Frade Vilas, em Angra dos Reis, realiza exposição “Habitat Brasil”
O Frade Vilas recebe a partir do dia 1° de julho, em um dos apartamentos da Vila Maris, a exposição “Habitat Brasil”, de Monica Carvalho e Klaus Schneider, casal de artesãos que tem a natureza como referência e suporte para suas criações. Celebrando a integração do complexo FRAD.E com a natureza do entorno e o olhar histórico do empreendimento para ações de sustentabilidade e preservação, a mostra reúne criações que homenageiam a flora e a fauna brasileiras.
Há 25 anos, Monica percorre o país numa relação de troca e aprendizado com comunidades indígenas, populações ribeirinhas, artesãos e produtores artesanais, coletando e cultuando o que chama de “presentes da natureza” – sementes, fibras, troncos, pedras e sobras orgânicas. O trabalho da artista espelha a diversidade e singularidade da nossa flora, valoriza os fazeres artesanais ancestrais, perpetuando o patrimônio cultural brasileiro. Klaus, desde menino, usava seu canivete para esculpir tocos. Quando adolescente, a curiosidade pelos materiais orgânicos levou-o a desenvolver o hobby de fazer móbiles. O fascínio pela madeira abriu um universo único de criação. Atualmente, esculpe o cedro brasileiro e queima sua superfície. O resultado deste processo são ripas que precisamente alinhadas e equilibradas, formam móbiles, painéis e esculturas. Nada é descartado, pois o que resta depois de cortado leva a outras formas de criação.
Somada a essas obras, “Habitat Brasil” terá ainda uma parte dedicada a animais imaginários, compostos por elementos orgânicos, que misturam referências de diversos bichos da nossa fauna. Todos foram batizados carinhosamente por Monica para fazer parte desta família: Egberto é o primogênito, seguido por Adelaide, uma pata, Ermes, uma fuinha, Mirtis, uma marsupial grávida, e Nunes, um felino. “A exposição é um convite para nos aproximarmos do nosso imenso e diverso Brasil. Os materiais, conectados de forma tão inventiva, conversam com linhas e cores, ganhando novos corpos, novas possibilidades de existência até se tornarem, finalmente, objetos de arte”, afirma Monica.
Fernanda Moreira, Diretora de Marketing e Comercial do Frade Vilas explica que desde sua fundação, o Frade Vilas tem o resgate da história local e o cuidado ambiental como fundamento. “Para fazer esse paralelo, teremos, além das peças de Monica e Klaus, fotografias de José Senna, morador do Frade há mais de 30 anos, que mostram as belezas locais e as fases de vida em decomposição da matéria orgânica e foram selecionadas especialmente para a exposição”, conta . O período de exposição terá ainda ações com escolas locais e filhos de funcionários do FRAD.E, que poderão conhecer as obras, a história e fazer o plantio de sementes de espécies nativas, em oficinas com Monica.
Buscando soluções sustentáveis em todos os aspectos da concepção do produto e dos serviços, o Frade Vilas conta com telhado verde em todas as edificações, trazendo benefícios como isolamento térmico e acústico e aumentar a área de drenagem da água das chuvas, entre outros. A água de reuso armazenada em caixas aterradas é utilizada para irrigação do paisagismo, assinado por Marcelo Faisal com o respeito às espécies nativas como fundamento. Outro destaque são os lagos, com peixes e vegetação como reserva técnica do sistema de combate a incêndio, além de duas plantas de energia solar para atender ao complexo hoteleiro.
As vilas residenciais do FRAD.E unem grandes referências da cultura brasileira com o design contemporâneo, em plena Mata Atlântica. Localizadas na região mais valorizada de Angra dos Reis, as residências de alto padrão projetadas pelo escritório Bernardes + Jacobsen fazem parte de um complexo que inclui marina, campo de golfe, centro de compras e serviços, restaurantes, entretenimento e serviços de excelência.