Erbon destaca flexibilidade da tecnologia na cultura hoteleira
Em sua participação na feira, diretor de Marketing Bruno Bonfim aponta uma renovação na cultura hoteleira
A expansão da tecnologia nos hotéis foi uma das principais conquistas do mercado de hospitalidade diante de um cenário inédito. A cultura digital permitiu aos hoteleiros encontrar novas fontes de receitas, como o delivery, e a manter as operações dos empreendimentos em meio ao distanciamento social imposto pela Covid-19. “A tecnologia ajudou a hotelaria a ser mais flexível”, afirma o diretor de Marketing da Erbon Software, Bruno Bonfim.
Em sua segunda participação consecutiva na Equipotel, a Erbon apresenta o seu portfólio de serviços digitais mirando a flexibilidade na gestão hoteleira. “A tecnologia é um caminho sem volta. Na pandemia, aprendemos que ela pode oferecer experiências e facilidades. Uma vez que você pagou usando o celular, você não vai mais querer pagar com cartão. Hoje, se o hotel não tiver wifi, ele perde clientes. A tecnologia se tornou mais participativa e criou uma conexão real”.
No estande localizado no núcleo central da 59ª Equipotel, que acontece até o dia 16 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo, Bruno conta que o primeiro dia de feira foi bastante movimentado para os colaboradores da Erbon. “Foi muito bom. O movimento deste ano não está sendo de passante. Os visitantes estão chegando com calma, parando para conversar e entender. Tivemos reunião o dia inteiro. Foi um ótimo primeiro dia”, comemora Bruno.
Ele destaca que a empresa vive um período de globalização. “Hoje temos uma busca global muito grande. No ano passado estávamos presentes em dois países. Hoje estamos em 8. A gente vivencia um crescimento muito grande, e isso se reflete em tudo o que a gente vêm fazendo ao longo desses seis anos de Erbon. Neste ano estamos muito focados nessa globalização da empresa. Essa pluralidade está se revelando de múltiplas maneiras”, constata ele.
De acordo com o direto de Marketing, a Erbon segue abrindo novos mercados na Colômbia, Estados Unidos, Peru, Curaçao entre outros. “Mesmo com esse crescimento mundo afora, o Brasil é o nosso foco principal. O mercado brasileiro representa 80% do nosso faturamento. Hoje temos mais de 500 clientes no país”, dimensiona Bruno.
A empresa atende todos os perfis de clientes, principalmente médios e grade, explica Bruno. “Temos hotéis boutique, hotéis de luxo, cadeias hoteleiras, hotéis pequenos… “O hotel independente, por exemplo, pode contratar apenas a tecnologia que ele precisa. Às vezes ele precisa somente do PMS e do Financeiro. Conforme o pequeno vai crescendo, ele vai contratando novos módulos importantes para a operação, como PDV, Multihotel… São 7 módulos de tecnologia integrados, mais serviços acoplados”.
Analista de Marketing da Erbon, Izabel Almaráz Jordá sublinha que a hotelaria vivenciou uma renovação diante do novo cenário instaurado pela pandemia. “A hotelaria é um mercado antigo. A dificuldade de entrar num mercado que já tem certas manias requer planejamento. Foi preciso conquistar os clientes. A hotelaria é um mercado que tem dificuldade para fazer mudanças. A pandemia ajudou a redesenhar esse cenário. A tecnologia entrou na vida de todo mundo”.