AconteceuÚltimas Notícias

Sanção do PERSE mostra importância do turismo para a economia

Com a chancela do presidente da República, turismo alcança novo patamar na cadeia produtiva do país e na economia nacional

*Artigo de Manoel Cardoso Linhares

Percorremos um longo e tortuoso caminho para chegarmos até aqui. Foram nove votações no Congresso Nacional, todas acompanhadas de perto pela ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis que esteve representada por cerca de 1.300 hoteleiros de todo país no Senado Federal, no dia 5 de março; 1.200 na Câmara dos Deputados, em 27 de março, e mais 1.200 no jantar promovido, em 23 de abril, em homenagem ao presidente da Câmara Arthur Lira, em Brasília, e que, hoje, se orgulham por fazerem parte dessa história vitoriosa.

Publicidade
Desbravador

Ao sancionar a continuidade do PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o presidente Lula está não só está honrando um compromisso do país com o setor, mas chancelando o crescimento do turismo no Brasil. A indústria nacional de hotéis foi alçada a um novo patamar com a continuidade do PERSE, primeiro benefício que o setor recebe em sua história. O programa e sua continuidade foram resultado de muito diálogo entre o poder público e a iniciativa privada e, mesmo depois de sua permanência ter sido colocada à prova pela MP 1202/2023, o resultado que colhemos hoje nos mostra que juntos somos mais fortes.

Pela primeira vez na história, a hotelaria conquistou o protagonismo que merece na cadeira produtiva do país, passando a ser encarada como uma verdadeira indústria que promove crescimento, gera empregos e aciona diversos outros segmentos econômicos que passam a atuar e se expandir.

Publicidade
Carbono Free

A ABIH Nacional, como entidade máxima representativa da hotelaria nacional, com 87 anos de atuação, se sente honrada de ter cumprido seu papel de liderar e congregar os empreendedores do setor para que nossas vozes fossem ouvidas e nossas pautas reconhecidas e assim passarmos a ter a atenção merecida das autoridades, em todos os níveis.

Durante esses quase seis meses de incertezas e inseguranças, a indústria nacional de hotéis saiu da sua zona de conforto, mobilizou parlamentares de todos os estados, mostrando seu real papel na economia, conseguindo assim conquistar a atenção e a confiança de lideranças partidárias, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Cientes de nosso poder de mobilização e certos de nosso papel na economia brasileira, iniciamos não apenas mais um capítulo, mas uma nova história do turismo e de todos os segmentos que ele impacta. A conquista da manutenção do PERSE é apenas um exemplo do que podemos conquistar como setor. Agora, ao traçarmos novos planos para o futuro, não estaremos mais sozinhos. Nos consolidamos como um setor produtivo representativo, respaldado politicamente pela Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira.

Publicidade
Tramontina

Sabemos que ainda temos muita estrada para percorrer o que exigirá ainda mais empenho de todos nós, empreendedores e profissionais da indústria de hotéis. Lembro que a Reforma Tributária está em curso e, apesar de termos conseguido estar entre aqueles que têm regime diferenciado na sua primeira etapa, é importante mantermos o foco sempre em busca de estimular a hotelaria e o turismo brasileiros. Mas isso já é um outro capítulo, uma nova etapa da nossa história, que começa a ser contada a partir de agora.

* Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis 

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA