TradeÚltimas Notícias

TV Trip Brasil – do sonho à realidade

Por Marcelo Gomes*

A sabedoria chinesa registra, com toda propriedade, que “uma longa jornada começa com o primeiro passo”. Ratifico esse ensinamento quando localizo no tempo as ideias inaugurais de um canal de televisão exclusivamente dedicado ao turismo. Há mais de 20 anos, já envolvido profissionalmente com produção, telecomunicação e direção geral de TV, passei a me interessar pela legislação regulatória das Tvs por assinatura.

Testemunhei a edição da Lei 8977/95, que dispõe sobre o serviço de TV a Cabo.  Até 2005, acompanhei, como protagonista do meio, a gestação da Lei 12.485 de 2011. Ela é específica – não trata da radiodifusão e da televisão aberta – apenas dos serviços de TV por assinatura, chamada na Lei de Serviço de Acesso Condicionado – SeAC. Veio para garantir o espaço à produção brasileira, permitindo a concessão de Canais Brasileiros Qualificados. E, com isso, garantir a pluralidade e o equilíbrio a produtores e programadores de conteúdo em Tvs por assinatura.

Vamos ao ponto. Passados mais de cinco anos em homologações, registros, certificação de conteúdos, conclusão do processo e obtenção da outorga, nasce a TV Trip Brasil! Trata-se de canal totalmente dedicado ao turismo. Nosso diferencial básico está na grade de programas, com 90% de conteúdos de destinos brasileiros. Buscamos ampliar a visibilidade das riquezas brasileiras, ainda pouco conhecidas do telespectador.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

A TV Trip Brasil se baseia no conceito de “canal brasileiro de espaço qualificado”, explicitado na L-12.485, regulamentada pela ANCINE, em parceria com a ANATEL. A abertura do mercado para uma competição mais ampla incluiu a autorização para as empresas de telefonia operarem no setor, o que era vedado pela legislação anterior.

Tive o privilégio de contar com a experiência acumulada nos últimos 15 anos em produção de conteúdos turísticos para formatar uma grade de programas com extensa variedade de temas sobre o mesmo destino. Nosso objetivo é fomentar, por meio da variedade temática, o Brasil para os brasileiros. E, também, nossa distribuição na América Latina e futuramente nos EUA, Europa e até mesmo Ásia.  Com tanto conteúdo nacional vamos transmitir ao mundo o que o Brasil tem de melhor – além do esporte.

Falamos de cultura, lazer, entretenimento. Contemplamos também aqueles turistas que buscam o rural, o rústico, o natural e o intocado. O brasileiro pode, sim, praticar o turismo “bate e volta”, conhecendo pequenos vilarejos, bistrôs, recantos e gastronomia que estão a poucos quilômetros de carro e que agradam a toda a família. Isso é fomentar o turismo interno, já que o país tem muito a oferecer.

O início da operação da TV Trip se dá on demand. Isso significa iniciarmos pela tendência em telecomunicação. O on demand tornou-se, nos últimos anos, um meio alternativo e muito eficaz de atender ao público que deseja assistir “o que quer” e “na hora que quer”. O Vod (Video on demand) e as OTTs (Over The Top), são vistos como divisores de águas da telecomunicação. Em síntese, a TV Trip Brasil nasce no ambiente tecnológico da confluência digital para mostrar ao Brasil e ao mundo o que temos de melhor.

*Marcelo Gomes é CEO da TV Trip Brasil

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA