AconteceuÚltimas Notícias

34º Encatho & Exprotel teve palestra de Lucas Schweitzer

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou há pouco a primeira palestra da programação da tarde do 34º Encatho & Exprotel, evento realizado pela ABIH-SC, no CentroSul. Apresentada por Lucas Schweitzer, teve como tema “Mapa da diferenciação para obter novos resultados”.

Publicidade
Tramontina

 

Segundo Lucas, “quero começar trazendo um dado: hoje a cada dez brasileiros, seis querem empreender, abrir um novo negócio. A grande questão é ‘como não ser mais um’. Nem sempre conseguiremos ser os melhores. Claro que objetivamos isso, mas nem sempre seremos. Você precisa ser diferente. Quando entramos nesse comparativo, entramos em uma seara de percepção de valor. Quem se diferencia tem a dor de ser copiado, e é muito curto o espaço de tempo entre a inovação e a réplica desses modelos”.

34º Encatho & Exprotel teve palestra de Lucas Schweitzer
Lucas Schweitzer (Foto: Hugo Okada)
Fora do alcance

O palestrante pontuou que existem algumas características da operação que não dependem das pessoas e sim estão fora do alcance. “Não seja vítima da sua história, diferencie-se e busque o protagonismo. Tenho uma pasta de inspirações que me motiva a pensar em inovações, como o bar nas alturas, realizado há algum tempo, proposta que levei para a Chandon, que a princípio resistiu em participar, mas conseguimos a mudança na composição química do drinque, concretizando o projeto que virou um case inovador para a empresa”.

Publicidade
Harus
A diferenciação na sua história

Em seguida, Lucas mostrou um pouco da sua atuação na Agência Lush. “A Lush Garden é um projeto que vamos lançar ainda neste ano em Florianópolis, frente mar, propício para casamentos na areia, com estacionamento e capacidade para até 300 pessoas. Também vamos aplicar diferenciações nesse espaço para que seja destaque no segmento de eventos do destino. A Lush House é um espaço para pequenos eventos corporativos e sociais e também é um exemplo de como aproveitamos as oportunidades que aparecem”.

Publicidade
Desbravador

O palestrante também mostrou marcas conhecidas e quis saber do público qual relação eles fazem ao visualizá-las. “Todas as empresas têm de forma clara, um posicionamento e sua própria diferenciação. Não ter um posicionamento já é um posicionamento. Muitas vezes queremos vender para todo mundo, mas será que isso faz sentido? De que forma podemos potencializar? A empresa não é o que você diz, e sim o que os outros dizem dela, como o exercício feito há pouco. O que elas pensam sobre vocês, isso é marca. A marca não é o logotipo e sim um conjunto de percepções”, pontuou.

A diferenciação passo a passo

A primeira observação, segundo o palestrante, é o diferencial de ser você. “Trazer a nossa verdade para o nosso negócio, fará com que não sejamos repetitivos. A maior concorrente da Boticário não é a Natura, por exemplo. É Cacau Show, porque ambos vendem presentes. Da mesma forma, um dos maiores concorrentes da balada, é o Tinder. Isso é ter um olhar mais amplo sobre a concorrência. As vezes ficamos olhando para alguém que está no nosso mesmo segmento e acabamos copiando o concorrente quando poderíamos estar olhando para outros cases e nos inspirando por meio deles”.

Lucas elencou as muitas oportunidades de trabalhar a diferenciação como sendo: produto, praça, promoção, preço, pessoas e processos. “O McDonald’s cresceu assim, por meio dos processos, de ser um lugar onde a comida saia rápido e de forma prática”, relembrou.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA