HOME Matérias Aconteceu Booking, Decolar e Expedia não poderão mais exigir paridade de preços

Booking, Decolar e Expedia não poderão mais exigir paridade de preços

Essas empresas impediam que hotéis praticassem, no balcão ou por telefone, preços mais baixos que os anunciados nos sites

344
0
SHARE
A partir desse acordo com o CADE, a Booking não pode mais exigir paridade de preços de diárias dos hotéis - Foto - Print do site da Booking

Isso faz parte de um acordo firmado por essas empresas na semana passada e aprovado por unanimidade no plenário do CADE — Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Foi feito um TCC — Termos de Cessação de Conduta e essas agências on line renunciaram à atual política de cláusula de paridade de preços e condições imposta a hotéis que ofertam acomodações em suas plataformas. Mas o Cade permitiu que a proibição de preço mais baixo seja aplicada para o site do próprio hotel. De acordo com o órgão antitruste, essa medida é justificável porque minimiza a ocorrência do chamado efeito carona no mercado de reservas on-line de hotéis. Isso acontece quando os vendedores e os clientes entram em contato por meio das plataformas on-line, mas depois fecham negócio fora dela. O inquérito administrativo foi instaurado pela Superintendência-Geral em 2016, a partir de representação protocolada pelo FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

A Decolar assinou o Termo de Compromisso de Cessação junto ao CADE – Foto – Print do site da Decolar.com

As cláusulas de paridade aplicadas pelas três principais agências de viagem on-line – que têm natureza mais ampla – visam a garantir que elas ofereçam preços, disponibilidades de quartos e condições mais vantajosas aos consumidores em relação àquelas ofertadas pela rede hoteleira em seus próprios canais de venda (on-line e off-line) ou em plataformas de empresas concorrentes. De acordo com estudos e evidências obtidas, a imposição de cláusulas de paridade provoca dois efeitos principais: limita a concorrência entre as agências, homogeneizando o preço final ofertado ao consumidor; e dificulta a entrada de novos players no mercado, já que estratégias nesse sentido, como cobrança de comissão mais baixa, não repercute no preço final em decorrência da paridade.

Print do site da Expedia.com

Nos termos dos TCCs, Booking.com, Decolar.com e Expedia devem cessar o uso de cláusula de paridade ampla em suas relações comerciais com fornecedores de acomodações. Isto é, não é permitido aplicá-la para proibir melhores ofertas, por parte desses estabelecimentos, em seus canais de venda off-line (balcão de reservas, agências de turismo físicas e canal de atendimento telefônico). Também não mais poderão exigir paridade em relação aos preços praticados por outras agências de turismo on-line.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image