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Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel

O colchão é dos itens mais relevantes e marcantes na jornada e experiência do hóspede, por isso tem que ser valorizado, pois uma boa noite de sono é fundamental na hospedagem

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida. Trata-se de uma necessidade básica do ser humano. É durante o sono que a recuperação fisiológica do organismo humano acontece. Além disso, o sono também tem a importante função de fortalecer o sistema imunológico, resultando na prevenção de doenças. Dormir pouco pode ocasionar o aumento de peso, estresse e ainda elevar o risco de algumas doenças, como: diabetes, obesidade, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Também, é comum que quem dorme pouco possa a sentir dores no corpo, porque há diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, que são associadas a respostas dolorosas. Mas até pouco tempo atrás para acolher acima de dois hóspedes num mesmo apartamento, muitos hotéis cobravam caro por uma cama auxiliar e na maioria das vezes, era um colchão cheio de ácaro e cheirando mofo que ficava empilhado no famigerado ‘quartinho da bagunça’. Eram necessários vários colaboradores da área da governança para ficar movimentado esses colchões pelos corredores dos apartamentos a vista de todos os hóspedes, o ocasionava uma má impressão. Isso sem contar que havia muitos colchões de espuma sem certificação nenhuma, assim como camas com estrados de madeira, muito comum ainda em hotéis independentes.

Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel
A nova geração de hóspedes utilizam muito o colchão para local de trabalho – Crédito da foto – Pexels
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E mesmo nos dias atuais, algumas redes nacionais e internacionais que atuam no Brasil tem dificuldade em convencer os investidores em adquirir colchões mais confortáveis. Em alguns casos, a prioridade desses investidores é concentrar recursos em imponentes lobbys com pé direito triplo, com acabamento em materiais nobres e a assinatura de um renomado arquiteto de interiores para impressionar o hóspede já na entrada. Outra parte dos recursos são direcionados para criar espaços que na maioria das vezes o hóspede nunca irá usar e na hora de implantar o apartamento com uma moderna infraestrutura, faltam recursos. Produtos muitas vezes incompatíveis com o padrão do empreendimento são adquiridos, como os colchões. Isso pode ser uma decisão perigosa, já que se trata de um item que interfere na saúde e bem-estar de qualquer pessoa – do econômico ao super luxo.

Escolha difícil

A escolha do colchão nem sempre é tarefa fácil, pois o colchão dos sonhos de uma pessoa pode ser o pesadelo de outra. O que é preciso ter em mente é que esse colchão deverá atender aos mais diversos tipos de hóspedes, nas mais variadas faixas etárias, peso, altura e exigências. Um colchão de qualidade irá proporcionar suporte para todos os pontos de seu corpo de modo a manter a coluna na mesma posição de uma boa postura ortostática. É importante salientar que o corpo precisa ser capaz de relaxar, com sua coluna sustentada em sua curvatura natural. Do contrário, seus músculos funcionam toda à noite e você poderá acordar cansado e dolorido. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é quanto mais usado o colchão, mais ele se desgastará, daí a preocupação dos hoteleiros em adquirirem um colchão resistente para compensar o investimento. Valorizar o repouso correto em condições ideais, respeitando o perfil de cada biotipo, devem ser condições essenciais de um bom colchão, pois afinal de contas, 1/3 de nossas vidas passamos em repouso, dessa forma, a escolha certa do colchão apropriado é mais do que sensatez é qualidade de vida.

Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel
Um bom colchão deve atender aos diversos biotipos dos hóspedes, garantindo muito conforto – Foto – Divulgação
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Se antes os clientes recorriam apenas à recepção, ou no máximo a um SAC para queixarem-se de problemas no quarto ou na hospedagem em geral, hoje, seu poder é infinitamente maior com os sites de avaliação como o TripAdvisor. Basta fazer uma simples pesquisa e adjetivações como colchão horrível, muito duro, muito macio, fedido, cheio de ácaros, desconfortável e podre são algumas reclamações postadas por hóspedes no TripAdvisor. Além de não retornar mais ao empreendimento, aquele cliente que acordou com dor nas costas após deitar em um colchão desnivelado fará questão de denunciar o problema para possíveis novos hóspedes.

Função básica

Grande responsável por um descanso pleno ao dormir, o colchão deve cumprir duas funções: proporcionar conforto e fornecer apoio em todas as diferentes posições de dormir, o que torna todo o resto secundário. Uma recente pesquisa do Instituto Impulso, com dez mil consumidores, mostrou que 85% acreditam que um bom colchão é a chave para uma boa noite de sono e quase 90% que trocaram colchão nos últimos cinco anos investiram também em travesseiros, lençóis e colchas. De acordo com a ABICOL – Associação Brasileira da Indústria de Colchões o mercado de colchões movimentou mais de R$ 12 bilhões em 2022. Com esse mercado potencial, os fabricantes não podem perder o foco que um bom colchão deve proporcionar o suporte adequado para a sua estrutura corporal, que é principalmente o alinhamento da sua coluna vertebral, existem as camadas de suporte, partes inferiores do colchão. Pode haver uma ou mais camadas de suporte e, juntas, elas compõem o núcleo do colchão.

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A indústria brasileira de colchões se modernizou muito nos últimos anos e conta com maquinários modernos como nas fábricas da Gazin – Foto – Divulgação

Em certos tipos de estrutura de colchão pode haver uma camada do meio que contribui tanto para o alívio de pressão quanto para o alinhamento da coluna vertebral. Ela é conhecida como camada de transição. As camadas intermediárias de um colchão desempenham um papel duplo e pode ajudar em graus diferentes para alívio de pressão e conforto e para o alinhamento da coluna vertebral e suporte, dependendo da construção do colchão. Os diferentes tipos de pessoas precisam de diferentes combinações de camadas e materiais que funcionam em conjunto de maneiras diferentes para darlhe o suficiente de ambos para atender às suas próprias necessidades únicas de peso corporal e de perfil. As camadas de suporte do colchão são também conhecidas como núcleo e inclui todas as que estão abaixo das camadas de conforto. As de suporte são as principais responsáveis para o alinhamento da coluna vertebral. Elas controlam como as diferentes partes do corpo vão se acomodar / afundar no colchão enquanto a pessoa dorme. Existem cinco tipos básicos de núcleos de colchão, são eles: molas, látex, poliuretano, ar e água. Os tipos podem ser constituídos por uma única camada de material ou de várias camadas feitas de materiais diferentes.

Tecnologia aliada

Atualmente, tem-se notado uma maior preocupação dos hoteleiros em relação a aquisição da qualidade do colchão, e isso inclui a introdução de tecnologia. Além das propriedades de antibactérias, antifungos e antiácaros, vem sendo inseridos sistemas de molejo mais versáteis, como de fios contínuos ou molas ensacadas de forma individual, com enorme aceitação em hotéis porque agradarem pessoas de diferentes biotipos.
Colchões com íons de prata, fibra de bambu, fios de ouro também fazem parte do portfólio de muitos fabricantes, assim como a produção com sustentabilidade. Colchão compactado à vácuo numa caixa para facilitar o transporte e armazenamento já é uma realidade no mercado, assim como o EPS (poliestireno expandido, popularmente conhecido como ‘isopor’). Ele serve como matéria-prima no desenvolvimento dos colchões, sendo uma inovação no mercado, por substituir o uso da espuma e parte da madeira estrutural, proporcionando conforto térmico e, muito importante, maior resistência às deformações.

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O EPS confere maior vida útil ao colchão e por ser um material inerte, inodoro e atóxico, impede que fungos e bactérias se proliferem, como pode acontecer com o uso de madeiras ou aglomerados. Ele também não permite que os usuários desenvolvam alergia ao material. No mercado existe uma infinidade de modelos e marcas, com ou sem mola, com diferentes tecnologias e preços, de modo que escolher um colchão não é uma tarefa tão simples. Para acertar na hora da escolha, o primeiro passo é saber qual a densidade ideal do colchão. A densidade que tem oito classificações (D18, D20, D23, D26, D28, D33, D40 e D45) é uma característica que está ligada à capacidade do colchão de deformação quando determinada quantidade de peso é aplicada sobre ele.Então saber a altura e o peso da pessoa que vai usar é fundamental, assim como o colchão deverá ter certificação que são expedidos pela ABICOL – Associação Brasileira da Indústria de Colchões; o INER – Instituto Nacional de Estudos e Repouso, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas ou o ISPA – International Sleep Products Associations.

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Regina Segui: ““O colchão é um dos itens mais relevantes e marcantes na jornada e experiência do hóspede” – Foto – Divulgação
Jornada e experiência do hóspede

A pandemia fez surgir consumidores ainda mais exigentes, mas continua em voga a velha relação que os serviços oferecidos pelos hotéis, tem que ser no mínimo igual aos que os hóspedes possuem em suas residências. Encantar e proporcionar experiências inovadoras a jornada desse hóspede é de extrema necessidade e nesse contexto, o colchão tem um papel muito importante. “O colchão é um dos itens mais relevantes e marcantes na jornada e experiência do hóspede, por isso tem que ser valorizado, pois uma boa noite de sono é fundamental na hospedagem. Eu já tive episódio de hóspedes querendo fazer aquisição do colchão de um hotel para levar a experiência memorável para sua casa e com certeza estes hóspedes voltarão a se hospedar. Estamos em um momento de mudança de comportamento dos hóspedes e principalmente as novas gerações que utilizam hoje a cama para trabalhar, por isso a importância da qualidade e do conforto do colchão são primordiais”, revela a Consultora Regina Segui.
Ela desenvolveu um colchão exclusivo para a AHI – Atlantica Hospitality International e diz que foi um projeto muito desafiador, mas muito prazeroso e de muito sucesso. “Identificamos que o colchão era um diferencial na hospedagem e muito valorizado em todas as categorias de hotel de econômico a luxo. A parte daí, fizemos muitas pesquisas, desenvolvemos protótipos customizados, colocamos em testes em hóspedes exigentes e habitués. Este processo durou seis meses até a implantação final em toda a rede e o resultado foi excelente. Tivemos muitos elogios e um retorno muito positivo dos hóspedes, inclusive tiveram postagens nas redes sociais colocando o colchão como ponto forte na hospedagem da rede. Estes hóspedes com certeza voltarão a se hospedar nestes hotéis e recomendarão para outros”, assegurou Regina.

Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel
Carolina Haro: “Depois da higiene do apartamento, o conforto dos colchões é o item mais valorizado pelos hóspedes e o que gera mais elogio e/ou reclamação” – Foto – Divulgação

Carolina Sass de Haro, Sócia da Mapie Consultoria, uma das mais expressivas empresas do mercado hoteleiro, está sempre em viagem e segundo ela a experiência em relação a hospedagem que encontra é bastante inconsistente. “Há experiências incríveis de conforto proporcionado pelo colchão e há experiências muito ruins e isso independe da categoria do hotel. Acredito que tenha mais relação com a priorização deste investimento, especialmente em retrofits. Como o colchão não aparece, outros itens podem ser priorizados, o que é um erro, pois o colchão é um item de satisfação básico. A cama é um dos atributos mais relevantes para a satisfação de hóspedes em hotéis de todas as categorias. Camas confortáveis, com colchões e enxovais de alta qualidade são fundamentais para uma boa experiência essencial de hospitalidade. Desta forma, comentários de outros viajantes no TripAdvisor podem ajudar a entender o que é realmente bom e funciona em cada hotel. Receber comentários negativos no quesito colchão demonstra que o básico não está sendo entregue, o que é muito ruim para o meio de hospedagem”, salientou Carolina.

Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel
Júlio Cosentino: “Colchão é um ativo caro e a troca de todos os colchões do hotel demanda um grande investimento”
Locação de colchões

Júlio Cosentino, Sócio diretor da Rentv, a mais antiga empresa de locação de eletro eletrônicos da hotelaria nacional, está em constantes viagens e experiências ruins com os colchões em alguns hotéis o que o motivou a criar a locação dos mesmos. Para isso, firmou uma parceria com a Plumatex e apresentou essa novidade ao mercado, em setembro do ano passado na feira Equipotel. E o sucesso foi de imediato. “Já firmamos contratos de locação que somam mais de 500 colchões em hotéis de várias categorias, desde pousadas até hotéis de lazer e de luxo. Colchão é um ativo caro e a troca de todos os colchões do hotel demanda um grande investimento. Por isso, a locação acaba sendo uma excelente solução, certamente melhor do que trocar aos poucos e permanecer por muitos anos com colchões que não proporcionam o bem estar que os hóspedes merecem. O nosso serviço funciona como se fosse uma ‘assinatura’ de colchão, ou seja, trocamos o produto antes do seu prazo de validade, permitindo o hotel estar sempre com colchão novo e com valores altamente competitivos de locação”, explicou Cosentino.
Com experiências ruins de hospedagem em razão da má qualidade dos colchões, ele é enfático em dizer que a cama é o principal item do hotel. “Quando falo cama, é o conjunto que inclui também os travesseiros e a roupa de cama, sendo o colchão o principal responsável pela boa noite de sono. Não faz sentido qualquer investimento no hotel em termos de retrofit com a manutenção dos colchões antigos, que é um item que tem prazo de validade. Quando falamos de prazo de validade, obviamente depende do uso e da qualidade do produto, porém varia de quatro a seis anos, sendo oito anos o prazo limite para que o hóspede tenha conforto durante a noite. Um quarto de hotel recebe pessoas de diferentes biotipos e que dormem em posições diferentes a cada noite, o colchão deve ser pensado na diversidade e proporcionar para as diferentes preferências uma noite agradável.

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Normalmente quem está acostumado com um colchão mais macio, consegue dormir bem em colchões mais firmes, já o contrário não acontece normalmente. A altura do travesseiro também é muito importante e a nossa recomendação para hotéis de todas as categorias, é possuir na cama pelo menos dois travesseiros de alturas diferentes”, concluiu Cosentino.

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Lara Teixeira: “Depois da higiene do apartamento, o conforto dos colchões é o item mais valorizado pelos hóspedes e o que gera mais elogio e/ou reclamação” – Foto – Divulgação
Item valorizado na hotelaria

Lara Teixeira, Diretora de Projetos, Design e Construção para a América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts lembra que uma das principais funções da hotelaria é fornecer uma boa noite de sono ao hóspede, para que tenham disposição e energia para um dia de trabalho ou de lazer. “Sabemos que, depois da higiene do apartamento, o conforto dos colchões é o item mais valorizado pelos hóspedes e o que gera mais elogio e/ou reclamação. Dessa maneira, a escolha do colchão, assim como dos itens que compõem uma cama, é de extrema importância para o sucesso do hotel e para a fidelização do hóspede. Esse cuidado faz parte dos nossos requisitos básicos para todas as categorias hoteleiras nos processos de conversão e também de nova construção”, enfatiza Lara.
De acordo com ela, a Wyndham procura entender bem as particularidades de cada região selecionar fornecedores locais e adaptar as especificações aos produtos disponíveis, sem perder a qualidade. Na homologação dos fornecedores, além dos critérios técnicos relativos à qualidade dos produtos, a Wyndham considera fatores como a garantia e a reposição do produto, a estabilidade financeira da empresa e as categorias que o fornecedor pode atender.
São feitas visitas às fábricas para entender o processo de produção e como será a logística de entrega nas diversas regiões. Além disso, é analisada a origem dos materiais usados na fabricação, como por exemplo se a madeira da estrutura é certificada e quais são as políticas ESG da empresa. “Os proprietários dos hotéis devem seguir nossas especificações na escolha dos produtos. O fator preço não deve ser o decisivo, mas sim a especificação adequada. Um colchão mais barato e de menor qualidade terá uma vida útil inferior, o que significará troca mais frequente de colchões. Nossas diretrizes de marca pedem que um colchão seja trocado entre sete e dez anos, desde que tenha sido devidamente mantido, limpo e corretamente manuseado pela equipe de governança do hotel. O que pode diminuir esse prazo é a localização do hotel, já que a maresia, por exemplo, pode diminuir a vida útil do colchão”, concluiu Lara.
A mudança do perfil mais exigente do consumidor exigiu uma evolução da indústria colchoeira para atender as necessidades dos hotéis que compreenderam que um colchão faz a diferença nos serviços prestados. Exatamente por receber todos os tipos de pessoas, o hotel deve estar atento a uma característica muito importante: a resistência
do colchão. Diferentemente do produto do varejo, para uso residencial, o item deve conter suportes laterais, bordas em aço, molas temperadas e espumas certificadas como os primeiros requisitos obrigatórios no colchão de uso ‘profissional’. Estas características devem ser o principal mote na hora da compra de um produto para o hotel, considerando a
durabilidade e conforto do hóspede.

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Mark Campbell: “Comprar colchões inadequados significa prejudicar a experiência do hóspede, e demandar por mais recursos rapidamente, o que tira valor do negócio no longo prazo” – Foto – Divulgação
Critério de compras das redes

Como as grandes redes adquirem colchões em grande quantidade, seja para troca ou para atender a entrada em operação de novos hotéis, além do fornecedor ter que ser homologado com um produto de alta qualidade e durabilidade, até mesmo a saúde financeira da empresa é analisada, como acontece na AHI – Atlantica Hospitality International. “Na aquisição de um colchão de uma empresa homologada, analisamos em primeiro lugar a qualidade do colchão. É usando esse colchão que nosso hóspede estará desfrutando do conforto que procurou para uma noite reparadora de descanso. Se ele não ficar satisfeito com a experiência, ele não vai voltar ao hotel, e daí o hotel não se sustenta como negócio. Um bom colchão de molas entrelaçadas, independente do padrão do hotel é condição de entrada na hotelaria profissional. Mas é claro suas características variam por bandeira, com: medidas, tipo de molejo, de tecido, pillow top embutido e espumas de densidade mais alta, são alguns aspectos que costumamos observar. A durabilidade também é levada em consideração, pois temos a responsabilidade de cuidar bem dos recursos dos nossos investidores. Comprar colchões inadequados significa prejudicar a experiência do hóspede, e demandar por mais recursos rapidamente, o que tira valor do negócio no longo prazo. A saúde financeira da empresa homologada é um fator crucial para que qualquer empresa esteja apta para fornecimento a Atlantica. Não podemos ter riscos de ruptura de entrega numa abertura de hotel por exemplo, nem tampouco em um hotel em operação. Costumamos estudar a ficha técnica dos colchões, as garantias oferecidas, e em seguida, se for o caso, deixá-los em testes por pelo menos seis meses em um dos nossos hotéis para que possamos fazer os testes necessários para homologação, explica Mark Campbell, Diretor sênior de operações da AHI – Atlantica Hospitality International .
Segundo ele, atualmente a AHI possui três fornecedores homologados: Flex do Brasil, Pikolin e Ortobom, mas está sempre aberta ao desenvolvimento de novos parceiros, embora considere relevante que cada parceiro tenha uma performance razoável de vendas dos produtos homologados dentro da rede. “Depois de qualificadas as homologações, e garantida a satisfação dos hóspedes, chega a hora de exercer o nosso poder de escala de rede. Então sim, preço competitivo é um dos fatores mais importantes no processo decisório quando estamos cuidando dos interesses dos nossos investidores. Em alguns casos, como ocorre com alguns de nossos parceiros internacionais, como a Hilton, temos demandas especificas que podem influenciar o processo de decisão. E em outros casos podemos também levar em conta qual é a marca existente no hotel, qual foi a reputação construída ali, e se possível podemos avaliar manter o mesmo fabricante para efeito de controle de validade e pós venda dos produtos”, explicou Campbell. Ele finaliza informando que os certificados de garantia de colchões costumam ser de cinco anos. Mas o prazo da troca depende também de outros fatores como a qualidade do produto escolhida, as proteções utilizadas junto com seu correto manejo e o perfil de ocupação do empreendimento. Isso pode permitir alguma extensão de sua vida útil, talvez por até sete anos, tendo menos a ver com exigências de bandeiras, e mais com o estado real de conservação dos colchões.

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Confira a seguir alguns dos fabricantes de colchões para hotelaria e as soluções que possuem ao setor

Orthocrin

A empresa está no mercado há 58 anos, sempre utilizando o que há de melhor em inovação e tecnologia na fabricação de colchões e acessórios do sono. Está instalada num dos mais modernos parques fabris da América Latina ocupando uma área de 250 mil m² em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. Possui mais de 100 franquias em funcionamento e tem uma expressiva atuação digital com a comercialização online da sua linha de produtos no e-commerce. Há mais de meio século, a Orthocrin ocupa um lugar diferenciado no mercado de colchões, destacando-se pela qualidade e excelência dos seus produtos, o que a torna autoridade por ser especialista na fabricação de colchões. Os produtos fabricados pela Orthocrin possuem uma ampla variedade de modelos e alto grau de durabilidade e toda a linha é certificada com o selo Pró- Espuma – único selo que garante a qualidade superior do colchão. A grande capacidade fabril e o potencial do mercado hoteleiro, motivou a empresa a entrar recentemente na hotelaria. A Orthocrin produz colchões e acessórios do sono de altíssima qualidade e em grande escala para hotéis, pousadas, boutiques e demais empresas que compõe o segmento hoteleiro.

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A Orthocrin possui um dos mais modernos parques fabris da América Latina ocupando uma área de 250 mil m² em Santa Luzia Foto – Divulgação

Para melhor atender a demanda do segmento hoteleiro, a empresa ampliou sua estrutura com profissionais capacitados com treinamento específico e direcionado. Através desses treinamentos e da contratação de profissionais especializados no ramo hoteleiro, o objetivo da empresa é atender da melhor forma e com muita agilidade e eficiência
todas as demandas do setor. “O meu maior objetivo, desde o início da Orthocrin foi oferecer um sono de saúde a todas as pessoas que tivessem a oportunidade de dormir no nosso colchão. Nesses mais de 58 anos no comando da Orthocrin, dia após dia eu me preocupei em prepará-la para o futuro – um futuro com grandes oportunidades para quem souber navegar, e estiver preparado para os desafios. A nossa meta é ser uma empresa cada vez mais eficiente no que faz, pensando produtos com o mais alto grau de durabilidade e conforto. Temos também como objetivo, garantir a excelência em todos os processos, e assim, cada vez mais contribuir para o sucesso de todos”, enfatiza Manoel Nogueira, Fundador da Orthocrin.

Castor

A empresa que completou 60 anos de atividades em 2022 conta com três unidades fabris nas cidades de Ourinhos (SP), Passo Fundo (RS) e em Juiz de Fora (MG) e tem expressiva participação no segmento hoteleiro. Oferece uma série de soluções e produtos com alta tecnologia como: molas ensacadas individualmente (Autêntica marca Pocket), Tecnopedic e espuma da mais alta qualidade que estão presentes nos produtos. “Temos em nossas linhas, o tecido que recebe o tratamento retardador de chamas que em contraste com produtos similares, é ecologicamente correto e não tóxicos. Além da linha de colchões, a Castor oferece capa protetora para colchões, box versátil, cabeceiras, estofados, poltronas, roupas de cama e travesseiros”, lembra Hélio Antônio Silva, CEO do Grupo Castor.

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Hélio Antônio Silva: “Estamos constantemente evoluindo e elevando o nível de nossos produtos com novas tecnologias que proporcionam mais conforto e qualidade” – Foto – Divulgação

Ele ressalta que qualidade, conforto, durabilidade e inovação, são prioridades da Castor que conta com um completo centro laboratorial para realizações de testes que avaliam os produtos fabricados. Um laboratório exclusivo de última geração e profissionais qualificados. “Diante dos 60 anos de tradição, utilizamos as matérias primas e tecnologias dentro de que há de melhor no mercado. Os frequentes estudos na área do sono fazem com que aliado a tecnologia e inovação nos destacamos como diferencial em colchão no mercado brasileiro. Sempre acompanhando as tendências mundiais, buscamos entregar aos nossos clientes não só um colchão, mas sim produto que ofereçam um sono reparador aliado ao bem-estar. Acreditamos que a hospitalidade vai além da hotelaria, sendo assim, a Castor investe em atendimento personalizado. Possuímos uma equipe especializada e dedicada para atender apenas os clientes da hotelaria.
Quando se trata de comprometimento, conforto e qualidade, não medimos esforços para estar ainda mais próximo de nossos clientes. Temos o prazer de apresentar as tendencias mundiais para o seu hotel em primeira mão. Estamos constantemente evoluindo e elevando o nível de nossos produtos com novas tecnologias que proporcionam mais conforto e qualidade. Nesse ano estamos com lançamentos exclusivos que irá surpreender os consumidores”, garante Hélio.

Ortobom

Com 53 anos de atuação no mercado e presente em todo território nacional com 18 fábricas e mais de 1900 franquias, a Ortobom é outro grande player que atua fortemente no segmento hoteleiro apresentando várias soluções. “Levamos conforto, qualidade de vida e bem-estar a muitos hotéis desse País. Para isso, fazemos investimentos contínuos em novas tecnologias, maquinários e no aperfeiçoamento de nossos produtos, produzindo insumos de confiança, credibilidade e com o padrão de qualidade Ortobom. Uma das aquisições no ano de 2022 foi o maquinário para embalagem à vácuo de colchões”, disse André Fernandes, Gestor nacional do canal de vendas para hotéis da Ortobom.

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O estande que a Ortobom montou na feira Equipotel 2022 estavam expostas muitas soluções apresentadas ao segmento hoteleiro (Foto – Luiz Marcos Fernandes)

Segundo ele, o objetivo da Ortobom é ser cada vez mais observada como a melhor fornecedora de colchões para o segmento hoteleiro. “Permanecemos, como sempre, alinhados e desenvolvendo produtos exclusivos para atender as necessidades do segmento com cinco anos de garantia e graças a nossa distribuição entregamos em todo território nacional sem cobrar frete. Outro grande diferencial é que somos a única fábrica a disponibilizar a condição de pagamento em até 24 vezes sem juros. Condição essa exclusiva para o segmento hoteleiro para pagamento em boleto para substituição ou compra total de colchões e bases”, conclui Fernandes.

Socimol

A Socimol é uma empresa sediada em Teresina (PI) especializada na produção de colchões e estofados com forte atuação no segmento hoteleiro com a marca Ônix e atende a todo o Brasil e Mercosul. A empresa tem como missão surpreender seus clientes através do conforto e sensação de bem-estar proporcionada por seus produtos. Entre as soluções disponíveis para o segmento hoteleiro se destaca a linha de colchões box com cama articulada, que proporciona mais praticidade, conforto e flexibilidade na acomodação dos hóspedes. Com mais de 46 anos de atuação no mercado, a inovação é uma constante na empresa, que procura sempre investir em novas tecnologias e na qualificação de seus funcionários, através de capacitações e viagens para eventos do ramo de fabricação de móveis e colchões em todas as
partes do mundo, da Europa à Ásia.

Um bom colchão ainda faz uma grande diferença num hotel
Félix Raposo: “Quanto mais você mostra o colchão, sem acessórios, é melhor ainda, pois você enxerga a alma e o espírito do colchão” – Foto: Hugo Okada (Foto – Hugo Okada)

Félix Raposo, Diretor administrativo da Socimol destaca que: “Na história do colchão, você muda pouca coisa, como revestimento e design para aumentar o conforto. Não tem segredo, muda-se dimensões, com influência francesa ou inglesa. O que deve evoluir é o mercado. Até a década de 1990 predominava o colchão de espuma e preço. Com a vinda do real, chegaram os colchões americanos, e o conceito de ‘boutique’ e com isso o mercado de colchões evoluiu muito desde então. Quanto mais você mostra o colchão, sem acessórios, é melhor ainda, pois você enxerga a alma e o espírito do
colchão. A nossa missão é sermos os melhores fabricantes do mundo, pois o Brasil”, destacou Fêlix.

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O CEO do Grupo Plumatex, Rodrigo Miguel de Melo, ao lado de alguns dos 220 caminhões de frota própria – Foto – Divulgação
Plumatex

A empresa está entre os maiores fabricantes de colchões do País, possuindo cinco fábricas próprias nos estados de Goiás, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e Maranhão, e uma fábrica terceirizada em Santa Catarina. Conta com 220 caminhões próprios, 1.100 colaboradores diretos e indiretos capacidade produtiva de 4.500 colchões dia e 4.000 bases e está presente em 24 estados da federação. A Plumatex tem opções exclusivas para a hotelaria, utilizando as mais diversas tecnologias para o sono. Possui as marcas próprias – Unique, Plumatex e Smart – e fabricante exclusivo dos colchões da marca Sealy no Brasil. No portfólio da empresa são sete modelos de molejos, tecidos com tecnologias que vão desde extremo conforto climático até a tratamento antimicrobiano. Além de 38 anos de experiência na fabricação de espumas, contemplando o que há de melhor em espumas para colchões, como por exemplo a espuma visco ou látex natural. Cesar Giacomoni, Gerente comercial da Plumatex, destaca a importância da escolha do colchão. “Um bom colchão é aquele que respeita o seu biotipo, isto é, altura, peso, idade. Quando temos um colchão que atende estas qualificações temos um ganho de qualidade de sono. Um colchão inadequado faz com que nos movimentamos muito durante o sono e esses movimentos podem provocar micro despertares e isso interrompe o ciclo do sono, as interrupções do ciclo não permitem que o sono seja de fato reparador”.

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Fispal

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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