HOME Matérias Aconteceu 13º Festival das Cataratas é aberto em solenidade e espera 8 mil...

13º Festival das Cataratas é aberto em solenidade e espera 8 mil participantes

76
0
SHARE
Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, discursa na cerimônia de abertura do Festival das Cataratas - Foto: Raiza Santos

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Ocorreu na noite desta quarta-feira, 20, a solenidade de abertura da 13ª edição do Festival Internacional das Cataratas no Espaço Maestra, situado no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). A cerimônia contou com a presença de autoridades do turismo local e nacional que reforçaram o discurso ministrado mais cedo nesta quarta-feira, para apresentar o Prodetur + Turismo no Paraná.

Leia: Prodetur + Turismo itinerante apresenta investimentos no Paraná

Entre as autoridades que compuseram a mesa, estavam o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz; a governadora do Paraná, Cida Borghetti; o Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; Diretor Geral para o Brasil da Itaipu, Marcos Vitório Stamm; Bob Santos, Secretário Nacional do MTur; o Secretário de Esportes e Turismo do Paraná, João Carlos Barbiero; Carlos Nascimento (Fecomércio Paraná); Michel Tuma Ness (Presidente da Fenactur); Eraldo Cruz (CNC); Vitor Chioqueta (Sebrae Paraná); Alejandro Rubin Carvalho, Coordenador da Feira Internacional do Turismo Termal, Saúde e Bem Estar (FITUR) e Antônio Claret, Presidente da Infraero.

Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco (Chico) Brasileiro

O Festival teve crescimento de 1.500 m² este ano e receberá 52 caravanas vindas do Brasil, Argentina e Paraguai. Cerca de 8 mil participantes são esperados este ano.  Idealizador e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli cumprimentou os presentes e afirmou que a feira está maior e melhor este ano. “Esperamos que o evento seja o melhor possível para fazer negócios”, declarou.

Representando a CNC, Eraldo Cruz destacou que o comércio e o turismo trabalham juntos, e toda atividade turística envolve a prática do comércio. “Temos o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade para incentivar o setor. São 26 entidades que estão reunidas para representar os interesses dos empresários. O Paraná é um exemplo para o povo brasileiro”.

Em seguida, o Secretário de Esportes e Turismo do Paraná, João Carlos Barbiero, valorizou em seu discurso a chance de geração de empregos com as medidas que vem sido tomadas pelas pastas públicas, e o potencial turístico das Cataratas.

João Carlos Barbiero, Secretário de Esportes e Turismo do Paraná

Itaipu Binacional

Dando continuidade à solenidade de abertura, o Diretor da Itaipu Binacional, Marcos Stamm pontuou que além de ser a maior geradora de energia do mundo, é também símbolo do Brasil. “A Itaipu é simbolo de sustentabilidade, energia renovável e limpa e tem mantido seu nível de compromisso com seus programas socioambientais. Sem dúvida, nós fazemos parte do complexo turístico dessa cidade e estado”, completou.

A Itaipu Binacional aproveitou a ocasião para lançar seu novo filme institucional. A primeira exibição externa do filme foi dirigida ao trade turístico local, aos profissionais da imprensa e aos demais participantes da solenidade. Com cerca de 10 minutos de duração, o filme Energia de Dois Povos começou a ser planejado na metade do ano passado. Foram mais de oito meses em planejamento do roteiro, gravações e edição, envolvendo cerca de 300 pessoas, entre empregados da Itaipu e profissionais das produtoras contratadas Vision Art e Dairó Movie Ideas.

A partir de quinta-feira (21), o novo filme começará a ser exibido no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem brasileira da Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Marcos Stamm, Diretor da Itaipu Binacional

Participação política

O Prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Francisco Brasileiro, reforçou o compromisso que os órgãos do governo do estado firmaram com o turismo do município e do estado. “Observamos que o turismo no mundo tem um crescimento acima do PIB internacional. E isso acontece por causa do engajamento, como este festival representa. O Festival das Cataratas começou pequeno, e se propuseram a fazer um grande evento, que hoje esperam mais de 8 mil participantes. Se o turismo cresce no mundo, nós temos que cumprir nosso papel para contribuir com o desenvolvimento do País, destacando o papel do setor público e privado”, pontuou.

Em Foz do Iguaçu, o prefeito destacou o crescimento de 15% do turismo no município em 2017. “Demoramos muito para acreditar e investir no turismo. Mas finalmente passamos a fazê-lo”. Após seu discurso, o Prefeito de Foz entregou ao Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, uma medalha de honra pelos serviços prestados pelo turismo em sua gestão.

Vinicius Lummertz recebe medalha do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro

Com a palavra, Vinícius Lummertz falou sobre a produtividade e competitividade do Brasil em um comparativo com outros países. Ele reforçou seu discurso ministrado mais cedo, na reunião do Prodetur + Turismo, quando lamentou o pouco aproveitamento dos recursos naturais e potenciais turísticos, traduzidas pela dificuldade em empreender no segmento.

“Temos que trabalhar juntos se quisermos ser um país de primeiro mundo. Somos ainda pouco claros sobre o que queremos. Temos ainda baixa produtividade baixa, o turismo só representa 13% no PIB, o que é pouco. Neste cenário, parabenizo o prefeito de Foz e Paulo Angeli pela organização do evento em uma cidade que cresce, reconhecendo o significado que representam”.

Idealizador e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli

Para finalizar, a governadora do Paraná, Cida Borghetti deu destaque aos investimentos no aeroporto de Foz do Iguaçu, que terá sua pista aumentada em 3,3 mil metros e receberá voos diretos para grandes destinos internacionais após sua reformulação. Ela também salientou as obras de restauração da principal avenida de Foz, que é entrada da cidade e atuação de projetos de segurança pública na região das fronteiras. “Nós somos promotores de turismo. E produtores de geração de oportunidades”, concluiu.

Governadora do Paraná, Cida Borghetti comemora assinatura de termo de incentivo ao turismo

A redação da Revista Hotéis cobre o evento a convite da organização do Festival das Cataratas e da Itaipu Binacional, com apoio de hospedagem do Wyndham Golden Foz.