AconteceuÚltimas Notícias

Santuário do Caraça realiza obras em barramentos de água

As atividades preventivas de estabilização do Tanque Grande e do Tanque São Luís foram realizadas através de recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

O Santuário do Caraça, um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais, situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, realizou obras de estabilização em dois barramentos de água: Tanque Grande e Tanque São Luís. As intervenções ocorreram por meio de um termo de compromisso firmado em fevereiro do ano passado, com a disponibilização de recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS).

Publicidade
Harus

O Coordenador Ambiental do Santuário do Caraça, Douglas Silva, comenta que o Tanque São Luís é um barramento datado do século XIX e suas águas são utilizadas para abastecer todo o complexo nos momentos de ausência das chuvas. “Seu nome é uma homenagem ao Padre Luíz Gonzaga Boavida. Originalmente foi construído para fornecer água para a cozinha, horta e pomar, assim como fornecer água para uma grande roda d’água e para o moinho de fubá́. Atualmente as águas do Tanque São Luís são usadas para abastecer o Santuário do Caraça no período de estiagem, quando a bica da Capelinha seca”, afirma.

Santuário do Caraça realiza obras em barramentos de água
Barramento Tanque Grande. (Foto: Divulgação)

Já o Tanque Grande é um barramento construído no final do século XIX, datado do ano de 1893. “Possui este nome por ser maior do que o Tanque São Luís, construído originalmente para movimentar o Engenho de Serra durante o dia e a noite acionar o dínamo para produzir luz elétrica para o Santuário do Caraça. Uma curiosidade interessante é que foi a segunda hidrelétrica de Minas Gerais. Funcionou até́ o ano de 1959. Atualmente o Tanque Grande compõem o rol de atrativos turísticos do Santuário do Caraça, é local para contemplação da paisagem”, explica.

Publicidade
Fispal

Os barramentos até então, não possuíam projetos e informações técnicas sobre suas construções. “A empresa Collem Engenharia realizou a investigação e análise da condição dos barramentos. Foram executados estudos de sondagens estruturais e análises de solo”, salienta.

A partir das informações levantadas durantes as fases de investigação e análise, foram elaborados projetos executivos para correção das anomalias apontadas, determinadas a partir de ações, como, o rebaixamento do espelho d’água e o tratamento do talude a montante e jusante. Uma camada de enrocamento foi construída. Trata-se de um dispositivo formado por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos d’água. Além disso, foram instalados marcos de monitoramento para detectar qualquer tipo de deslocamento da estrutura do barramento.

Publicidade
Desbravador

Sobre os barramentos:

Tanque São Luís

  • Coordenadas geográficas de latitude -20.095806 e longitude -43.488108;
  • Altitude: 1.298,306 metros acima do nível do mar;
  • Altura da estrutura: 15 metros, medida do ponto de fundação até a crista (cota da crista 1.298,620m – cota da fundação 1.282,990m);
  • Capacidade: 43.305,58 metros cúbicos;
  • Profundidade máxima: 6,80 metros.

Tanque Grande:

  • Coordenadas geográficas de latitude -20.102976 e longitude -43.494036;
  • Altitude: 1.267,713 metros acima do nível do mar;
  • Altura da estrutura: 9,5 metros, medida do ponto de fundação até a crista (cota da crista 1.267,98m – cota da fundação 1.258,58);
  • Capacidade: 168.775,00 metros cúbicos;
  • Profundidade máxima: 9,8 metros.

Publicidade
Clima ao Vivo

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA