Tecnologia reduz custos e agrega segurança sanitária na hotelaria
A tecnologia é uma grande aliada na hotelaria para garantir segurança sanitária com custos reduzidos
Reduzir custos operacionais, maximizar os serviços prestados e evitar contato físico entre hóspedes e colaboradores é o grande desafio da hotelaria em tempos de pandemia. Por isso, recorrer a tecnologia é de vital importância, pois ela é uma grande aliada no setor de limpeza, higienização e distanciamento físico. E existem muitas tecnologias disponíveis no mercado para purificação do ar, aparelhos que consomem menos água, softwares que deixam a programação do ambiente no automático, além dos robôs que limpam pisos, tecidos especiais antivírus, aspiradores de pó e as famosas máquinas de ozônio, de aromatização e nebulização. Como já é de se imaginar, a pandemia do novo coronavírus ajudou acelerar este processo, isso porque a higienização correta de ambientes e superfícies pode ser uma das principais medidas para conter o avanço de doenças. Por conta também do isolamento social, alguns pontos dos ambientes precisam de atenção redobrada, e a tecnologia pode fazer este serviço mesmo sem a presença de um humano no local.
Pensando neste lado, Gabriela Fontanelli, Gerente de Marca da Nextool, explicou como a tecnologia pode ajudar nesta retomada. “Desde o início da pandemia, as pessoas foram obrigadas a adotar novos hábitos de limpeza e a tendência é que esses hábitos mais rigorosos continuem mesmo após o término desta situação. A busca por conhecimento na área de sanitização também tem aumentado. A tecnologia baseada na utilização do gás ozônio se mostrou uma das mais eficientes, de utilização relativamente simples e preço acessível. Esta combinação de fatores está fazendo com que a oxi-sanitização deixe de se restringir à área médica (hospitais, ambulâncias, consultórios) e passe a virar rotina na higienização de locais com grande fluxo de pessoas ou até mesmo em residências. A tecnologia do ozônio é indicada pra utilização em ambientes fechados, previamente limpos e é uma forte aliada no combate à micro-organismos e partículas suspensas no ar e em superfícies de ambientes, como veículos, quartos de hotéis, salas de espera, leitos de hospitais, embarcações, bares, tabacarias, residências, pet shops, cinemas, shoppings, escolas, academias, entre outros”, diz.
Purificação através do ozônio
Como foi introduzido pela Gabriela Fontanelli, os geradores de Ozônio garantes ambientes mais seguros, e é a etapa final do processo de sanitização e garante a purificação do ar e ambientes esterilizados, de acordo com a orientação da Anvisa, Resolução 09/2003 – padrões referenciais de qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo.
Vantagens e Funções exclusivas dos geradores de Ozônio Nextool:
– Bivolt automático (110/220V), conecte à rede elétrica e ligue sem se preocupar com o seletor de tensão, evitando a queima ou problemas por tensão errada.
– 2 ventiladores, melhora o espalhamento do gás Ozônio pelo ambiente.
– Painel digital e timer programável, é possível programar o tempo de aplicação entre 1 e 30 minutos através do display de led.
– Contagem regressiva de fim de ciclo, saiba quanto tempo falta para finalizar a aplicação.
– Contador/totalizador de operações, tenha o controle de quantas aplicações foram realizadas, preciso e ideal para locação do equipamento.
– Robusto, portátil e simples de utilizar (4,0kg – 18,5 x 28 x 23 cm)
– Equipamento muito potente (60W) e eficaz contra odores e micro-organismos (geração de ozônio: 10g/h)
– São produtos ecologicamente corretos pois não utilizam nenhum tipo de produto químico, não deixam resíduos e tem baixo consumo de energia.
– Os Geradores de Ozônio Nextool possuem laudo de eficácia microbiológica emitidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO e certificados pela ANVISA.
– Com manual, garantia e Assistência Técnica permanente localizada em São Caetano do Sul-SP.
– Fabricante nacional, há mais de 10 anos no mercado.
Tecnologia para evitar contatos
A pandemia do COVID 19 trouxe a necessidade do afastamento físico e para manter os padrões de serviços sem os contatos entre hóspedes e colaboradores, os hotéis passaram a utilizar em larga escala o uso da tecnologia. Sabendo disso, a Desbravador desenvolveu uma solução para o seu hotel, possibilitando que, a partir do smartphone, o hóspede realize check-in, faça pedidos de room service, controle sua conta, entre outras funcionalidades. Trata-se do iService, uma solução tecnológica para evitar o contato físico, sem perder a eficiência e a excelência de atendimento. Assim que o hóspede faz a reserva, consegue efetuar o pré-check-in, fornecendo todos os dados necessários e obrigatórios para a entrada no hotel. Dentro do quarto, através da leitura de um código QR, o hóspede tem acesso a informações do hotel, como horário de funcionamento de restaurante, lavanderia, academia etc. Ali também fica o cardápio do restaurante, com uma breve descrição dos itens e o preço. O hóspede pode fazer o pedido, que será entregue no seu quarto.
Outra funcionalidade é o extrato da conta, que permite ao hóspede controlar suas despesas, não só as extras, mas também diárias, taxas, cortesias e adiantamentos, se houver. A função adiantamento está disponível pelo uso de cartão de crédito e permite ao hóspede fazer o pagamento do seu extrato de conta, minimizando ainda mais o contato e o tempo na recepção. Tudo isso desenvolvido com tecnologia de ponta, tornando esses processos práticos e seguros. Outra funcionalidade disponível é a pesquisa de satisfação, que pode ser personalizada e enviada tanto após o check-out ou mesmo durante a estadia do hóspede no seu hotel.
Tecido antiviral
A população está mais atenta com a forma que colchões, tapetes, almofadas, travesseiros, sofás, bichinhos de pelúcia e roupas de cama estão sendo limpas e higienizadas. Isso se dá por conta da bandeira que a COVID-19 levantou. Além da pandemia que abalou o mundo, outras doenças alérgicas ganharam mais importância como rinite, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica.
Com foco no novo coronavírus, a Teka Profiline traz ao segmento hoteleiro seu tecido antiviral, que inativa o vírus da COVID-19 com eficácia de 99,99% por mais de 50 lavações industriais. O produto foi desenvolvido com tecnologia brasileira e vai contribuir para a retomada das atividades do setor com toda a segurança necessária.
A opção antiviral é oferecida em um tecido 200 fios misto, que recebe um tratamento exclusivo com o aditivo Protec-20. A proteção é aplicada durante a produção do tecido e possui todos os parâmetros e processos controlados, eliminando também demais bactérias que possam aderir às roupas de cama.
Márcio Hoffmann, Diretor Comercial da Teka Profiline, ressalta que mais uma vez a Teka se coloca como protagonista no ramo têxtil e passa a oferecer uma solução muito importante para garantir que todos os hóspedes possam voltar a utilizar os serviços da rede hoteleira. “O tecido antiviral tem eficiência comprovada contra a COVID-19 e vai proteger também os colaboradores que atuam diretamente na higienização das roupas de cama. Nosso time de especialistas trabalhou com muita dedicação e carinho para trazer essa grande novidade ao mercado, e estamos certos de que esse é um marco para o segmento hoteleiro”, destaca.
O composto utilizado no novo tecido antiviral Teka Profiline é uma tecnologia 100% brasileira, desenvolvida por uma empresa catarinense, na qual o aditivo Protec-20 é responsável pela eliminação das categorias de vírus envelopados e não envelopados. Esse diferencial age de forma rápida, garantindo a proteção de hóspedes e colaboradores.
Os testes aplicados no desenvolvimento do tecido antiviral foram realizados por um laboratório credenciado e certificado pelos órgãos responsáveis, seguindo a ISO 18184. O Diretor ainda ressalta que essa criação é mais um passo da ajuda da tecnologia no segmento. “Sim (tecnologia faz parte deste cenário). Prova disso é o tecido antiviral que estamos lançando com foco no segmento hoteleiro. Com essa novidade exclusiva Teka, não apenas os hóspedes poderão desfrutar de uma estadia mais segura, como também os colaboradores poderão ter mais segurança no desempenho de suas funções”, aponta.
Mudanças no comportamento
As mudanças no comportamento do consumidor com a pandemia do novo coronavírus já são percebidas em diversos segmentos. A lista de novidades que surgiram nos últimos meses inclui tecidos, tintas, equipamentos de raios ultravioleta, capacete de proteção e até sacos de lixo, todos com materiais antibacterianos e antivirais ou com soluções de proteção contra contaminações. A busca por proteção nos itens de moda casa é tendência no mercado. Pensando nisso, a Altenburg, empresa catarinense com forte atuação no segmento hoteleiro, lançou o travesseiro com tecnologia antiviral e eficaz ao Covid-19. No segmento de travesseiros, esse é o primeiro produto certificado a ser apresentado ao mercado.
A proteção antiviral inativa o vírus no momento em que ele entra em contato com o tecido, evitando o contágio. Além da proteção antiviral, o produto também tem seu benefício antibacteriano, que ajuda com os cuidados da pele e evita odores. Todos os itens são feitos em algodão, o que também proporciona conforto ao toque e a temperatura por ser uma fibra natural. Os produtos desta linha também são antialérgicos.
O tecido com acabamento antiviral foi desenvolvido pela empresa catarinense Dalila Têxtil, passou por testes laboratoriais seguindo normativas científicas reconhecidas internacionalmente. O aditivo utilizado no tecido antiviral é 99,9%% eficaz contra o vírus e elimina qualquer bactéria que entrar em contato com o tecido. Hoje a eficácia deste produto se estende a 50 lavações. Os testes laboratoriais foram realizados em laboratório independente seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente, como a AATCC 100 (antibacteriana) e ISO18184 (antiviral). O Antiviral é um produto com amplo espectro viral, onde o torna um virucida independendo o tipo de vírus e, antimicrobiano que atua frente às bactérias causadoras de mau odor e eventuais doenças de pele. A prata é utilizada no setor têxtil devido às suas propriedades ópticas, físico-químicas e biológicas únicas.
Já a indústria têxtil Delfim, responsável por produzir um tecido especial – denominado DelfimProtect – que consegue inativar o Sars-Cov-2 em até um minuto e tem essa eficácia comprovada, viu a procura pelo produto disparar, principalmente por empresas fornecedoras de itens para hotelaria. “Nós percebemos que os hotéis estão bastante preocupados em adotar barreiras para tornar a hospedagem o mais segura possível e, com isso, atrair de volta o alto movimento de hóspedes. E nosso produto entrega isso”, afirma Mauro Deutsch, Presidente da Delfim que produz capas para travesseiros. Ele ressalta ainda que muitas vezes as equipes dos próprios hotéis têm feito contato direto com a indústria para fazer a compra de tecido para transformá-los em toalhas, forros de camas e até mesmo capas para espreguiçadeiras de piscinas.
O plástico filme de PVC ganhou espaço no momento na proteção da Covid-19. É utilizado para proteger o celular, o controle-remoto, a maquininha de cartões, entre outros. O mercado hoje já conta com produtos nesse segmento que oferecem proteção antibacteriana e antifúngica que também prometem ganhar espaço no setor hoteleiro. É o caso do AlpFilm Protect, fabricado pela empresa AlpFilm e com teste de eficácia comprovado pelo laboratório do ICB – Instituto de Ciências Biomédicas da USP – Universidade de São Paulo. O produto inativa o Sars-Cov-2 por contato em um curto espaço de tempo e pode ser aplicado em vários locais onde há uma grande circulação de pessoas que tocam superfícies, como corrimões, maçanetas, barras de segurança e até mesmo nos restaurantes, como embalagem de proteção dos alimentos servidos aos clientes. Na mesma linha há ainda opções de filmes plásticos e tapetes autoadesivos, também com capacidades comprovadas de inativação do novo coronavírus. O Promasafe, lançado recentemente pela empresa Promaflex, pode ser usado em áreas com alto fluxo de pessoas, para evitar contaminações cruzadas em áreas de toque como encosto e braços de cadeiras, assentos, mesas, botões, telefones e outras superfícies.
Carpetes e estofados
Minúsculos e invisíveis, os ácaros são responsáveis por diversos tipos de doenças, como já foi dito. Muito por essa razão, Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil, entende que as manutenções de boa parte desses materiais devem ser tratadas de forma exclusiva, não dentro de um combo geral de limpeza. “É fundamental revisitar as tecnologias disponíveis, ignoradas ou subutilizadas antes da pandemia e aplicá-las. Carpetes e estofados, por exemplo, geralmente, são um tópico embutido nos serviços gerais de limpeza, quando, na verdade, deveriam ser tratados como um serviço independente, com retranca própria, justamente porque demandam uma tecnologia específica para sua correta manutenção e higienização. Esta tecnologia existe e é fruto da pesquisa e desenvolvimento de metodologias e produtos patenteados que garantem a eliminação de mais de 90% dos vírus e bactérias das superfícies tratadas – comprovada por laudos laboratoriais -, reduzem o consumo de água e energia e o período de inatividade dos ambientes higienizados. Em resumo, tecnologia que garante a biossegurança, sustentabilidade e otimização do tempo em empreendimentos com grande rotatividade como o caso dos hotéis. Incorporar definitivamente esta tecnologia na rotina de limpeza e conservação dos ambientes corporativos, comerciais e hoteleiros é parte essencial do “novo padrão de limpeza”, que, de fato, não é novo, é, apenas, pouco utilizado”, afirma.
Com essa visão, a milliCare Brasil desenvolveu um sistema para os cuidados dos carpetes dos empreendimentos. “O sistema de higienização a seco milliCare utiliza uma tecnologia exclusiva e patenteada que limpa, higieniza e, ainda, mantém a aparência e a vida útil do carpete por muito mais tempo preservando assim seu patrimônio/investimento. Isto porque utiliza um polímero – partícula sintética – que baseado na tecnologia de “adsorção” atrai e retém a sujidade do carpete, inclusive as micropartículas que são difíceis de serem extraídas só com o processo de aspiração. É esta capacidade de aglutinar a sujeira em torno do polímero “partícula milliCare” que permite assegurar a higiene e limpeza. A tecnologia milliCare está cientificamente comprovada pelo projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo”, diz Jubilut.
Também pensando em auxiliar os empreendimentos, a EFA disponibiliza ao mercado tecnologias que limpam e descontaminam superfícies e ambientes. Henrique Noel, Sócio diretor da empresa, comenta sobre o produto. “Nosso diferencial está em disponibilizar ao mercado tecnologias que sanitizam, limpam e descontaminam superfícies e ambientes. Através da EFA System e do Clean Air EFA – Sistema de Oxi-sanitização, a EFA pontua um novo conceito de limpeza e descontaminação aliados a tecnologia, praticidade e otimização de custo e tempo, com segurança durante o processo. A EFA System tem eficácia comprovada na purificação e aromatização do ar, eliminando ácaros, fungos e bactérias, limpando e higienizando de forma completa, agregando valores em limpeza e descontaminação. O Sistema de Oxi-sanitização realizado pelo Clean Air EFA possui a mais avançada tecnologia para sanitização efetiva de ambientes. Inativando vírus e micro-organismos, matando bactérias, fungos, mofos e ácaros. Elimina odores, mesmo que impregnados. O Clean Air EFA é bivolt automático, função liga e desliga com ajuste de tempo. Não requer troca de refil ou limpeza de filtros. Resulto imediato com liberação de ozônio no ambiente, capaz de chegar em locais onde a limpeza tradicional não chega”.
Segundo Noel, tudo isso acontece graças a ajuda da tecnologia que auxilia na limpeza profunda. “A tecnologia facilitou e melhorou a vida da humanidade em muitos aspectos, e na limpeza não podia ser diferente. O mundo vem evoluindo tecnologicamente em uma velocidade surpreendente, porém quando falávamos de limpeza, higienização e descontaminação a história não era bem essa. Comprovadamente estamos mudando esse padrão, já ultrapassado. Hoje com a tecnologia, é possível fazer a higienização e sanitização, ou seja, uma limpeza profunda e eficaz. Isto acontece por meio de um processo continuo e comprovado de limpeza e higienização, menor custo e risco, além da qualidade de vida e saúde”, diz.
Limpeza a seco
Outra tecnologia que os meios de hospedagens estão utilizando é a vapor a seco e a empresa Nocotech, possui esse sistema reconhecida e registrada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O sistema distribui as soluções biodesinfetantes em cada centímetro quadrado no ambiente. Tem sido grande aliada para a desinfecção em hotéis, motéis e pousadas, sendo eficaz até em enxovais, travesseiros, colchões, carpetes e nos “cantinhos” mais difíceis, sem deixar resíduo úmido ou cheiro. A solução, disponibilizada no Brasil pela empresa DeVant Care, é um equipamento de aplicação automatizada (sem qualquer intervenção humana), aliada às soluções de biodesinfecção, que cobre, com atuação 360º, ambientes e superfícies.
O Hotel Atlante Plaza (na orla de Boa Viagem, no Recife, Pernambuco), por exemplo, realizou a desinfecção de dois salões para uso dos clubes do Brasileirão da Série A com a nova tecnologia Nocotech que durou 30 minutos em cada sala, com metragem de 145m² e 128m² e capacidade para 100 e 120 pessoas. O procedimento foi feito pela Safestar Soluções em Saúde, parceira da Devant Care para estados do Nordeste. “A vaporização seca é penetrante em todos os ambientes e superfícies e isso quer dizer que nossa solução é efetiva para este segmento. Outro grande benefício para os hotéis é que a solução também auxilia na eliminação de percevejos, desafios recorrentes e importantes a superar, e também na redução e eliminação de mofo, ácaros e maus odores”, diz Ivam Cavalcante Pereira Jr., diretor executivo da DeVant Care, empresa especializada em soluções automatizadas de biodesinfecção de ambientes e superfícies, e responsável pelo procedimento, que trouxe ao País a tecnologia Nocotech.
Qualidade do ar
E nada adianta higienizar um ambiente se o ar condicionado central de um hotel pode espalhar vírus para vários outros ambientes, por isso a renovação do ar é muito importante, assim como a limpeza dos dutos. A renovação do ar é regulamentada pela Norma Brasileira NBR 16401-3, exigindo a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, evitando a concentração de poluentes nocivos à saúde, o que pode gerar dores de cabeça e fraqueza. No setor hoteleiro alguns momentos exigem o máximo cuidado e atenção, pois é necessário a descontaminação correta desses ambientes, tanto na recepção de novos hóspedes como na abertura ou limpeza de um quarto, por exemplo.
A BioGuard tem como diferencial nos produtos a agilidade de seu funcionamento e na eficácia no processo de higienização, que elimina germes, bactérias, fungos e vírus de forma rápida e segura. Esse processo pulveriza uma névoa com gotículas de desinfetante, que eliminam organismos nocivos à saúde, tanto do ar quanto da superfície. O método permite mais segurança para todo o empreendimento e às pessoas que ali circulam, seja nos quartos ou áreas comuns, o que será fundamental, especialmente com a chegada da alta temporada de verão, quando os hotéis brasileiros ficam bastante cheios e podem operar com a máxima segurança possível e menor custo. A garantia de ação da tecnologia da BioGuard foi atestada pelo Laboratório Eurofins, especializado em ensaios bio-analíticos. O processo garante a descontaminação de 99,99% de vírus, germes e bactérias, incluindo o novo coronavírus (COVID-19). “Sabemos que, aos poucos, as pessoas estão retomando suas rotinas e já planejam férias e dias de folga com a chegada das festas de fim de ano, mas esse não é o momento de baixar a guarda para os cuidados com a saúde que, inclusive, devemos adotar por toda a vida, a fim de evitarmos novos surtos e pandemias”, comenta André Tchernobilsky, Engenheiro e CEO da BioGuard.
Sanitização e higienização
Engana-se quem pensa que sanitização e limpeza fazem parte do mesmo processo. Daniel Nogueira Gontijo, Diretor de Marketing Maxmaq, faz uma análise sobre as diferenças de cada um. “Primeiramente é importante diferenciar os conceitos de limpeza e sanitização de ambientes. A limpeza é um conjunto de processos muito importante para a retirada mecânica de sujidade (Pó, gordura, material orgânico e mineral em geral) das superfícies. A Sanitização é um processo químico de redução aos menores níveis possíveis, que chegam muito próximo de zero, a quantidade de microrganismos em um ambiente. A Limpeza foi evoluindo ao longo dos anos com o desenvolvimento de novos materiais sintéticos, aspiradores a vácuo, novos produtos e técnicas. Mas hoje já não é mais o suficiente. Uma boa limpeza sem um bom acabamento não é capaz de garantir um ambiente seguro. Para tal é preciso lançar mão de tecnologias que garantam um ambiente livre de vírus, bactérias e odores de mofo. E isso precisa ser feito, em escala comercial, de forma rápida e com ganho de eficiência. O que precisamos é uma aliança entre equipamento, produto e técnica (aplicador)”, afirma.
Atomizadores eletrostáticos
Falando sobre um produto que faz parte da Maxmaq, Gontijo apresenta um produto atômico capaz de limpar sem perder o efeito a longo prazo. “Temos hoje equipamentos atomizadores eletrostáticos importados que garantem a cobertura total de um quarto de 25m² em 30 segundos. E o melhor, sem encharcar o ambiente colocando móveis, tecidos e equipamentos eletrônicos em risco. Os atomizadores (ou nebulizadores eletrostáticos a frio) são diferentes de pulverizadores pelo nível da quebra de partículas. Pulverizadores fazem gotas grandes e encharcam o ambiente, além de gastar muito produto. Nebulizadores a frio economizam produto e reduzem drasticamente a chance de encharcar um ambiente. Aliando o equipamento a um produto de tecnologia atômica que adere a superfície por ligações covalentes deixando-as protegidas 24h por dia, 7 dias por semana, por até 12 meses protegidas contra vírus, fungos e bactérias tem se um ambiente realmente seguro. Esta tecnologia atômica permite que as superfícies sejam lavadas, com a limpeza comum sem perder o efeito de longo prazo”, diz.
Diferenciais:
– Reduz custo operacional: Poucos segundos por cômodo poucas vezes ao ano para ter total proteção;
– Reduz custo com produto: O Atomizador Eletrostático reduz em mais de 60% o uso de produtos sanitizantes comparado a técnicas comuns;
– Reduz riscos: O produto quando bem aplicado elimina vírus e bactérias protegendo funcionários e clientes. Além do que é um potente antimofo. Com somente uma aplicação, bem feita, elimina-se o risco de mofo e bolor por até 12 meses. Isso é um grande valor para o mercado hoteleiro com certeza já que não terão reclamação de odores e nem de problemas respiratórios;
– Aumenta receitas: Um trabalho bem feito e bem divulgado aumenta a credibilidade do estabelecimento. Muitos estabelecimentos colocam adesivos com QR codes que levam para páginas explicativas sobre a tecnologia deixando os clientes (no caso hóspedes) mais tranquilos.
– Pode ser usado em redes sociais e demais canais de divulgação para reafirmar o cuidado dos estabelecimentos dos hotéis para com os hospedes se tornando uma poderosa ferramenta de marketing;
Combate profissional
Pensando nesses diferencias, o Diretor explica qual é o resultado final esperado. “Nossa função é desmistificar o combate profissional aos microrganismos, neste momento temos o COVID-19 mas, no futuro, quem sabe? Com o sistema que implementamos conseguimos deixar o controle na mão dos estabelecimentos e dar toda a visibilidade para seus clientes saberem que estão se importando e tomando medidas de precaução, afinal, como é algo invisível aos olhos humanos, precisamos comunicar. O que a Maxmaq oferece é um tripé que envolve maquinário, produtos e treinamento. Todos de altíssimo nível que, sem dúvidas, irá ajudar os hotéis, navios, restaurantes e etc a reduzirem custos e oferecer uma experiência completamente diferenciada aos seus clientes Com simplicidade operacional e muita tecnologia envolvida”.
Não é uma hipótese e sim um fato. Os clientes dos hotéis, cruzeiros, aviões estão mais exigentes. A Gabriela Fontanelli, da Nextool, fez um balanço deste novo momento. “Em geral os clientes estão mais exigentes em relação a limpeza, principalmente no atual contexto em que estamos vivendo. O público, com razão, exige cada vez mais informações, garantias e comprovações de eficácia dos produtos e procedimentos a fim de confiar no serviço prestado. Com o repentino crescimento de demanda na área de sanitização, surgiram muitas empresas e prestadores de serviços oferecendo soluções que não seguem os devidos protocolos, resoluções da ANVISA, nem possuem nenhum tipo de laudo que comprove sua eficácia microbiológica. Por este motivo, a Nextool se preocupa em oferecer a seus clientes laudos de eficácia microbiológica emitidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO e certificados pela ANVISA, assim como explicações, instruções e suporte pós-venda para que o consumidor tenha total confiança de que nosso produto cumpre o propósito a que se destina”, esclarece.
A Teka também acredita que este cenário traz mudanças e atenção redobrada dos clientes. “Sim, em função da pandemia os hóspedes estão mais atentos às questões relacionadas à higiene e limpeza. Portanto, será fundamental que o setor esteja preparado para atender essas expectativas, com produtos e serviços diferenciados que estejam de acordo com esse novo comportamento”, diz Marcio Hoffmann.
Paulo Jubilut, da milliCare Brasil, também opinou sobre ao assunto e comentou sobre os novos sensores do monitoramento da qualidade do ar da empresa. “Com certeza clientes já estão mais exigentes com relação à limpeza tanto em hotéis, bares e restaurantes como em ambientes corporativos e comerciais. A biossegurança, onde a limpeza é protagonista, ganha o mesmo status do conforto e atendimento. Não basta, mais, executar: o gestor terá que mostrar como foi feito e contar com um fornecedor que possa ser seu consultor e especialista, assegurando a entrega ao hóspede. Neste sentido a milliCare já atua, finalizando os testes para a instalação de sensores de monitoramento da qualidade do ar interno cujas informações poderão ser disponibilizadas para o cliente, para sua maior segurança, o que deverá ser um importante diferencial de competitividade”, destaca.
Henrique Noel já vê toda essa nova fase que estamos vivendo não permite apenas limpezas da forma antiga e sim com mais precisão, o que faz os clientes mais atentos e exigentes. “O “novo normal” é agora, já está acontecendo. Não cabe mais dizer que um ambiente limpo se faz com vassouras, paninhos e produtos químicos… não basta. O mercado evoluiu. A tecnologia demorou para chegar na área de serviço, mas chegou. Os clientes já cobram isso antes mesmo do check in. A cada dia o cliente se faz mais exigente quando o assunto é higienização, descontaminação e eliminação de risco comprovadamente”, aponta.
Treinamentos constantes
É natural que com novos procedimentos, adaptações aos funcionários sejam necessários para que tudo ocorra de forma segura e correta, como explica Paulo Jubilut: “A introdução de toda e qualquer nova tecnologia e metodologia deve ser repassada aos colaboradores por meio de apresentações e/ou treinamentos práticos. O treinamento é a chave para o bom desempenho de qualquer tarefa. No caso da milliCare, a equipes de limpeza internas são esclarecidas quanto a metodologia e treinadas quanto ao uso correto do kit Capture-Millicare para remoção de manchas e na plataforma milliClick”, reforça.
Já Daniel Nogueira Gontijo, da Maxmaq, concorda em relação aos treinamentos, mas acredita que as empresas devem simplificar o trabalho para os clientes. Sim, porém é importante que os fornecedores destas tecnologias, como a Maxmaq, por exemplo, estejam atentos à realidade dos estabelecimentos. Uma das principais características de uma tecnologia funcional é a simplicidade operacional. Como exemplo o iPhone: altíssima tecnologia, intuitividade no uso. É isso que buscamos oferecer para nossos clientes: tecnologia de ponta com simplicidade, eficiência e alto valor agregado. Pensamos nos clientes dos nossos clientes em primeiro lugar. O treinamento continua sendo parte muito importante, porém tornamos muito mais acessível e simplificado podendo muitas vezes ser feito com um simples vídeo”, diz.
Henrique Noel, Sócio diretor da EFA, opinou que tudo vem acontecendo de forma muito natural pelas novas exigências. “O momento já nos colocou um novo protocolo em relação ao assunto, mas tudo já está acontecendo, diariamente, de forma gradativa. Ninguém mais se assusta com a chegada de novas tecnologias. A surpresa se deu com o fato de estar acontecendo em relação a higienização e limpeza. Nós já estamos adaptados ao novo conceito. É uma tendência as pessoas se preocuparem mais com uma limpeza mais profunda do ambiente em que vivemos. A proliferação de ácaros e o aumento gradativo da poluição do ar causa vários problemas respiratórios. Então, acredita-se que cada vez mais as pessoas invistam em produtos que solucione esses problemas”, conclui.
Higienização em diversos ambientes
A Atcllor é uma empresa do segmento de limpeza que possui produtos para higienização de diversos tipos de objetos. “Ativos que vão ser devidamente direcionados para as aplicações corretas, sem danificar as superfícies, com silicones especiais que hidratam, protegem e restauram o brilho da superfície. O LST Clean é um produto de dupla função, higienizando qualquer tipo de calçado e até mesmo capacetes, além de eliminar odores sem agredir a superfície. O Tech touch, é um higienizador de telas de equipamentos industriais de todos os seguimentos, hospitalares, residenciais, automotivos, aeronáuticos, como celulares, TV’s, lentes de câmeras, telas touch scream, monitores, além de óculos, sendo à base de álcool isopropílico que é o higienizador ideal para limpeza de placas eletrônicas, que limpa sem deixar resíduos e não oxida os componentes eletrônicos, além de contar com um silicone especial, de origem austríaca que promove uma tripla camada protetora, repelindo a água até 300 vezes além de promover um brilho de novo. O Limpa toque é um produto à base álcool etílico, que promove uma limpeza profunda de interiores de automóveis, aeronaves, motos, embarcações. Remove sujeiras de painéis, portas, bancos, além de conter também um silicone especial que hidrata, auxilia no brilho e restaura a aparência de novo. Tudo isto com matérias-primas selecionadas pelo mais alto grau de pureza e qualidade, gerando produtos de alta performance”, explica Adriano Teixeira do Rosário, Diretor Comercial da empresa.
Com o crescimento em massa da tecnologia, Teixeira garante que a Atcllor está preparada para treinar os funcionários com essas novas ferramentas. “Em algum momento sim (será necessário treinar), mas atualmente o que vão perceber é que o que já faziam bem antes, agora fazem melhor, mais rápido e fácil. E para isto, a ATcllor já está preparada com corpo técnico qualificado para a execução de treinamentos online presenciais, que já é o diferencial da empresa além da qualidade e eficiência dos produtos.
Adriano Teixeira esclarece que os produtos da Atcllor são produzidos através de pesquisas dos especialistas. “Nossos produtos são desenvolvidos com a máxima qualidade e eficiência, com matérias-primas selecionadas através muitas pesquisas, não só para cumprirem as funções aos quais são direcionadas a fazerem, com são do mais alto grau de pureza. O que não significa que param por aí. A melhoria contínua de nossos produtos, e sempre focando no bem estar de nossos clientes, promovendo melhores resultados com melhor custo benefício e facilitando a vida do usuário, é a preocupação da ATcllor que nunca para de se reinventar e inovar para estar sempre atualizada com o as novas tecnologias, se consolidando cada vez mais no mercado como uma empresa de qualidade, confiança e revolucionária”, finaliza.