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Software para meios de hospedagem chegou para ficar

Acaba de ser apresentado ao mercado hoteleiro o Taranis, software de reservas para hotéis e pousadas de pequeno porte. O aplicativo dispensa instalação, e é todo configurado e utilizado através de um navegador de internet, podendo desta forma
ser acessado de qualquer computador ou dispositivo móvel, o que garante mobilidade para proprietários dos estabelecimentos. O foco da empresa está nas pousadas médias e pequenas, e pequenas redes de pousadas, formato que se molda perfeitamente e onde há uma carência dos empresários do setor. O projeto foi criado por um ex-estudante da universidade Castelli, de Canela, considerada uma das melhores escolas de hotelaria do País, e seu irmão, e está há um ano sendo testado em uma pequena rede de pousadas.

Mas com a constante evolução do mercado, software de reservas para hotéis e pousadas já não é mais uma tecnologia de ponta. O ícone hoje está no smartphone que tornou-se uma parte central de nossas vidas. Os hóspedes do hotel esperam cada vez mais dispositivos móveis inteligentes para ser a base de suas experiências de viagem. Estudos internacionais demonstram, por exemplo, que mais de 70% dos hóspedes do hotel preferem usar seus celulares para check-in e acessar com segurança seus quartos de hotel. Esta tendência está a aumentar, com a geração mais jovem a tornar-se milenar uma parcela ainda maior da população global de viagens.

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Por isto, hoje em dia um bom colchão e chuveiro já não é mais diferencial para atrair hóspede, mas sim os serviços diferenciados. E tecnologia é um fator muito importante para agregar conforto e comodidade e ela está presente em todos os lugares: check-in realizados através de aparelhos celulares para evitar filas na recepção, aberturas das portas dos apartamentos com a aproximação do celular, assim como a solicitação de serviços utilizando aplicativos em equipamentos mobile, ou mesmo controlar o ar condicionado, o som ambiente, os canais de TV e check-out, entre outras facilidades. O hotel que não acompanhar a evolução tecnológica para oferecer serviços diferenciados aos hóspedes, estará em rota de colisão com a modernidade e deixará de ser competitivo no mercado.

Trícia Neves: “os aplicativos são ferramentas imprescindíveis na hotelaria ” – Foto – Divulgação

De acordo com a Sócia Diretora da consultoria Mapie, Trícia Neves, a tecnologia hoje é cada vez mais acessível e oferece soluções para todos os tamanhos de empreendimentos. “Embora no Brasil a velocidade da hotelaria para investir em soluções é um pouco mais lenta que outras áreas, temos visto investimentos interessantes. O cliente está acostumado com um mundo onde é possível resolver muitas coisas no poder de um clique e, por isto, já não tem a mesma tolerância para processos demorados ou burocráticos. É importante investir em soluções que facilitem a vida do cliente. Por isto, os aplicativos são ferramentas imprescindíveis na hotelaria moderna, pois além da praticidade em colocar o empreendimento em evidência, são muitos eficientes para reservas de hospedagem ou mesmo para comunicação rápida”.

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Na visão da executiva, com a abundância de informações que circulam hoje por meios digitais como aplicativos para dispositivos móveis, sites, entre outros, é essencial que os empreendimentos se preocupem com a segurança dos dados dos clientes. “Este é um importante alerta aos hoteleiros, que possuem diversas informações pessoais dos seus clientes e que devem garantir a máxima segurança e sigilo destes dados. Acredito que o hóspede abre mão de se hospedar em hotéis que não propiciem uma boa experiência. A tecnologia é uma solução para muitas coisas, mas isolada ela não resolve nada. A tecnologia precisa de inteligência por trás, precisa de bons gestores que saibam aplicá-la corretamente e de funcionários capacitados que entreguem aquilo que a tecnologia não faz. Acredito que quanto mais automatizarmos processos burocráticos, mais tempo nossas equipes terão para encantar os clientes”, frisou.

Júlio Gavinho: “Hoje você pode entrar e sair em um hotel nosso exclusivamente utilizando recursos móveis” – Foto – Divulgação

Através do aplicativo da bandeira o hóspede consegue efetuar sua reserva, fazer o check-in e check-out em poucos minutos, tudo de maneira simples e rápida. No hotel, o cliente não precisa ficar na fila do check-out, pois ele recebe em seu e-mail uma cópia da fatura já realizada no cartão de crédito que ele registrou, além da nota fiscal. Na visão de Júlio Gavinho, Diretor geral da rede hoteleira doispontozero, essas ações tornam a experiência do cliente muito mais agradável. “Hoje você pode entrar e sair em um hotel nosso exclusivamente utilizando recursos móveis. No nosso app você consulta a disponibilidade de reserva, faz  reservas, faz check-in, tem acesso a informações da cidade e faz check-out sem falar com nenhuma pessoa se não considerar necessário, embora tenhamos todo o nosso corpo de atendimento à disposição”.

O novo dispositivo lançado pela rede IHG intenção de facilitar e flexibilizar a administração da estadia dos hóspedes em seus hotéis – Foto – Divulgação

Dispositivos inteligentes

O IHG – InterContinental Hotel Group, rede com diversos hotéis espalhados no Brasil e no mundo, implantou recentemente uma série de facilidades tecnológicas em seus hotéis com a intenção de facilitar e flexibilizar a administração da estadia dos hóspedes em seus hotéis. Dentre as soluções mais relevantes estão o Mobile Check In and Check Out (check in e check out móvel), o Mobile Folio e o IHG Translator App for Apple Watch.

No programa de Check-in e check out anywhere, o hóspede tem a liberdade de administrar toda sua estadia através de seu smartphone ou tablet, incluindo confirmação do horário de chegada e notificação por SMS quando o quarto estiver pronto. Esse programa vem sendo implantado na região das Américas e em breve será implantado a nível global. O IHG Translator App for Apple Watch facilita a estadia do cliente em qualquer lugar no mundo. Ao falar diretamente ao relógio, ou ao selecionar uma frase comum entre uma variedade de frases pré-carregadas, o aplicativo traduz o que o cliente pretende do inglês para 13 idiomas diferentes.

De acordo com o Diretor de tecnologia da rede IHG para o México e América Latina para o IHG, José Pinto, é importante investir em soluções tecnológicas que facilitem a estadia do cliente durante sua hospedagem. “A importância se dá principalmente em ter um serviço personalizado para o hóspede. Queremos que eles sintam-se como se estivessem em sua casa. Pensamos em ter o hóspede fazendo  uso do hotel sem ter que passar no front desk. Além disso, a tecnologia influencia na otimização do tempo tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. Podemos ressaltar que, com as facilidades, o funcionário terá mais tempo para o cliente, mantendo o conceito de atendimento mais personalizado. Com as novas tecnologias, ele terá seu tempo utilizado de modo mais efetivo para o atendimento e soluções de serviços para os hóspedes”.

Dentre as novas soluções que a rede pretende implantar no futuro está o novo aplicativo com tecnologias Sisco Meraki que vem sendo testado nos últimos meses. Essa tecnologia é a mesma que a do wi-fi, que mantém  todo sistema do hotel em nuvem. De acordo com o executivo, dessa maneira será muito mais eficiente o controle da qualidade dos serviços entregues, podendo monitorar e promover melhorias na conectividade dos hóspedes.

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Harus

Web check-in

Na opinião do Diretor da empresa Zoox, Rafael Albuquerque, a tecnologia é uma ferramenta imprescindível para os hoteleiros reduzirem o custo operacional e oferecer serviços com mais comodidade aos hóspedes. “Participamos anualmente da HiTec, o maior evento de tecnologia hoteleira do mundo e percebemos que o evento aumenta a cada ano.  Esse movimento é dado pela grande demanda que o setor hoteleiro necessita para preencher algumas lacunas que a tecnologia consegue resolver rapidamente e reduz o custo operacional, utilizando tecnologias inovadoras. Hoje os hóspedes estão cada vez mais conectados, querem mais facilidades mas com o seu próprio controle, na palma da sua mão”, destaca Albuquerque.

Rafael Albuquerque, CEO da Zoox

Segundo ele, algo importante que os hoteleiros devem ter em mente ao contratar um aplicativo é que ele tenha funcionalidades que englobem a consulta e a localização de serviços gerais, informações turísticas e opções de entretenimento próximas ao empreendimento, entre outras questões. O hotel que souber trabalhar estas informações recebidas gratuitamente pelos hóspedes, pode oferecer atividades e serviços personalizados, de acordo com as necessidades e expectativas de cada. Com isto, gera mais receita.

Pensando nessas facilidades, a Zoox possui algumas ferramentas que ajudam desde o CheckIn, com o produto Smart CheckIn no qual permite que o hóspede faça o Check-In via web, de qualquer dispositivo, integrado ao PMS, sem necessidade de preencher a FNRH no balcão do Hotel. Em breve a empresa lançará o aplicativo MyHotel, que permitirá que o hóspede veja suas reservas, preencha a FNRH — Ficha Nacional de Registro de Hóspede e abra a porta do quarto com o celular, integrado as fechaduras eletrônicas. Para facilitar a operação hoteleira, a Zoox possui o MaGoo, uma solução que centraliza toda a operação de governança e manutenção em um único aplicativo, reduzindo o tempo de arrumação em mais de 25%. Já o GuestControl, permite que o hóspede utilizando seu próprio dispositivo dentro do Hotel, conecte a rede WiFi e além de ter acesso a internet, consegue acessar o extrato da conta, roomservice online, filmes, pesquisa de satisfação, concierge e diversos outros serviços, totalmente integrado aos principais PMS do mercado.

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