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Espaço Conexões Foodtechs é destaque da Fispal Food Service

Projeto realizado pela Fispal Food Service em parceria com a ANR – Associação Nacional de Restaurantes, o novo espaço Conexões Foodtechs foi um dos destaques do segundo dia de evento, apresentando um cronograma de palestras que permitiu aos visitantes entenderem melhor a importância e o impacto da tecnologia no setor, além de conhecerem as empresas expositoras que atuam nesse segmento e oferecem soluções inteligentes para o ramo de restaurantes.

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Segundo Fernando Blower, Diretor executivo da ANR, “Este ano estamos estreando o Conexões Foodtechs, onde trazemos diversos parceiros de tecnologia para discutir transformação digital dentro no nosso setor. Desde a pandemia, esse tema tomou uma proporção enorme e agora está aqui dentro da Fispal para que esses gestores também saibam como melhorar margens, indicadores e performance dos seus negócios e do seu relacionamento com o cliente”. Para ele, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes promovem o encontro de fornecedores, indústrias, donos de restaurantes e demais profissionais do setor, que vêm para entender o que está acontecendo em tendências, novidades, produtos e equipamentos. “É fundamental construirmos um cenário onde esses gestores tomem suas decisões e façam os bares e restaurantes do Brasil crescerem cada vez mais”, conclui.

Espaço Conexões Foodtechs é destaque da Fispal Food Service
A visitação da Fispal Food Service deve bater recordes nesta edição (Foto: divulgação)

Logo na abertura do Conexões Foodtechs, o Chef Raphael Despirite falou sobre a Suflex, empresa fundada por ele em 2019 a partir de uma carência de automatização e otimização de processos internos da cozinha, que normalmente são realizados à mão. Segundo Raphael, que está pela primeira vez na feira, a Fispal é uma “oportunidade gigante de reunir a galera da gastronomia num interesse comum, além de criar networking”.

Como transformar o atendimento em experiência e encantar clientes para vender mais foi outro tema que atraiu diversos visitantes ao espaço Conexões Foodtechs.  O tema foi abordado pelo dono da solução de pesquisa de satisfação para negócios, Bernardo Netto, que destacou a crescente exigência do consumidor. Segundo ele, 40% das empresas deixarão de existir se não investirem na experiência do cliente. Bernardo reforçou que entender a jornada do cliente é extremamente importante, desde a apresentação do negócio nas redes sociais até o pós-venda. Para Bernardo, a Fispal é um importante meio de conexão para seu negócio: “É a minha primeira vez como expositor e aqui eu posso me conectar com o mercado e gerar autoridade para a marca”.

Um dos visitantes que acompanhou a palestra de Bernardo Netto, Juliano Carvalho, dono da cafeteria Efreela, declarou a felicidade em participar da feira e o quanto ter um espaço como o Conexões Foodtechs é inovador. Ele contou que já participa da Fispal Food Service há três anos e que gosta tanto que pretende expor sua marca na próxima edição: “O evento é grande, traz bastante visibilidade, faz muito sentido colocar um estande nosso no ano que vem”.

Expositores celebram acesso a público de interesse

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes deram um show de tecnologia. O Grupo Alteso, por exemplo, apresentou a New Versatile Pro, que espreme 29 laranjas por minuto e promete aumentar em 15% a produção de sucos graças à nova esteira de rotação de descarte do bagaço. De acordo com Natalia Moura, gerente comercial e de marketing, a expectativa é de que a empresa seja parceria número um da Fispal Food Service em automatização de sucos. “Estamos trazendo novidades que irão otimizar ainda mais a operação desse segmento”, completa, destacando que a New Versatile Pro vai impactar positivamente a capacidade de volume dos operadores.

Trampolim, cama elástica, kid play (brinquedão), circuito ninja, quiosques cenográficos e muito mais. Quem passou pelo pavilhão da Fispal Food Service no segundo dia de evento teve a chance de mergulhar no universo infantil voltado para bares, restaurantes, buffets e outros tipos de estabelecimentos. Um dos expositores, a Nogueira Brinquedos e Parques, que participa da feira pela quinta vez, vendeu nos primeiros cinco meses do ano 60% a mais que no mesmo período de 2022. O maior cliente é o food service, que responde por 30% das vendas da empresa. Para Percila Paloma, Diretora de marketing e vendas, as áreas de entretenimento infantil são fontes para impulsionar as receitas do setor de alimentação fora do lar. “Sair com as crianças para almoçar ou jantar não é uma tarefa fácil, elas ficam entediadas, correm, choram. Os espaços infantis são ótimas opções para distrair os pequenos com segurança, fazendo com que as famílias permaneçam mais tempo nos estabelecimentos e, com isso, aumentem o consumo”, afirma a executiva, que classificou a Fispal Food Service como ótima oportunidade para acessar seu público estratégico.

Já Vanessa Souza, Gerente comercial da Bralyx, empresa de maquinário para produção de salgados, contou que a feira vem atendendo as expectativas e proporcionando contato com novos clientes. Ela destacou ainda que vem percebendo, nesta troca presencial, uma boa aceitação das novidades por parte do público.

No estande da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira foi oferecida consultoria gratuita para os visitantes sobre alimentação vegana e como inserir essa importante vertente culinária em seus cardápios, ampliando, assim, o número de consumidores. De acordo com pesquisa do Ipec (2021), 32% dos brasileiros escolhem uma opção vegana quando essa é destacada pelo bar, restaurante, hotel etc. Segundo Michelle Letran, gerente de campanhas da ONG, a Fispal Food Service propicia que a ONG atinja seu público de interesse: “O evento consegue dar bastante visibilidade do negócio para o público de food service, além de possibilitar o networking”. Em 2013, a ONG criou o programa de certificação “Produto Vegano SVB”, que concede aos produtos de diversas categorias um selo vegano confiável e reconhecido nacionalmente.

Arena Sebrae oferece diversidade de conteúdo

Na Arena Sebrae, um dos destaques do dia foi a palestra de Michelle Melo, gestora estadual de projetos de A&B do Sebrae SP, que contou sobre a missão empresarial que a instituição realizou em Chicago, onde empresários brasileiros visitaram o (NRA) National Restaurant Association Show. Entre as novidades trazidas de lá estão as tendências em proteínas alternativas e alimentação com saudabilidade. Mas o grande destaque foi o investimento na apresentação de bebidas sem álcool, de maneira a atrair e incluir as pessoas que não consomem alcoólicos nas ocasiões em que esses tipos de bebidas são normalmente consumidos. Isso significa que um cliente de bar que não consome álcool merece ter um drink sem álcool com uma apresentação bem legal para acompanhar seus amigos que consomem bebidas alcoólicas.

Ainda na Arena Sebrae, Leandro Sequelle, dono da Graja Beer, que leva o potencial da cerveja artesanal para a periferia, palestrou sobre diversidade e inclusão no mercado cervejeiro. “É importante eu estar aqui na Fispal para me conectar com produtores de outros segmentos e começar a dar um match entre a cerveja e o food service. A cerveja, como complemento da alimentação, é algo muito forte. Aqui conseguimos apresentar nossa iniciativa e associar essa ação de diversidade com o mercado de food service, ampliando o impacto.”

Oficina da Pizza arranca elogios de visitantes

Pelo segundo dia consecutivo, a Oficina da Pizza foi um dos espaços mais concorridos do evento. Os chefs encantaram os visitantes, confortavelmente instalados em um cenário de cantina italiana, dando dicas sobre pizzas de alta hidratação e longa fermentação, e revelando os segredos para preparar pizzas doces irresistíveis. Entre uma explicação e outra, os chefs faziam jogos de perguntas e respostas valendo prêmios saborosos, como uma peça inteira de muçarela ou um balde de azeitonas pretas.

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Ameris

Dono de uma pizzaria em Vitória da Conquista, na Bahia, Vinícius Santos foi um dos premiados. Estreando na Fispal Food Service, o jovem abriu o próprio negócio em 2019 e, no ano passado, conseguiu expandir inaugurando mais uma unidade no shopping da cidade. Este ano, abriu mais uma filial. “Estou impressionado com o tamanho do evento e com tudo o que podemos encontrar aqui em termos de recursos e inovação. Agora que estamos firmando nosso negócio, queremos cada vez mais melhorar a qualidade das nossas pizzas utilizando as mesmas técnicas que as melhores pizzarias do Brasil. Para nós, é uma satisfação poder absorver esses conhecimentos com chefs renomados e também ter à nossa disposição produtos e equipamentos de primeira linha”.

Outra visitante sorridente foi Nayara Costa, proprietária de uma rede de pizzarias em Ribeirão Preto (SP). “Fomos na contramão e abrimos a primeira loja com apenas três mesinhas na calçada em plena pandemia. Mas graças ao apoio dos nossos clientes e da família conseguimos crescer”, contou a empresária, que largou a engenharia para empreender junto com o marido, também engenheiro.

Nayara observa: “Estive aqui na edição de 2019 e, dessa vez, fiquei impressionada com o cuidado que os organizadores e os expositores estão tendo com os empresários, a dedicação para apresentar inovações e outras soluções que vão nos ajudar a desenvolver nossos negócios. É um espaço que nos permite ter vários insights, oferece novos equipamentos com preços mais acessíveis que os de mercado e facilita o contato com fornecedores”.

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Harus
Um point de dar água na boca

Os chefs da Federação Italiana de Cozinheiros estrelaram um dos momentos mais saborosos do evento, o Point dos Chefs, compartilhando técnicas e receitas de dar água na boca. A cada dia de feira serão sete chefs se apresentando e encantando os visitantes com novas técnicas e dicas que valem ouro. O Diretor de marketing da entidade sem fins lucrativos, Sergio Viggiano, lembrou que já são sete anos de parceria com a Fispal Food Service. “A cada ano o evento está maior e melhor. Nós adoramos poder estar mais próximos do público compartilhando nossas técnicas e, claro, curtindo boas conversas”, comentou o cozinheiro, acrescentando que passaram pelo local mais de 600 pessoas e que, até o momento, o prato mais celebrado foi o riso al mare, preparado com arroz tradicional e frutos do mar.

Espaço Conexões Foodtechs é destaque da Fispal Food Service
O Lounge Embaixadores é um dos sucessos da 39ª Fispal Food Service (Foto: divulgação)
Lounge Embaixadores segue atraindo a atenção dos visitantes

Uma das conversas mais disputadas no Lounge dos Embaixadores neste segundo dia da Fispal Food Service foi com Marcelo Marani. O empresário e especialista em ajudar donos de restaurantes falou sobre como se tornar líder no setor gastronômico. Entre os pontos que abordou, apontou a importância de um branding forte e o desenvolvimento de boas equipes, de forma que o dono fique liberado para focar em sua área de expertise dentro do negócio.

Serviço

Data: 13 a 16 de junho de 2023

Horário: terça a quinta-feira das 13h00 às 20h00 e sexta-feira das 13h00 às 19h00

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

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