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Retomada do turismo

Softwares ditam nova era dos serviços hoteleiros

O uso da tecnologia para agilizar e otimizar o serviço hoteleiro já é algo inerente à prática. Os próprios usuários dão início a sua experiência de viagem utilizando aplicativos, programas e motores de reserva intuitivos para definir o destino e hospedagem que vão usufruir – seja a lazer ou a negócios. Ou seja, do início ao fim do seu contato com o hotel, o hóspede espera o menor número possível de burocracias e papéis assinados, e cada vez mais tecnologia e fluidez nos processos.

Mas ainda existem muitos hotéis que enxergam o investimento em softwares de gestão, sites responsivos e aplicativos como um custo, e insistem na manutenção do papel desde a administração financeira, passando pelo momento da reserva até o check out. Acaba ficando para trás aquele que não acompanha a tendência de seu próprio público, que chegou até o hotel através de uma pesquisa online, avaliações em ferramentas como o Trip Advisor e pretende fechar toda a viagem apenas com a ponta dos dedos, sem precisar fazer uma ligação.

Conforme levantamento feito no primeiro semestre pela Avaya, empresa global especializada em fornecer soluções tecnológicas, a comunicação mais moderna e a implementação de novas tecnologias são fundamentais para o setor hoteleiro. Na pesquisa, foram entrevistadas 72 marcas de hotéis para verificar quais são as falhas, tendências de mercado e oportunidades de melhoria para o segmento.

Hoje, cerca de 95% dos hóspedes insatisfeitos com o atendimento e com o serviço não reclamam, mas 91% deles vão embora e não retornam. Para 62% dos que foram questionados, a qualidade da experiência do hóspede em suas instalações seria aprimorada de forma significativa por meio do aperfeiçoamento dos serviços de quarto disponibilizados e também nas instalações do empreendimento.

Outra opção registrada como importante são os aplicativos, visto que 48% dos participantes reconheceram que eles oferecem as oportunidades mais atraentes para melhoria do serviço de qualquer tecnologia. Vale ressaltar que 81% dos participantes estão com projetos de criar aplicativos de alto desempenho nos próximos anos. A hora do agendamento também tem sido um ponto crucial para a baixa de receita e de market share, pois os consumidores acabam optando por Agências de Turismo Online (OTAs), caso não sejam bem atendidos.

Automação tornou-se ferramenta obrigatória para controlar custos – Pixabay

Gestão eficiente
Os softwares de gerenciamento hoteleiro, também chamados PMS – Property Management Systems são requisitos básicos na operação hoteleira como eficiência, segurança e rapidez no atendimento. Mesmo não sendo visíveis para os hóspedes, os softwares são imprescindíveis para os meios de hospedagem de qualquer porte, pois neles são registrados todos os cadastros de clientes, tanto individuais como empresas e agências de viagens, controle de disponibilidade e tarifas e contas de clientes.

Além disso, um bom PMS deve fornecer relatórios práticos, precisos e confiáveis, permitindo assim a análise de situação e de performance do empreendimento, tanto no front office (recepção e governança), como no back office (contabilidade, faturamento, cash flow, eventos, etc.), tudo de forma ágil e segura.

Segurança, inclusive, deve ser a motivação da modernização dos procedimentos, e não empecilho. Atualmente, cerca de 85% dos hotéis brasileiros são independentes, ou seja, que não são ligados a nenhuma rede ou grupo nacional ou internacional.

Isso possibilita que sejam oferecidos diversos softwares de gestão no mercado, mas nem todos são confiáveis e seguros. Consultar especialistas antes de contratar uma empresa para armazenar dados e informações em nuvens e datacenters é imprescindível para garantir segurança ao empreendimento e aos hóspedes.

O sistema ideal é aquele que armazena informações dos hóspedes, mapeia dados financeiros e tarifários e atende exigências do governo, permitindo que o proprietário ou gerente se antecipe a qualquer situação. Confira a seguir algumas ferramentas disponíveis no mercado que atendem as diversas áreas da hotelaria.

Solução mobile
Atualmente, existem no mercado empresas que desenvolvem sistemas de qualidade, preocupadas com o que há de mais moderno em soluções para hotelaria. Independentemente se o hotel faz parte de uma rede nacional, internacional ou bandeira independente, a segurança, rapidez e confiabilidade na prestação de serviços são fundamentais na escolha de um bom PMS.

Com 21 anos de atividade, a Check-in é uma empresa brasileira que desenvolve softwares para hotelaria. O Alpha, sistema para gestão de hotéis, é um PMS Multi Hotel e Multi Empresa modular, simples de usar, altamente parametrizável e aderente a diversos modelos de gestão praticados no segmento da Hotelaria.

A ferramenta pode ser instalada tanto em rede local quanto na nuvem. Seus principais módulos são Hospedagem, Revenue Management, Central de Reservas, Business Intelligence, Channel Manager, entre outros. A Check-in está desenvolvendo Soluções Mobile para otimizar o atendimento e gerenciamento de hotéis.

O Motor de Reserva, disponível para qualquer dispositivo com acesso à internet via navegador, foi pensado para hotéis que buscam aumentar as vendas online, sem pagar comissões ou taxas adicionais. Torna o site do hotel um canal de vendas mais rentável, reduz o custo das comissões pagas a terceiros e gera mais lucro.

Soluções que facilitam os serviços hoteleiros estão ligadas com competitividade no mercado – Pixabay

A Governança Digital foi desenvolvida para automatizar e facilitar o trabalho das governantas, camareiras e departamento e manutenção dentro do hotel. Agiliza todos os processos que envolvem essas funções. O app foi desenvolvido com base nas melhores práticas de experiência do usuário, disponível para Smartphones Android e é totalmente integrado ao PMS Alpha, sistema de gestão da Check-in, com reflexos em tempo real nas atualizações de quartos.

A Comanda Digital é uma solução totalmente alinhada com as tendências tecnológicas do mercado. Possibilita o gerenciamento de todos os pontos de venda do hotel, e assim como a Governança, é integrado ao Alpha em tempo real.

Disponível para smartphones com sistema Android, o Check-in Express foi feito para otimizar as entradas do hotel e permite que os hóspedes preencham seu cadastro online antes da chegada, e, no momento de saída, os dados necessários para emissão de documentos fiscais já estarão disponíveis, dando ao Check-in e Check-out muito mais conforto e praticidade.

Pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet via navegador. Para consolidar soluções de software para grandes redes hoteleiras, a Check-in e Prosyst agora firmaram uma parceria, na qual desenvolverão um produto ainda mais elaborado.

A Comanda Digital da Check In possibilita o gerenciamento de todos os pontos de venda do hotel, e assim como a Governança, é integrado ao Alpha em tempo real – Foto: Divulgação Check In

Reservas diretas
O selfHotel, plataforma para automação de marketing digital de hotéis e pousadas com sede em Salvador (BA), propõe ajudar hotéis e pousadas a ampliar a geração de negócios e vendas diretas utilizando o marketing digital como propulsão.

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Totaline

Comments

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Leonardo Michelen

Parabéns pela matéria. Hoteis com tecnologia da informação vão agradar mais os clientes e coloaborares.

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Júlio

Faltou o robô hoteleiro de atendimento 24h online da Asksuite!!

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