60ª edição da Equipotel superou previsão de 20 mil visitantes

Foram mais de 350 marcas representadas e uma programação de palestras com temas atuais e muito importantes para o setor

A 60ª edição da Equipotel – maior evento da indústria da hospitalidade da América Latina que aconteceu nos dias 19 a 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo foi um sucesso e superou as expectativas. Foram mais de 350 marcas representadas, e aumento superior a 10% em comparação com a edição de 2022.

Publicidade
Heimtextil 2025

Do total deste ano, 20% foi composto por novas empresas, inseridas em um contexto de atualização com discussões sobre temas como sustentabilidade, eficiência e tecnologia. Os dados de fechamento dessa edição ainda não foram fechados com os dados de visitantes. Mas com certeza superou os 20 mil visitantes que estavam incialmente previstos. Isso se explica pelo bom momento que vive a economia, a crescente taxa de ocupação, recuperação da diária média e a necessidade dos hotéis reporem produtos para atender a demanda dos hóspedes cada vez mais exigentes no pós pandemia. Somado a isso, a moderna infraestrutura e boa logística apresentada pelo Expo Center Norte e a grade de programação repleta de temas atuais também explicam esse sucesso. A começar pela abertura do evento no dia 19 de setembro que foi muito prestigiada por personalidades da indústria do turismo, lideranças políticas, e representantes da hotelaria como: Manoel Cardoso Linhares (Presidente da ABIH Nacional), Milton Vasconcelos (Presidente do CONOTEL), Carlos Sobral (representando o Ministro Celso Sabino), Milton Zuanazzi (Secretário de planejamento do Ministério do Turismo), Soraya Thronicke, (Senadora da República); Roberto de Lucena, Secretário de turismo e viagens do Estado de São Paulo (representando o Governador Tarcísio de Freitas); Romero Rodrigues, da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados; Rodolfo Marinho, Secretário Municipal de turismo do Estado de São Paulo (representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes); Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo e Ricardo Roman, Presidente da ABIH-SP, entre outros que foram recepcionados por Cláudio de La Nina, Presidente da RX Brasil.

Na ocasião também foi oficializada a abertura da 65ª edição do CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, que aconteceu simultaneamente a feira. “A realização do CONOTEL, dentro de um evento como a Equipotel tem se mostrado uma oportunidade de unir capital institucional e político de um segmento robusto. Todos sabemos que o turismo só vende felicidade e sorrisos, e é de imensa importância para o desenvolvimento regional e crescimento de nosso País. Possuímos vocação natural para ser um dos maiores destinos turísticos do mundo. Tenho certeza que, com essa equipe e com nosso ministro, nosso turismo vai disparar. Precisamos estimular a chegada do turista internacional e o turismo interno. Deixemos de ser um País de vocação para sermos um País de resultados”, destacou o Presidente da ABIH Nacional.

Manoel Linhares em discurso na abertura da 60ª Equipotel enalteceu a parceria com a ABIH Nacional (Foto – Revista Hotéis)

A grade de programação do CONOTEL contou com a presença de renomados profissionais, como Lizete Ribeiro, Diretora comercial de marketing do Grupo Tauá. Ela apresentará o case da empresa que vem investindo em seus resorts para atingir até o final do ano a meta de crescimento de 37% em ocupação e de 15% em faturamento na comparação com 2022.

Publicidade
Clima ao Vivo

Rodrigo Pimentel, autor do livro que originou o filme Tropa de Elite – também teve sua palestra bastante concorrida. Ele apresentou exemplos onde estratégia, determinação, confiança e espírito de liderança podem ser também requisitos para um bom empreendedor ter sucesso.

Eventos paralelos atraem bom público

Eles foram responsáveis por atrair um grande de número de visitante em razão da variedade de temas importantes e atuais debatidos. O Workshop de Governança Hoteleira que aconteceu reuniu um bom público que assistiu a debates de temas interessantes e atuais como: as demandas da implantação operacional de um novo empreendimento hoteleiro; Acqualina Resort, case de sucesso internacional – eleito o melhor hotel (pé na areia) nos Estados Unidos, em 2023, A melhoria contínua dos serviços – Como envolver os hóspedes no redesenho de processos; O setor de governança e a importância estratégica da área para o hotel.

O Workshop de Governança Hoteleira debateu temas importantes para o setor (Foto – Revista Hotéis)

O espaço Arena Tech no dia 22 de setembro teve uma série de apresentações com temas importantes como: A relevância da tecnologia no mercado de multi propriedade, com Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; Como inovar na experiência do hóspede através da automação de UH´s, com Jessé Resende, diretor comercial na Saga Systems Brasil; Como investir bem em tecnologia na gestão de redes hoteleiras, com Thiago Sbarai, superintendente de desenvolvimento e projetos na Estancorp; e Tendências tecnológicas para o mercado hoteleiro em 2024, com Nathan Soares, coordenador comercial na Vega I.T.

Publicidade
Desbravador

Outros espaços dedicados a conteúdos se destacaram como o Motel Xperience, realizado em parceria com a ABMotéis e apoio do Guia de Motéis, em que teve palestras com especialistas que estão inovando o mercado. Em empreendedorismo, por exemplo, foi possível conferir apresentações como Carreira, Emprego e Empreendedorismo, com Max Gehringer, administrador de empresa, autor de livros e comentarista da Rádio CBN e Fantástico. Temas como Um bate-papo com Rafa Brites, com Rafa Brites, jornalista, apresentadora e empreendedora e Apimente os resultados da sua empresa com inovação, com Caito Maia, CEO da Chilli Beans, foram algumas das atrações da grade de programação.

O Motel Xperience teve o espaço lotado durante os quatro dias do evento (Foto – Revista Hotéis)
Conteúdos educacionais

Novidade na Equipotel, a Escola de Hoteleiros, espaço de capacitação e atualização profissional, teve uma série de conteúdos. Na programação, temas como gestão, responsabilidade social, sustentabilidade e mercado. Entre eles, Agilidade e oportunidade de aprendizado para a nova hotelaria; Criando uma cultura de excelência: os segredos das melhores empresas de hospitalidade para trabalhar; Do prato à alegria: como o entretenimento eleva a jornada gastronômica dos clientes nos hotéis; Sustentabilidade além do greenwashing: a importância de mudanças reais na hotelaria; Conquistando a geração Z: estratégias para atrair e reter talentos para a nova hotelaria; Construindo líderes para o futuro: desafios e oportunidades com as novas gerações; e CEOs: under 40.

Outra área de conteúdos educacionais, o Espaço Gastronômico teve foco em hospitalidade e gastronomia com experiências, debates, workshops e palestras conduzidos por profissionais do SENAC São Paulo. A programação contou com apresentações como: Hospitalidade como experiência; Como fabricar pães em espaços reduzidos; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Gastronomia e hospitalidade: lembranças e mimos personalizados; Caminhos do Vale: uma experiência entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira; O poder da hospitalidade como diferencial para os negócios; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Utilização de ingredientes locais como diferencial na gastronomia hoteleira; Power skills para profissionais da hospitalidade; Tropical, uma confeitaria de influências; Degustando a diversidade: café e DE&I; Desenvolvimento de Carreira e Gestão de Pessoas, entre outras.

Publicidade
ABIMAD

Já no Hospitality Trends, que teve organização do site Hotelier News, foi possível conferir nos dias 19 e 20 de setembro as projeções da hotelaria e as tendências em diferentes ramos de atuação no setor, como gastronomia, marketing, distribuição e operação. Painéis como Amenities: como melhorar os custos e ainda surpreender os clientes?; Hotel Trends Stants: saiba a demanda futura nas principais cidades do país; Multipropriedade e seu novo ciclo de desenvolvimento no país; e Lobby bar: como atrair clientes e engajar hóspedes, estão entre as atrações do espaço.

O Espaço Gastronômico do SENAC São Paulo teve foco em hospitalidade e gastronomia com experiências, debates, workshops e palestras (Foto – Revista Hotéis)
Hotel que Respira

Esse evento aconteceu que nos dias 19, 20 e 21 de setembro teve assuntos que envolvem a rotina operacional dos meios de hospedagem estiveram na programação como qualidade do ar interno, mofo, odores e sistemas de exaustão. Já a Maratona da Hospitalidade tratou de cinco temas como Vendas, Marketing, Liderança, Revenue Management (Gestão de Receitas, em livre tradução) e Gestão durante os quatro dias de evento. Na ilha HSMAI Innovation – Tech e Inovação, atração com curadoria de Gabriela Otto, presidente da HSmai Brasil e fundadora da GO Consultoria, destacou a Inteligência Artificial na rotina operacional. Durante os quatro dias do evento, foram apresentadas palestras com especialistas que são líderes no mercado abordando temas como: A transformação da experiência dos hóspedes pelas tecnologias atuais; Desconto ou Cashback, vantagens e desvantagens, IA guiando a transformação da hotelaria na era 5.o; Experiência de hóspedes 2.0: Maximizando a reputação on-line; Desafios da precificação dinâmica; Linkedin: usando a tecnologia para fazer negócios. Encerrando a atração houve painéis com os temas: O futuro da hospitalidade com inteligência artificial e ChatGPT; Upselling durante a jornada do hóspede: da reserva ao checkout.

A suíte montada no espaço Inn House reflete uma experiência de hospedagem de excelência (Foto – Revista Hotéis)
Inn House Experience

Esse espaço de 300 m² foi realizado pela primeira vez no evento, apresentando uma guest house de 300 m² para visitação de espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e quintal. A recepção possui total acessibilidade, com área para check in e check out. A suíte montada na área reflete uma experiência de hospedagem de excelência, com roupa de cama de qualidade e iluminação adequada, remetendo a conforto e relaxamento, pronta para atender às mais diversas necessidades do cliente. O banheiro exposto é um cômodo completo, com direito a banheira e espelho iluminado. Existe ainda uma área de gastronomia e um jardim na saída do espaço.

Publicidade
Ameris

Essa atração teve conceito da Brazil Sales em parceria com a arquiteta Cris Paola, do Chris Paola Studio e a Marcenaria Show. Os idealizadores foram responsáveis pela Suíte Design na edição de 2022, atração que fez sucesso por aliar design e conceitos de neuroarquitetura em um quarto em tamanho real. O espaço apostou em experiências imersivas de voz, que simplifica as tarefas para os hóspedes, como tocar música, verificar o clima, ligar para a recepção, solicitar serviço de quarto, controlar a temperatura ou iluminação do quarto e até fazer check-out. Além de uma área destinada à realização de palestras com arquitetos, especialistas em hospitalidade e hóspedes para divulgar o conceito de guest houses.

Negócios em alta

Um dos pontos altos da Equipotel foram as oportunidades de negócios e nesta edição, além das dinâmicas de cada marca nos estandes, quatro áreas aproximaram ainda mais compradores e expositores. O já conhecido Conecta Club Equipotel, programa de relacionamento do evento, selecionou profissionais com poder de decisão e objetivo foi realizar compras e, assim, impulsionar o mercado. Os convidados puderam acessar o lounge VIP, com buffet e acesso a wi-fi, contarão com serviço de concierge, entrada exclusiva, uma diária de estacionamento gratuita e credencial exclusiva.

O Encontro Corporativo de Compras FOHB, organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, teve como foco otimizar parcerias entre profissionais de compras corporativas de redes associadas e fornecedores de produtos e serviços dos segmentos do evento. A ação aconteceu no Business Center, um dos espaços do evento, com entrada gratuita para expositores.

Também no mesmo local, para quem buscava reuniões de curta duração e diretas para negócios, a Rodada de Negócios Resorts Brasil foi uma oportunidade de encontro entre compradores selecionados e expositores, para conhecerem ofertas e demandas de mercado. A iniciativa é uma parceria da Equipotel com a Resorts Brasil. O espaço também foi palco de outra novidade, a Rodada de Negócios Alimentos & Bebidas. A ação reforça a importância do segmento A&B na hospitalidade e otimiza relacionamento e negócios entre fornecedores e compradores.

Regina Segui do Grupo Wish participando de uma rodada de negócios (Foto – Revista Hotéis)

Para ampliar ainda mais as possibilidades de relacionamento entre os participantes do evento e as possibilidades de negociações, a Equipotel também disponibilizou o Matchmaking, ferramenta digital que permitiu ao público fazer uma jornada otimizada e personalizada de visitação com recomendações de marcas antes e durante o evento, de acordo com o interesse sinalizado no momento do credenciamento e também o contato antecipado entre profissionais e expositores.

Robôs foram atrações na 60ª edição da Equipotel

Quem visitou a 60ª edição da feira Equipotel com certeza se deparou nos corredores com vários robôs.  Entre eles, destaque para os robôs Plug, Teleplug e Dogplug que fizeram o maior sucesso no estande da Revista Hotéis. Muitos vídeos e lives foram feitos pelos visitantes e postadas nas redes sociais com a performance desses robôs, como o Dogplug que dava cambalhotas, pulava, ficava de barriga para cima e agia como um cachorro bem adestrado. O Dogplug – O destemido lembra o formato e anatomia de um cachorro e este tipo de robô vem sendo utilizado para ações com maior grau de periculosidade. Como exemplo, a checagem de tubulação de gás com vazamento e a entrada em locais que oferecem algum risco à humanos.

Os robôs da Pluginbot ficaram no estande da Revista Hotéis e foram a sensação da 60ª Equipotel (Foto – Revista Hotéis)
Publicidade
Ambiente 2025

Troféu Fornecedor da Hotelaria esteve em destaque

A maior homenagem dos hoteleiros no Brasil aos fornecedores do setor esteve decorando vários estandes na feira 60ª Equipotel. Muitos estandes estavam decorados com a imagem do Troféu ou ele próprio exposto, pois os fornecedores sabem que esta é a homenagem reconhecida como o “Oscar” do setor no Brasil. Em vários estandes os troféus foram ostentados com orgulho em local de boa visibilidade. No estande da empresa Vega I.T estavam expostos vários troféus conquistados numa caixa de vidro, como uma espécie de “joia da coroa”.

O mesmo aconteceu no estande da Teka destacando numa vitrine vários troféus conquistados nos últimos anos. O mais recente foi o de mais marca mais lembrada na hotelaria, cuja entregou aconteceu em fevereiro desse ano. Vários troféus também estão expostos em destaque no estande da VAG Confecção, Metalworks by Crismoe, e figuraram em destaque na decoração de estandes como a Ortobom e Rentv. O objetivo deste Troféu é reconhecer anualmente as empresas que mais se destacaram no fornecimento de produtos e serviços para o segmento hoteleiro e homenageá-las. A votação da edição 2023 começa no próximo dia 9 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro e prossegue até o dia 31 de janeiro de 2024. A entrega será no mês de fevereiro de 2024 também numa grande festa num renomado hotel paulistano.

No estande da Vega I.T estavam expostos vários troféus conquistados numa caixa de vidro (Foto – Revista Hotéis)
Confira a seguir, como foi a participação de alguns fornecedores
Harus
Estande da Harus na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A Harus novamente foi destaque da Equipotel com estande de 600 m², o maior da feira e por isso novidades é o que não faltou, como por exemplo o novo Dispenser Vegano Plus. A linha combina embalagem e produto para entregar uma solução em perfeita harmonia com o meio ambiente. A novidade proporciona redução de 96% na utilização de plásticos por meio de um exclusivo sachê em papel vegetal certificado. No estande da empresa havia muitos outros produtos de marcas consagradas representadas, como a Probel, Bauducco, Júnior Alimentos, L’Occitane, entre outros.  “Hoje, a grande maioria dos nossos produtos é sustentável, tanto em termos de formulação quanto de embalagens. Assim, nos pareceu uma escolha natural colocar o tema sustentabilidade no centro da nossa presença na Equipotel, um evento essencial para o nosso mercado”, disse Luís Roberto Magrin Filho, Diretor geral.

Altenburg
Estande da Altenburg na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa expos em um estande de cerca de 150 m2 muitos produtos em roupa de cama, colchas, toalhas, roupões, almofadas, peseiras, entre outros. A linha de travesseiros, com os modelos twins, signature e body pillow também ganhou a atenção dos visitantes. Eles puderam também ver a linha de luxo para suítes de núpcias, caracterizada pela elegância da linha de 300 fios. “Participar desse evento transcende a mera tradição; representa uma celebração do compromisso com a excelência e a oportunidade de estabelecer vínculos com o setor, enriquecendo as experiências e o conforto a cada estadia”, frisou Rose Molon, Gerente da Hoteltex Altenburg.

Americanflex
Estande da Americanflex na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa com 65 anos de tradição na fabricação de colchões, participa da Equipotel desde 2004 e nessa 60ª edição, levou vários colchões para seu estande. Como atração estava o modelo Madison, com molas ensacadas e adequado para o setor hoteleiro. Ele apresenta um toque de conforto e os hóspedes sentem a maciez na superfície e aquele conforto de sono revigorante. “O diferencial dele é a espuma de alto retorno chamada HR de alta resiliência, permitindo suporte diferenciado entre casais de hóspedes”, explicou Werter Uhdre, Gerente corporativo da Americanflex.

Camesa
Estande da Camesa na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa conta com produtos confeccionados com matérias-primas selecionadas e com tecnologia de última geração e a linha Hotel Selection foi a novidade apresentada pela empresa, pois foi acrescentado mais dois itens para o banho, o roupão confeccionado em tecido flannel 220g/m² e a toalha Acqua Resort, em tecido volumoso e desenho geométrico neutro em listras grossas de fio tinto marinho com branco ou bege com branco. Sua medida larga de 86 cm x 1,60 m faz com que o uso seja confortável e a felpa gostosa ao toque. Possui alta solidez ao cloro que, além de facilitar a higienização, fornece ao produto alta resistência e durabilidade. “Estamos muito animados com o mercado, estamos crescendo de 20% a 30% ao ano”, explicou Ricardo Fontenelle, Gerente nacional de vendas da Camesa.

Castor
Estande da Castor na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Nome tradicional de colchões no País, a Castor apresentou como novidade o modelo Vitagel Classic Hotel. Ele foi desenvolvido pensando nos climas brasileiros, oferecendo muito conforto e durabilidade. Para atingir esses objetivos, conta com a marca pocket, que é exclusiva da Colchões Castor no Brasil oferecendo uma maior firmeza anatômica, além de possuir maior quantidade de molas ensacadas por metro quadrado. Com essa tecnologia o Vitagel Classic Hotel consegue proporcionar um sono mais reparador e saudável, já que as molas ensacadas se adaptam aos contornos do corpo, distribuindo o peso de forma uniforme e reduzindo a pressão sobre os pontos de contato. “Para nós é sempre uma satisfação estar presente numa feira tão importante como a Equipotel, que atrai visitantes bem qualificados”, observou Helenice Silva, Diretora da Colchão Castor.

Ciça Enxoval
Estande da Ciça na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A mineira Ciça, fabricante de enxoval de cama há 20 anos e especializada em enxovais profissionais há dez anos, expôs em seu estande vários produtos em linho como peseiras, saias para box e cobre leitos. Como novidade, apresentou o tecido com 300 fios de bambu para lençóis e fronhas. “Esse é um tecido sustentável, sendo mais viável do que o próprio algodão e já se mostra como uma tendência no segmento hoteleiro”, disse Raphael Rezende, Diretor da empresa que se mostra confiante na expansão da empresa no Brasil e na internacionalização.

Colchão Onix
Estande da Onix na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A Ônix, empresa tradicional de colchões apresentou uma variada linha de produtos com destaque para os modelos President, Segóvia, Lótus, Sintra, entre outros, assim como colchão auxiliar, capa universal, gaveta para box, entre outros. “Somos a fábrica de colchões mais verticalizada do Brasil e trabalhamos com quatro tipos de molejo, como o bonnel, fio continuo e o LFK. Isso proporciona soluções sob medida aos nossos clientes como na motelaria onde garantimos o molejo por um ano. Em relação a participação nessa edição da Equipotel, estamos bem satisfeitos, pois o Expo Center Norte possui uma boa infraestrutura para receber quem visita a Equipotel, com fácil acesso ao aeroporto, as principais vias de São Paulo, rede hoteleira e pontos comerciais. Isso facilita o deslocamento do público que notamos uma boa presença nesses dias e será coroada de bons negócios”, destacou Felix Raposo, Diretor da empresa.

Gazin
Estande da Gazin na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa montou um dos maiores estandes da feira apresentando muitas opções em colchões de fabricação própria e produtos eletroeletrônicos de renomadas marcas e entre eles estavam: televisores, frigobar, toda uma linha de portáteis, secadores, fogões industriais e de indução para equipar o setor  hoteleiro e moteleiro. A Gazin Colchões foi lançada em 1998 e atualmente o Grupo fatura mais de R$ 8 bilhões ao ano, possuindo 329 lojas de varejo localizadas em nove estados, e-commerce e dez centros de distribuição. “Esse ano quisemos montar um estande bem atrativo e aconchegante para os clientes”, disse Paulo Cardoso, Gerente de marketing.

Nonius
Estande da Nonius na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A multinacional portuguesa levou várias soluções como o Nonius Cast.

Trata-se de um produto novo, que proporciona ao hóspede de um hotel ter o seu próprio conteúdo digital. Ele consegue, através do seu dispositivo móvel, consumir o conteúdo também no hotel. Mesmo fora de casa, ele vai poder desfrutar de aplicativos como Netflix, Disney+ e YouTube, por exemplo”, comenta Doulgas Vivian, Diretor da Nonius Brasil. Segundo ele, essa ferramenta também protege esse hóspede no ambiente digital, pois ao desconectar da rede Wi-fi do quarto, automaticamente é gerado um logout, garantindo a proteção de dados.

Plumatex
Estande da Plumatex na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Vários modelos de colchões presentes em renomados hotéis no mundo estavam expostos no estande da empresa como o Natural Sealy, com componentes de fontes renováveis ou recicladas. “Ele traz um diferencial que é o tampo, com 47% feito de patch reciclado e 20% de algodão orgânico, que é uma fonte renovável. Somado a isso, está a espuma com tecnologia Verde, ou seja, com poliol de soja ao invés de petróleo, reduzindo 50% a dependência das substâncias não-renováveis”, explicou César Giacomoni, Gerente de marketing.

Realgem’s
Estande da Realgem’s na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa aproveitou a feira para comemorar 40 anos de sucesso no segmento de amenities para a hospitalidade. Por isso, apresentou em seu estande uma variada linha de produtos sustentáveis, de alta qualidade e outras inovações. Acessórios sustentáveis, como escova dental, touca de banho, assim como produtos já consolidados estavam expostos no estande e alguns desses acessórios é uma mescla de plástico PLA e palha de milho. “Estamos trabalhando com bastante foco no plástico compostável e isso faz uma grande diferença. Começamos pelos acessórios, mas já estamos entrando nos dispenser e nos frascos. Mostramos essas soluções aos nossos clientes em um estande ecologicamente correto”, revelou Jorge Carvalho, fundador da companhia, que também comemorou a apresentação da parceria com a Amend Cosméticos (reconhecida pelos óleos de hidratação.

Rentv
Estande da RenTV na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Pioneira na locação de eletrodomésticos, a empresa levou várias soluções de locação, como equipamentos de fitness, ar condicionado, cofres, colchões e tvs de última geração, alguns modelos integrados a solução Alexa ao ChatGPT em uma solução inovadora. “Além de desligar ou ligar a televisão, aumentar ou diminuir o volume, ela pode indicar atrativos da cidade. A ideia é cada dia mais customizar o serviço para cada hotel”, destacou Julio Cosentino, Diretor da empresa. Ele lembra que o aumento do turismo interno, os viajantes passaram a investir no lazer, no entretenimento, não economizam quando se trata de conforto. “Daí surge a preocupação de oferecer um produto melhor. Você não consegue mais ter no hotel uma televisão que não seja smart e que não tenha uma tela grande. Você não consegue ter uma cama antiga, você não pode deixar de ter uma academia. As demandas estão crescendo e com isso, oferecemos a nossa solução de locação”, concluiu.

Teka
Estande da Teka na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A renomada marca de enxoval de cama e banho mostrou toda a sua linha de produtos para a hospitalidade e entre as novidades, lançou a Coleção Dream. Essa é uma linha de mantas de microfibra para cama disponível em quatro cores e – bege, cinza, verde e azul.  Esta coleção coordena com as demais Coleções Profiline Decor, se adequando a um enxoval ainda mais completo. Com duas opções de gramatura, 190g/m² e 300g/m², as mantas garantem qualidade e durabilidade excepcionais. Além disso, para se adequar às necessidades de todos os clientes, as mantas da Coleção Dream estão disponíveis em três tamanhos diferentes:150cmX220cm, 180cmX220cm e 220cmX240cm. “Olhando os indicativos econômicos do Brasil, do segmento turístico, percebe-se a demanda crescente, o turismo em alta. Então é o momento de colher os bons frutos”, disse Márcio Hoffmann, Diretor comercial.

Tomberlin
Estande da Tomberlin na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A tradicional fabricante de móveis para área de eventos apresentou em seu estande muitos produtos presentes nos principais hotéis do brasil, como mesas, cadeiras, carrinhos transportadores de malas, de cadeiras, de mesas e palcos e vários acessórios como flip chart. Como novidade, apostou no modelo de cadeira denominado Jade como carro-chefe de seu estande na 60ª edição da feira. “Esse modelo vem fazendo muito sucesso na hotelaria, pois tem um design mais clean, com linhas mais curtas e que fogem do padrão”, revelou Leonardo Sugamosto, Gerente comercial.

Autonav
Estande da Autonav na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa que é especializada em automação de motéis na tecnologia empregada nesse setor para o de hotéis que necessita quebrar paradigmas, como uso de painéis coloridos que dá a possibilidade de reinventar uma suíte. “A tecnologia da hotelaria está um pouco atrás da motelaria. Por isso, trouxemos para o hotel a tecnologia do motel, com um baixo custo que antes era impossível de você acessar”, explicou Valdemar Dantas, da Autonav.

Onity
Estande da Onity na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Esses que é um dos maiores players mundiais no segmento em que atua, deu um destaque nas fechaduras eletrônicas, como o modelo Serene. Essa é uma fechadura tecnológica e moderna, desenvolvida pelo mercado europeu e que traz um design diferenciado. Outro produto apresentado em destaque foi a fechadura Trillium, que passa a fazer parte do portfólio da empresa. “Ela tem módulo Bluetooth opcional, oferece um visual moderno para um hotel e pode ser capacitada para integrar com os sistemas de chaves móveis DirectKey – outra opção no leque de produtos”, revelou Eduardo Svitek, Gerente de Marketing de Produto da Onity,

Grosfillex
Estande da Grosfillex na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A multinacional francesa fabricante de móveis para a área externa, mostrou várias opções e novidades em espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, poltronas, ombrelones, namoradeiras, poltronas de descanso, sofás, chaises, balanços, mesas de apoio entre outros produtos. Além do lançamento de mais três modelos de cadeiras e poltronas para a área externa, a empresa teve como principal lançamento a linha de alumínio e corda náutica. Esse lançamento atende as tendências de mercado e pedido de clientes mais importantes da empresa. “São 60 anos de Equipotel, local novo e a demanda aquecida, a feira foi novamente um sucesso”, declarou Jandir Neto, Diretor da Grosfillex.

Panther
Estande da Panther na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa mostrou vários produtos em seu estande como secadores de cabelo profissionais com várias potências, espelhos de aumento, acessórios para banheiro, cabides, chaleiras, tábua e ferro d passar roupa, maleiros, mesa dobrável e lycra mesa. E como destaque os modelos de garrafas térmicas Zojirushi. “São produtos que já têm uma aceitação ótima de nossos clientes, porque eles conhecem a sua qualidade. Somos uma empresa com caráter mundial”, observou Roberto Yamamoto, sócio-diretor da Panther Hotelaria.

Schipper
Estande da Schipper na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Uma das principais fornecedoras de utensílios de cozinha para o setor de hospitalidade, a Schipper apresentou em seu estande mais de 1 mil inovações.  Entre elas estavam uma variedade de produtos de melaninas, madeira teca para montagem de buffet modular e produtos de vidros Ardacam importados da Turquia. Outra novidade apresentada é que a Schipper agora é distribuidores especialistas em hotelaria para Le Creuset no Brasil, assim como distribuidor da Schott Zwiesel no Brasil. Essa é uma marca Mundial extremamente importante bastante reconhecida pelo mercado up scale. Outra novidade apresentada foi a linha Bonna de porcelana com a borda ultra resistente e com garantia vitalícia a lasca. “Com o lançamento dessas 1000 novidades, nosso catálogo agora passa a ter 5.800 produtos para os quais nós mantemos estoque regularmente, entregas rápidas e preços bem competitivos”, afirmou Frank Kreppel, Sócio da Schipper.

Döhler
Estande da Döhler na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Com mais de 140 anos de história e há mais de 20 anos atuando no segmento de hotelaria, a Döhler planeja ampliar sua presença no Brasil e um dos focos é o segmento de hospitalidade. Hoje, esse mercado corresponde a 10% dos negócios da empresa, que tem sede em Joinville, Santa Catarina. A empresa apresentou em seu estande produtos sustentáveis, como a cortina Renove, feita com de fios de garrafas pet, mas a novidade foi sua nova marca para hospitalidade, a Döehler Pro. “Antes se chamava Döhler Service e agora fazemos numa nova leitura de mercado para atender hotéis, pousadas e resorts, destacou Marco Aurélio Braga, Head de comunicação e marketing. Para apresentar essa nova marca, a empresa catarinense montou um stand inovador, que utilizou recursos de realidade aumentada.

Ecogetec
Estande da Ecogetec na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa especializada no segmento hotelaria, banhos e piscinas e parques aquáticos levou para a 60ª Equipotel, novidades do mercado de aquecimento de água e biomassa. “A Ecogetec é o estado da arte no mercado e a nossa ideia, assim como na Energia Solar, é sempre aumentar a eficiência e incorporar melhoras tecnológicas no sistema como um todo”, explicou o Gerente Demian Topel.

Faitec
Estande da Faitec na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa com forte atuação no segmento de tecnologia opara a hotelaria mostrou como novidade o produto FTC-Multicloud, uma grande inovação da plataforma Multicloud. O serviço oferece uma gestão integrada de múltiplas nuvens com a promessa de simplificação de processos para empresas, por meio de uma dashboard única. “Com todas essas nuvens integradas, nós conseguimos entregar mais performance, confiabilidade e mais segurança aos clientes nesse segmento”, afirma Fabio Santana, CEO da Faitec Tecnologia. Segundo ele, o objetivo da empresa é acelerar a transformação digital do mercado hoteleiro. “Com a evolução dos produtos, que estão mais ágeis e mais flexíveis, simplificar o acesso e gestão dessas soluções usando nossa plataforma Multicloud é um passo importante para que os hotéis e outras empresas possam evoluir nesta jornada de forma estruturada. Assim, fica mais fácil que nosso sistema suporte as estratégias traçadas e os planos de futuro dessas companhias que, ainda em 2023, vão trazer várias novidades, acompanhando e solidificando os seus crescimentos”, concluiu Santana.

Midea Carrier
Estande da Carrier na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A renomada empresa fabricante de soluções de ar condicionado, promoveu no evento todo o seu portfólio de produtos, com ênfase nas soluções adequadas para a hotelaria, além dos modelos VRF, V8 Black Edition. Segundo Heidi Wilsing, a Equipotel é uma grande oportunidade para a companhia. “No ano passado, participamos e tivemos um resultado surpreendente. Não imaginávamos colher tantos frutos e é por isso que retornamos este ano e, desde o primeiro dia, sentimos um grande potencial de negócios“. A Midea Carrier trabalha em duas frentes, a Totaline, loja própria da marca, onde mostra produtos para residências e consumidores finais e o time comercial de VRF, que dá suporte para a área das grandes construções.

Rinnai
Estande da Rinnai na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa especializada em soluções para aquecimento de água apresentou no evento, seu novo sistema de aquecimento para piscinas, cujo lançamento oficial no mercado acontecerá ainda no primeiro semestre de 2024, mas que já promete ser uma inovação prática e sustentável para esses espaços.

Segundo Leonardo Abreu, Gerente de Marketing da empresa, “Agora é o momento dos hotéis buscarem soluções eficientes para a sua operação e que estejam alinhadas com a questão sustentável, nossa especialidade. O aquecimento de água é uma área onde tem um investimento alto mensal normalmente, tanto para banho, torneiras, piscinas, entre outros, a qual podemos colaborar com soluções que tragam economia de custos e sustentabilidade, que é o que as empresas mais buscam, além de eficiência e praticidade”.

Di Pratos
Estande da Di Pratos na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa com tradição no fornecimento de equipamentos e utensílios de cozinha para o segmento hoteleiro levou muitas inovações para o evento, como detalhou o seu Diretor, Homero Ribeiro: “Apresentamos nesta edição muitas novidades em porcelana, em pratos, inclusive com unidades a preços promocionais e itens importados de Dubai, com excelente qualidade e design moderno”.
Além da seleção de porcelanas para cozinha, a Di Pratos também mostrou diversos modelos de réchaud e utensílios diversos como escumadeiras, talheres e outros, de diferentes matérias-primas e resistência a altas temperaturas.

São Rafael
Estande da São Rafael na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A fabricante de câmaras frigoríficas e outras soluções de resfriamento para o Food Service e indústria de hospitalidade e tradicional participante do evento, lançou nesta edição, a adega climatizada para vinhos e um novo modelo de ultra-congelador. “A adega climatizada tem capacidade, no modelo que foi apresentado, para 118 garrafas com possibilidade de alteração do lay out de acordo com necessidade do cliente. Ela tem mais função de exposição e estoque de mercadorias e já vem com acabamento que imita madeira”, explicou Alexandre Boccia, Diretor da São Rafael.
Sobre o ultra-congelador, mais compacto, Boccia revelou: “Estamos falando de congelamento de até 65 quilos de alimento. Na realidade, a São Rafael sempre trabalhou com ultra-congeladores de grande porte e esse é um modelo novo, compacto, mas que atende bem a demanda do segmento hoteleiro”.

Bauducco
Estande da Bauducco na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Por meio de uma bem-sucedida parceria com a Harus, principal nome em amenities para a hotelaria do País, a Bauducco mostrou seus produtos e como pode tornar o café da manhã dos hotéis mais saboroso e diversificado. Gabriela Barbosa, do Marketing da companhia, revelou: “Este ano trouxemos nossos pães que além de atender a todos os gostos, também possuem o diferencial de shelf-life de 105 dias, o maior do mercado. É um produto que entra muito bem no canal da hotelaria e nosso carro-chefe”.

Gabriela explicou ainda que a Bauducco criou um canal e uma estratégia específica para a hotelaria: “Criamos um book com todos os produtos indicados para a hotelaria, dentro do café da manhã, do frigobar, do evento, da conveniência do hotel, ou seja para todas as frentes que compõem a oferta de alimentos de um empreendimento. Para todas as ocasiões, a Bauducco tem um produto adequado”.

Vega I.T.
Estande da Vega I.T. na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

 

Com um grande estande no corredor principal, a empresa apresentou várias novidades e melhorias para a área de tecnologia, deixando os hóspedes ainda mais conectados. O Fundador da empresa, Matheus Quincozes destacou que: “Trouxemos um aplicativo que consolida toda a jornada, então hoje conseguimos fazer com que o hóspede use o mesmo app desde a reserva até o checkout. Assim, os hotéis podem ter o hóspede autônomo, fazendo desde reserva, check-in, pedido room service, extrato de conta e checkout através de um único aplicativo”.

Desbravador
Estande da Desbravador na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa especializada em softwares de gestão para a hospitalidade e outros estabelecimentos, levou seu portfólio completo de soluções para a feira, onde também promoveu a nova ferramenta desenvolvida  para o WhatsApp, que permite a realização de reservas, entre outras solicitações e também o oferecimento de soluções adaptadas para a multipropriedade. “A Desbravador está em constante evolução e todos os anos investimos muito em produto. Estamos celebrando 35 anos com um projeto fantástico para a multipropriedade, segmento que está crescendo exponencialmente no País. Nossas soluções também atendem esse nicho. Também estamos lançando o DesbraChat, que é uma ferramenta de suporte para o nosso cliente, e também um canal de reserva para hotéis. Também fizemos um totem de auto-atendimento, que agiliza a entrada do hóspede no empreendimento. É semelhante ao encontrado nos aeroportos e dentro do apartamento, ele encontra nosso módulo IService, no qual ele pode fazer seus consumos e realizar check-out, sem a necessidade de passar pela recepção”, disse Marcelo Pompeo, Diretor da Desbravador.

Ortobom
Estande da Ortobom na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Participando pela terceira vez da feira Equipotel, a renomada marca de colchões quer reforçar a presença junto ao segmento hoteleiro. Na feira, a empresa apresentou produtos direcionados para um público B2B.

A empresa, que já é consolidada no mercado B2C, agora está focada no B2B e especialmente no segmento hoteleiro, com a linha chamada Orthotel, um colchão desenvolvido especialmente para quem se hospeda em hotéis.

De acordo com André Fernandes, Gestor de hotelaria da Ortobom, a marca já é lembrada pelo consumidor final, agora ele vai encontrar isso quando se hospedar em hotéis, então a expectativa deste ano é reforçar a marca junto ao segmento. Em relação a situação atual do mercado e ainda de acordo com o Fernandes, o mercado hoteleiro está em franca expansão e está prosperando de uma forma nunca imaginada.

Metalworks
Estande da Metalworks na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa especializada em utensílios e acessórios em metal para banheiros e lavabos, trouxe novidades para a 60ª Equipotel. Uma delas, segundo Sérgio Antonio Moelin, Diretor industrial da companhia, são as barras de apoio reversíveis: “Notamos que os apartamentos adaptados para pessoas com deficiência ficam ociosos na ausência desses, então criamos as barras reversíveis que permitem ao hotel readaptar o interior do apartamento em apenas vinte minutos. Você transforma um apartamento PCD em comum de forma prática e eficiente”.

Outra inovação trazida pela Metalworks foi o toalheiro térmico com controle digital. “Por meio deste lançamento você programa a intensidade, controla a temperatura, mantém as toalhas secas, aquecidas e confortáveis. Possui uma interface intuitiva e moderna e é um produto inovador para o segmento de hospitalidade”.

Sunlux
Estande da Sunlux na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa especializada na confecção de cortinas e acessórios em tecido para residências e indústrias com sede no Sul do País, trouxe para seu espaço, como uma das marcas parceiras da Harus, toda a nova linha de cortinas, conforme explicou Edson Freitag, CEO da companhia: “Trata-se de uma linha de cortinas laváveis, com vedação de 100% e toque macio de tecido. Elas bloqueiam totalmente a luminosidade e permite lavagem, com caimento de tecido, com durabilidade e volume adequado para o ambiente”.

Edson ressalta que a empresa aproveitou a ocasião da Equipotel para lançar seu novo produto, uma cortina hidro-repelente, que não permite a penetração de umidade. “Isso adia muito a questão da lavagem, resultando em maior longevidade do produto, pois a poeira não adere a sua superfície”, explicou.

Komeco
Estande da Komeco na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Conforto para os hóspedes e economia para os empreendedores. Essa é a combinação que a Komeco apresentou na Equipotel, mostrando no seu estande as vantagens de soluções integradas de aquecimento de água a gás, sistema de aquecimento solar de água, bomba de calor, e sistema de energia solar fotovoltaica que podem ser monitorados à distância pelo aplicativo Connect Komeco, um sistema inteligente exclusivo da empresa.

De acordo com Alander Brandão, Diretor comercial da Komeco, “A conectividade é um dos principais atrativos para ampliar a presença no mercado corporativo, principalmente no segmento de hotelaria, construção civil, instituições de ensino, academias e hospitais. O objetivo é fazer com que os visitantes observem de perto a experiência de funcionalidade das soluções que podem ser acompanhadas à distância, da palma de mão.

O aplicativo, que tem integração com o sistema Amazon Alexa, permite o controle em tempo real de todos os equipamentos instalado pela Komeco (aquecimento de água a gás, bomba de calor, sistema de aquecimento solar de água, sistema de energia solar fotovoltaica, bombas e pressurizadores e condicionadores de ar), mostrando o consumo de gás, histórico de erros, até a temperatura de entrada e saída da água, que os hóspedes terão ao abrir a torneira do chuveiro, por exemplo. O estande D40 da empresa usará o espaço de 88 m² para demonstrações do funcionamento dos equipamentos, o que há de mais moderno em termos de aquecimento para banho e piscina e fornecimento de energia”.

Life Fitness
Estande da Life Fitness na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

Proporcionar tecnologia e entretenimento para os hotéis e hóspedes. Essa é a proposta que a Life Fitness apresentou ao longo da 60ª Equipotel, na qual apresentou em seu estande todos os benefícios dos produtos. A empresa levou para a Equipotel 2023 a sua linha comercial, tendo como itens principais: a Esteira da Série Integrity, que possui um painel completamente tecnológico e com a possibilidade de entreter o hóspede, a bike de ciclismo indoor que foi relançada este ano com novidades e melhorias e design que chama a atenção e por fim, a o equipamento Dual que oferece opções quase ilimitadas de musculação.

De acordo com a Giuliana Cogo, Gerente de Marketing da Life Fitness, o intuito de participar da feira Equipotel vai além do fato do evento ser uma referência, mas sim a possibilidade de fazer novas conexões com o meio hoteleiro. “A gente espera se conectar com muito hotéis, nós fizemos excelentes conexões no ano passado e essa é a expectativa para esse ano. Conexão e negócios assim como no ano passado”.

Office Collection
Estande da Office Collection na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa de moda profissional mostrou em suas roupas, na Equipotel, o poder da sustentabilidade. Presente no mercado da moda há mais de 45 anos, a empresa Office Collection iniciou a sua história em 1997, mas foi em 1987 que eles passaram a produzir roupas para o segmento empresarial.

Já são 45 anos no mercado, 22 deles divulgando a gama de produtos de qualidade e elegância na feira Equipotel. Esse ano, a empresa de moda profissional trouxe uma linha sustentável, com tecidos feitos de garrafa PET e outra coleção que mistura oito garrafas PET com fibras de descarte de algodão.

Segundo a gerente de marketing, Fernanda, o tema sustentabilidade é um ponto se retorno no mundo inteiro: “Nós fazemos muito networking aqui e como nós atendemos o Brasil inteiro a gente acaba encontrando os clientes e fazendo relacionamento, que às vezes por conta da distância fica mais difícil, então acho que esse ano vamos fazer bons negócios. O mercado tá bem aquecido, principalmente nessa segunda metade do ano onde os hotéis começam a se preparar para alta temporada”.

VAG Confecções
Estande da VAG Confecções na Equipotel 2023 (Foto – Revista Hotéis)

A empresa que é referência na produção de cortinas, uniformes, roupas de cama, entre outros artigos em tecido para a hotelaria, levou para a Equipotel, as novas alternativas em estampas, tendência que Vanessa Andrade, Diretora comercial da companhia, presenciou no continente europeu: “Tradicionalmente apresentamos nossos produtos para a composição do design dos quartos de hotéis. Vimos recentemente em um evento em Milão, que as estampas estão voltando com tudo, é uma tendência que vai continuar no próximo ano. Portanto, resolvemos apostar nas cores, acreditamos que as estampas conferem um visual mais ‘vivo’, mais intenso ao apartamento e também marcante para a experiência do hóspede, que certamente guardará lembranças diferenciadas”. A VAG Confecções retorna aos corredores da Equipotel após três anos e segundo Vanessa, as expectativas que eram as melhores, foram atendidas pela boa visitação e pela prospecção de novos negócios.

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA