Amadeus divulga pesquisa sobre o perfil de viajante em 2033
O relatório encomendado pela Amadeus e realizado pela empresa global de investigação Northstar Research Partners define os quatro novos perfis de viajantes que irão surgir na próxima década
Os quatro perfis de viajantes do futuro resultam de uma pesquisa global com mais de 10.000 viajantes em 15 mercados, entrevistas com especialistas, 5,8 milhões de dados e técnicas de segmentação psicográfica. Estima-se que entre janeiro e julho de 2022, 474 milhões de turistas viajaram para o exterior, contra 175 milhões em 2021, indicando que o turismo internacional continua em recuperação.
Mas como viajaremos em 2033? O estudo global Traveling Tribes 2033, o terceiro de uma série iniciada em 2007, identifica quatro tribos itinerantes que se desenvolverão nos próximos dez anos. Ele examinou as futuras forças de mudança que transformarão as viagens, juntamente com os traços pessoais emergentes, comportamentos e preferências dos viajantes, para entender exatamente o que os viajantes vão querer daqui a uma década.
O estudo sugere que muitos viajantes estarão abertos a tecnologias novas e emergentes e desejarão viajar de forma mais sustentável. No entanto, dada a preocupação de alguns viajantes com a proliferação da tecnologia e a crescente necessidade de segurança cibernética e privacidade de dados, o setor deve trabalhar em conjunto para garantir que todos os viajantes se beneficiem dos avanços tecnológicos.
Além das limitações da segmentação tradicional, esta abordagem psicográfica identifica quatro principais tribos itinerantes que provavelmente dominarão em 2033:
Buscadores de experiências
Este grupo tem uma atitude de “experimentar e ver” em relação a vida e as viagens. 44% não têm filhos e têm um emprego de renda média ou alta com opções de trabalho flexíveis, permitindo que explorem o mundo com facilidade. Eles vivem sob o lema ‘você só vive uma vez’. Eles são mais propensos do que outros viajantes a agir por instinto, tornando-os os “anti-planejadores” de 2033, preferindo experiências de hospedagem menos previsíveis e mais emocionantes. Eles também estão abertos à tecnologia que os ajuda a “acelerar” certos aspectos de sua jornada, com muitos esperando usar inteligência artificial (IA) no ambiente do aeroporto.
Memory Makers
Este grupo adota uma abordagem mais simplificada para viajar: criar memórias e visitar lugares. 44% têm 42 anos ou mais e têm hábitos fixos durante as viagens. O futuro pode ser desanimador. Priorizam as pessoas e valorizam menos a tecnologia e a sustentabilidade, estão confortáveis com os métodos existentes. No entanto, apesar de seu ceticismo sobre a tecnologia, eles estão entusiasmados com os passeios de visualização de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) e espera-se que a maioria use passeios e passeios de VR antes de comprar uma viagem.
Travel Tech-Fluencers
Este grupo inclui os jovens viajantes de negócios com visão de futuro. 48% do grupo tem menos de 32 anos e sua visão de vida é representada pelo número de aparatos tecnológicos que possuem. No entanto, há alguma discórdia quando se trata do que os entusiasma e o que os preocupa sobre o futuro da tecnologia e das viagens. Embora muitos desejem viajar de forma sustentável, parece que eles estão mais conscientes das escolhas de sustentabilidade em torno de seu modo de viagem do que de onde vão ficar.
Exploradores Pioneiros
Indivíduos neste grupo levam vidas em ritmo acelerado, sempre procurando por sua próxima aventura. A vida está em pleno andamento e 82% têm entre 23 e 41 anos. Gostam de planejar, mas não têm medo de arriscar e estão abertos a novas experiências. Este grupo está mais disposto do que outros a deixar a sustentabilidade influenciar suas decisões. Eles também se sentirão muito confortáveis usando todas as formas alternativas de pagamento em 2033, seja por meio de criptomoedas ou em um ambiente de realidade virtual.
Decius Valmorbida, Presidente de viagens da Amadeus, observou: “Como indústria, queremos criar experiências de viagem que inspirem os viajantes e sejam memoráveis. E só podemos fazer isso compreendendo o que os viajantes desejam agora e no futuro. Olhando para o futuro, é claro que o que o “Experience Seeker” precisará será diferente do que o “Memory Maker” precisará. À medida que a tecnologia avança graças a inteligência artificial, a biometria e ao metaverso, podemos oferecer viagens mais personalizadas para atender as necessidades de diferentes tipos dos viajantes, seja o desejo de rapidez, conforto, tranquilidade ou emoção”.
Paco Pérez-Lozao Rüter, Presidente, Hotelaria, Amadeus complementou: “As viagens distinguem-se pelos lugares onde ficamos, os destinos que visitamos e as experiências que temos. Para muitos de nós é importante que quando viajamos geremos um impacto positivo nos lugares que visitamos, e é provável que essa tendência continue. Nossas preferências como viajantes continuam a evoluir, e este estudo nos dá um vislumbre do futuro. Temos necessidades diferentes dependendo da viagem, com quem viajamos e o que estamos procurando. O desafio do setor é adaptar-se às mudanças de preferências das pessoas, garantindo que os destinos e lugares ofereçam o que os viajantes desejam”.
Esta é a terceira edição do Amadeus Travelling Tribes, sendo o primeiro lançado em 2007 e o segundo em 2015. A iniciativa faz parte do compromisso da Amadeus de impulsionar a inovação em escala e melhorar as viagens para viajantes e agências de viagens em todo o mundo.
Jack Miles, investigador principal e Diretor sênior da Northstar, concluiu: “Prever o futuro é difícil, especialmente na indústria de viagens. Isso ocorre porque viajar é sobre seres humanos e como eles pensam e se comportam, todos complexos, já que as pessoas nem sempre são racionais. No entanto, graças a uma extensa pesquisa sobre o viajante com base na ciência comportamental e na psicologia do consumidor, na opinião de especialistas de várias áreas, como previsão, tecnologia e academia, e na análise de dados, este estudo revelou muitas questões e aspectos que ajudam a entender os viajantes e prever seu comportamento futuro. importância e desafio da sustentabilidade à necessidade de tranquilizar os viajantes sobre a mudança do papel da tecnologia, uma coisa é clara: As viagens continuarão a desempenhar um papel vital no enriquecimento de nossas vidas à medida que nos aproximamos de 2033.”
Clique aqui para baixar a pesquisa ou consultar o infográfico geral (em inglês) ou o infográfico dos viajantes mexicanos com as informações das tribos de viajantes identificadas, ou clique aqui para mais informações.