotel se associa à marca, os proprietários recebem recursos e suporte, e os hóspedes recebem ofertas especiais, com o nível de serviço reconhecido da Hilton. Vemos excelentes oportunidades para a expansão da Tapestry Collection by Hilton no País.

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“O Tapestry Collection by Hilton é uma seleção de hotéis independentes originais e exclusivos com muita personalidade, e o Almenat Hotel se encaixava perfeitamente na marca”.

R.HNa sua opinião, quais são os gargalos para se desenvolver um hotel no Brasil?

L.LA Hilton tem gerenciado hotéis no Brasil por mais de 50 anos. O fato de termos uma marca forte e reconhecida, excelentes canais de distribuição, um programa de fidelidade premiado como o Hilton Honors, e a experiência em gestão da Hilton Management Services, tudo isso pavimenta o caminho para nosso sucesso no mercado. O Brasil é um mercado dinâmico e estamos confiantes em nossos planos de expansão para o país.

O mercado de hospitalidade no Brasil é bastante competitivo, em especial nas localidades mais buscadas. É por isso que termos um time dedicado ao desenvolvimento atuando diretamente no país nos dá uma vantagem. Conseguimos auxiliar nossos proprietários com protótipos regionalizados, treinamentos e acesso aos melhores projetistas e empreiteiras de confiança. Também temos um entendimento profundo do mercado e seus desafios locais, de forma que conseguimos ajudar nossos parceiros a contornar qualquer situação que possa ocorrer durante o processo de desenvolvimento de um hotel com a Hilton.

R.HComo você enxerga a Hilton no Brasil nos próximos anos?

L.LO Brasil tem sido um dos nossos principais focos de desenvolvimento e vai continuar a receber atenção especial nos próximos anos. Ainda existem muitas oportunidades para crescermos o nosso portfólio, tanto expandindo nossas operações em mercados já estabelecidos quanto abrir novos mercados por meio de parcerias com nossos franqueados.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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