TradeÚltimas Notícias

Vivalá injeta mais de 1 milhão de reais no turismo sustentável

O turismo sustentável vem crescendo cada vez mais por representar experiências autênticas e profundas para seus viajantes, mas também por beneficiar as economias de comunidades tradicionais locais e ajudar na conservação da biodiversidade. Ou seja, são vivências incríveis para quem viaja, quem recebe e para o planeta. A Vivalá, que desenvolve o Turismo Sustentável no Brasil é um grande exemplo desse conceito. Desde que começou seus programas de turismo sustentável e de base comunitária, em 2017, injetou mais de R$ 1 milhão em comunidades tradicionais por meio da contratação de serviços de base comunitária como hospedagens, refeições, passeios, oficinas de saberes locais, transportes, entre outras atividades. Além disso, os visitantes compraram mais de R$ 420 mil em produtos nas feirinhas e negócios locais. Esses valores aquecem a economia local e trazem diversos ganhos para a população que já enxerga mudanças em sua vida.

Publicidade
Clima ao Vivo

Horenilde Gomes, apelidada carinhosamente como Nildoca tem uma pousada no Lago Acajatuba (AM) e foi uma das vidas transformadas pelo aumento do turismo sustentável. “A pousada tem gerado renda para a comunidade local aqui da região. O nosso maior orgulho é falar de transformação, o mundo precisa desse fortalecimento sustentável”. Em 2019, Nildoca foi convidada a participar de um evento e havia uma área dedicada ao turismo do norte e ao turismo sustentável, onde pode expor as ideias e progressos que ocorriam na região que se desenvolvia nessa modalidade de turismo.

Vivalá injeta mais de 1 milhão de reais no turismo sustentável
Horenilde Gomes de Lago Acajatuba (AM) teve oportunidades de crescimento  através do turismo sustentável – Divulgação
Publicidade
Ameris

A aldeia indígena Shanenawá, localizada no Acre, enxergam outros benefícios para suas vidas e comunidades. “O turismo sustentável na aldeia tem trazido muito aprendizado, conhecimento e ajuda financeira para facilitar a saída das pessoas para buscar conhecimento fora da aldeia e posteriormente para que sejam aplicados dentro da aldeia. É uma experiência de grande importância que vem trazendo uma contribuição no fortalecimento sustentável”, afirma o cacique Teka Shanenawa. Viajar de forma consciente é uma atividade que traz diversas mudanças e impactos socioambientais. A chegada do turismo sustentável na comunidade de Maguari Flona, Tapajós (PA), influenciou diretamente na natureza da região, onde famílias que tinham sua principal renda na agricultura, causando desmatamento na floresta, passaram a focar suas atividades no turismo, como é o caso da Pousada Abílio e Família, administrada por Aderlan de Sousa e seu pai Abílio.

Vivalá injeta mais de 1 milhão de reais no turismo sustentável
Cacique Teka Shanenawa destaca a troca de experiências que o turismo promove – Divulgação
Publicidade
Harus
Expansão nas áreas de atuação

Atualmente, a Vivalá atua em unidades de conservação (UCs) de oito estados brasileiros e, até o final de 2023, pretende mais do que dobrar sua área de atuação no Brasil. O negócio social age diretamente nas comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas, quilombolas, caiçaras e sertanejas. A chegada da Vivalá nessas áreas realmente muda a realidade de muitos moradores, que conseguem abrir seus novos empreendimentos, ter mentorias especializadas de maneira contínua e gratuita, e atrair viajantes de toda parte do país e do mundo, que também são profundamente impactados em experiências profundas e que mudam suas percepções do Brasil. “A gente só pode preservar aquilo que conhecemos e que valorizamos. Temos que considerar, também, a conscientização ambiental, o apoio aos órgãos de controle como o ICMBio, a quebra de preconceitos e estereótipos, a preservação e valorização de culturas ancestrais e o aumento da autoestima de pessoas que passam a enxergar o valor que têm, a partir dos seus conhecimentos e modo de vida”, cita Daniel Cabrera, Cofundador e Diretor executivo da Vivalá.

Publicidade
Tramontina

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA