Trade

Segurança em cruzeiros foi tema de debate no Senado Federal

Em menos de dez anos, o número de passageiros de cruzeiros marítimos no Brasil saltou de 25 mil para cerca de 800 mil, volume transportado na temporada 2010/2011. A segurança desse público e seus direitos em caso de acidente foram objeto de audiência pública promovida na última quarta-feira, 10 de abril, pela CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

 

A audiência reuniu parlamentares, representantes de órgãos públicos envolvidos na atividade e entidades de classes de segmentos da indústria do turismo. Houve consenso em relação ao empenho das autoridades brasileiras e das empresas em tornar a atividade cada vez mais segura em águas brasileiras.

 

O representante do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, ressaltou a importância do GT – Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, coordenado pelo MTur, que colocou na mesma mesa empresas, trabalhadores e órgãos responsáveis pela normatização e fiscalização do transporte turístico de passageiros.

 

A mais recente ação do GT, anunciou o diretor do MTur, é a estruturação do projeto ‘Torre de Controle’, um sistema de monitoramento que deverá entrar em operação na próxima temporada de cruzeiros marítimos. Com o aquecimento do mercado de cruzeiros, foi discutida a possibilidade de aumento do período das temporadas, que hoje são de seis meses.

 

O presidente da Abremar Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Ricardo Amaral, destacou o impacto positivo da atividade na economia e sua interface com setores como a hotelaria. Disse, no entanto, que a ampliação de rotas depende de medidas de incentivo do governo.

 

A audiência foi presidida pelo titular da CDR, senador Benedito Lira (PP/AL) que ressaltou o potencial do Nordeste, devido às condições climáticas, para receber navios durante todo o ano. Participaram também da reunião, representantes da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Marinha, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Conapra – Conselho Nacional de Praticagem, entre outros.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA