Terceira edição da Anufood Brasil tem início em São Paulo

Com mais de 300 expositores de 16 países, representando um aumento de 38% em comparação com a segunda edição, realizada em 2020, e com 195 estreantes, a Anufood Brasil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, foi aberta nesta terça-feira, dia 12 de abril, no Expo São Paulo, na Zona Sul da capital.
A 3ª edição da Anufood, que é uma versão sul-americana da Anuga, maior evento mundial do setor de Alimentos e Bebidas, contará com onze pavilhões internacionais e sete pavilhões nacionais. De acordo com levantamento da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 922,6 bilhões, resultado 16,9% superiorao registrado em 2020. O montante representa 10,6% do Produto Interno Bruto estimado para o ano passado.

O Presidente da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, ressaltou que o evento na sua edição anterior, foi o último antes do início da quarentena, o que torna a sua retomada neste ano ainda mais especial. “Trata-se do maior encontro do setor que apesar de tudo, tem registrado crescimento impressionante. O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos. Muito vem sendo dito sobre o papel do Brasil para a segurança alimentar dos consumidores, que estão cada vez mais informados sobre a sustentabilidade e outras características que já são requisitos para o mercado de Alimentos e Bebidas no mundo. Somos hoje a mais completa vitrine para o varejo, food service e canais de hotelaria. Com o foco na geração de negócios, temos a expectativa de realizar cerca de 1,8 mil reuniões nos três dias de evento”.

Juliana Malheiro, Diretora da Gerando Falcões tomou a palavra a seguir e ressaltou a importância social do evento para o mercado e para a economia do País. “Num País onde temos mais de 17 milhões de pessoas vivendo em comunidades, que dobraram de número na última década, hoje são 13 mil catalogadas, a Gerando Falcões é um ecossistema de transformação social e quero destacar na Anufood, os nossos produtos sociais e dizer que fazer negócio com a favela também é lucrativo. Mais do que urgente, é um ganha ganha. A favela é um lugar de disrupção e talentos invisíveis”.

Orlando de Souza, do FOHB, representando o Presidente da entidade, Eduardo Giestas, também teceu agradecimentos e explicou a atuação do FOHB dentro do segmento de hospitalidade nacional. “É desnecessário falar sobre a simbiose entre Alimentos e Bebidas e hospitalidade. Hoje temos ofertas que vão das mais simples, as mais sofisticadas e a gastronomia é um ponto de interesse na maioria das escolhas dos hóspedes. Quando nos convidaram, pensamos que gostaríamos de contribuir efetivamente com o evento e estamos oferecendo um encontro de compras. Isso acontecerá a partir das 15h00 e é assim que pretendemos apoiar e desenvolver o mercado nesse momento tão oportuno de retomada”.
João Dornellas, Presidente da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também fez a sua participação na solenidade de abertura e destacou a satisfação de mais uma vez, ver o evento cheio e apoiado por tantas empresas de renome nacional e internacional. “Temos o objetivo de seguir crescendo e acreditamos no Brasil não só como o celeiro do mundo, mas como o supermercado, exportando mais produtos industrializados. Podemos exportar outros setores de alimentos e bebidas. Do total da balança comercial brasileira, 63% é oriundo desta indústria”.

O ex-ministro Roberto Rodrigues mandou a sua mensagem e quis destacar nela, a segurança alimentar. “Um homem com fome é um homem bravo e mulheres com filhos com fome, derrubam governos. Segurança alimentar é uma condição essencial. É isso que o Brasil busca e queremos mostrar que o agronegócio brasileiro tem condições para a redução da fome no mundo e consequentemente com o alcance da paz. É com isso que estamos comprometidos”.
Gerald Bose, CEO da Koelnmesse, encerrou a cerimônia de abertura e afirmou que a Anufood é um “prato variado composto por diferentes e saborosos ingredientes e também agente de mudanças e avanços para o setor de alimentos e bebidas no Brasil”. Também registrou agradecimentos a equipe da Koelnmesse no Brasil que ajudou na realização do evento.

Participaram da solenidade de abertura: Andréa Figueiredo, Procópio de Moura, Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Celso Luíz Moretti, Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Lucas Felício Fiuza, Diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; Sueme Mori Andrade, Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agriculturae Pecuária do Brasil; Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Christian Lohbauer, Vice-presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio; Victor Bicca Neto, Presidente da Associação Brasileira de Refrigerantes e Bebidas Não Alcóolicas; João Dornellas, Presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; e Marta Echarte, Cônsul geral do Consulado do Uruguai em São Paulo.