Guide 121 estreia na Equipotel apresentando seu concierge digital


Startup de tecnologia desenvolveu um serviço de chat experience que funciona pelo whataspp
Estreando na Equipotel 2022, que acontece de 13 a 16 de setembro, no São Paulo Expo, a Guide 121 é uma startup que atua no ramo dos assistentes virtuais com know-how em hotelaria. A empresa desenvolveu uma plataforma de comunicação que oferece uma jornada completa para os hotéis atuarem de forma automatizada no atendimento aos clientes, desde a reserva até o pagamento.
Ana Elisa Ribeiro, co-founder e COO da Guide 121, explica que o nome foi pensado como uma analogia de algo personalizado (lê-se Guide one to one). “One to one significa um para um, então cada experiência é única, ou seja, cada hotel tem um fluxo específico e suas particularidades e vamos atuar para oferecer o melhor para cada um dos clientes”. O destaque da Guide 121 é o serviço de chat experience em que o cliente do hotel pode se conectar através do whatsapp e funciona como um concierge digital com todas as informações do hotel diretamente no smartphone. Com essa ferramenta o hóspede pode solicitar diversos serviços, como manutenção, serviço de quarto, extrato da conta e realizar o check-out express em que é possível realizar o pagamento pelo próprio whatsapp. Além disso a empresa também desenvolve módulos de vendas, captação de lides, entre outros serviços.


Como estreante na Equipotel Ana pontua três principais objetivos da Guide 121: fechar negócios, apresentar a marca para o público e fechar parcerias. “Já fizemos contatos com fornecedores que atendem o setor hoteleiro e possuem sistemas que podem ser integrados como o nosso”, destaca. A empresa surgiu em 2016, desde então vem lapidando os processos e o modelo de negócio. Em 2018 resolveram investir no segmento de hospitalidade, e passaram a desenvolver serviços de chat bot inteligentes para o mercado de hotelaria. O diferencial da startup é usar o whatsapp para fazer oferecer os serviços para os hóspedes, não sendo necessário fazer download de nenhum aplicativo. Através de um QR Code o hóspede pode se conectar com o hotel e fazer desde a reserva de hospedagem, até o pagamento. “Quando resolvemos focar no whatsapp percebemos que a conversão era muito maior, já que 97% dos celulares no Brasil tem esse aplicativo.


O cliente não precisa baixar outra ferramenta, já está na mão para ser usado e foi uma alavanca para o nosso negócio trazendo mais resultados”, avalia. Ana conta que durante a pandemia com todo o setor de turismo e hotelaria parado tiveram que tomar uma difícil decisão e resolveram arriscar, pois surgia uma tendência no mercado de modernizar o atendimento, principalmente através da tecnologia. “Acredito que foi uma aposta certeira, pois quando os hotéis puderam retomar, eles nos procuraram, porque precisavam digitalizar os processos e precisavam de uma equipe especializada para fazer isso. Na volta das atividades, por exemplo, era necessário agendamento para quase tudo, como usar a academia, para o café da manhã, ir ao restaurante e conseguimos aplicar tudo isso com a facilidade do whatsapp”, explica.
A revolução que aconteceu na hotelaria durante o período da pandemia serviu de impulso para o crescimento da Guide 121, que começou atendendo os resorts que tinham uma demanda maior de informações e serviços para serem organizados e convertidos em produtos digitais e foram migrando para outros tipos de hospedagem. Para o futuro pensam em desenvolver novas soluções que sejam acessíveis para diversos players do mercado hoteleiro.