MercadoÚltimas Notícias

Altenburg apresenta seu projeto de franquias

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 13 franquias são de marcas centenárias ou estão próximas dos 100 anos

Com uma história que já ultrapassa quatro gerações, a Altenburg, fabricante de peças para cama, banho e decoração, estreia em maio uma nova fase na sua trajetória apresentando ao mercado um projeto de franquias. A primeira delas será inaugurada no dia 8 de maio, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, um polo de tecnologia.

Publicidade
Ameris

Em 103 anos de história, a Altenburg tinha apenas como foco as lojas próprias, multimarcas e seu canal de e-commerce. A primeira monomarca foi lançada em 1969, mas apenas em 2008 esse movimento ganhou corpo. Das 15 unidades, 10 estão no Sul e cinco em São Paulo. A empresa catarinense faturou R$ 670 milhões em 2023 e prevê crescimento em torno de 20% em 2024. A expectativa é chegar em 2027 com receita acima de R$ 1,2 bilhão.

Para implementar as franquias, a companhia adotou o modelo de crescimento espiral, começando com lojas próximas de onde está sediada. “Com as franquias, achamos que é o momento de atacar novas áreas, ir além do Sul, e entrar no Sudeste, Centro-oeste”, diz o Presidente Tiago Altenburg.

O projeto é um sonho antigo e nos últimos três anos vem sendo estruturado sob a coordenação de Fabrício Juvêncio, Gerente de varejo da Altenburg. “Foram diversos estudos para chegarmos ao modelo que se adeque ao perfil de produto, demanda de mercado e potencial de crescimento. As franquias terão projeto arquitetônico exclusivo, mix de produtos que dialogam com os lançamentos da marca”, explica Juvêncio.

O modelo foi pensado para ocupar espaços com áreas entre 85 e 120 metros quadrados. A depender do lugar escolhido, os investimentos devem circular por uma faixa de R$ 450.000 a R$800.000, considerando a taxa de franquia de R$ 50.000.

Altenburg apresenta seu projeto de franquias
Tiago Altenburg, Presidente da Altenburg – Pedro Waltrich.
Publicidade
Desbravador

Fabrício explica que o movimento dentro da Altenburg é salutar e que a empresa cumpriu ritos de mercado, como a estruturação de seu projeto de lojas monomarca. “Com a consolidação deste canal, a crescente demanda de mercado neste segmento e a história sólida e resiliente de uma marca centenária, endossam o nascimento de uma franquia já madura”, ressalta. O Gerente de varejo da Altenburg destaca ainda que o franchising é hoje um setor maduro no mundo todo. “No Brasil, ele se expandiu nos últimos 30 anos e vive um processo de consolidação”. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, no pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%. O levantamento mostra ainda que o número de redes cresceu 7,6% em relação a 2022; e o número de empregos diretos gerados atingiu 1,7 milhão, um aumento de 7,1% em comparação ao ano anterior. Já o número de operações de franquias totalizou 195,8 mil, 7,8% superior a 2022.

Entre as 3.311 redes de franquias do País, cerca de 13 são centenárias ou estão próximas dos 100 anos, segundo dados da ABF. “A franquia se mostra um modelo ideal de expansão, pois mantém a força da marca e garante crescimento com investimentos compartilhados. Nossa franquia se apresenta para o investidor como uma grande oportunidade de crescimento sustentável em um segmento exposto a pouca sazonalidade e uma parceria com uma marca com grande capacidade de adaptação às mudanças que a sociedade passa, haja visto sua perpetuidade ao longo de 103 anos”, explica Fabricio Juvêncio.

As projeções da ABF para o setor este ano são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%; das redes, em 5%; e uma alta de 5,5% no número de empregos diretos gerados.

Altenburg apresenta seu projeto de franquias
Para implementar as franquias, a Altenburg adotou o modelo de crescimento espiral, começando com lojas próximas de onde está sediada – Divulgação.
Publicidade
Harus

Expansão das franquias Altenburg

Até o fim do ano, a previsão é que três unidades estejam em funcionamento. No médio prazo, a empresa trabalha com a abertura de cerca de 150 franquias, volume que tem o potencial para contribuir com 30% do faturamento de todo o negócio – o percentual das iniciativas monomarcas está em 12% atualmente. “A estratégia principal da empresa vai continuar sendo multimarca, mas as franquias e as lojas próprias servem para agregar mais valor ao negócio”, explica Tiago Altenburg.

O Gerente de marcas da Altenburg, Otavio Arruda, destaca ainda que a empresa também dará ao franqueado suporte com novos investimentos em marca. “Estamos ampliando nossos investimentos em marketing e, em especial, em branding, com aporte de mais de R$ 100 milhões até 2027, integrando uma estratégia corporativa que visa incluir a Altenburg no rol de empresas catarinenses bilionárias nos próximos três anos”, concluiu.

Publicidade
Clima ao Vivo

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA