Publicidade
Hotelplus

Refúgio Caiman, o planeta Terra na sua versão original

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Artigo de Osvaldo Chudnobsky Cohen* – Tive o privilégio de ser convidado a experimentar o Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, Mato Grosso do Sul. Fomos de carro desde São Paulo numa viagem linda e tranquila, em duas etapas na ida e direto na volta.

Refúgio Caiman, o planeta Terra na sua versão original

Vista aérea do Refúgio Caimam – Foto – Divulgação

Quando regressava dirigindo por essas estradas amplas, com campos cobertos de diferentes tons de verdes, e céus gloriosos de cores intensos, sentia que por primeira vez estava voltando diferente do que foi, que a experiência tinha me marcado de verdade. Engraçado que já teve muitas experiencias criadas por grandes marcas mundiais que foram muito lindas, mas teve que ir até o Pantanal para viver algo intenso que trouxe um agregado de valor relevante para a minha vida.

Publicidade
Tramontina

A Arara Azul é uma ave que está em extinção – Foto de Sidney Bloch

Foi um relacionamento com árvores, animais, natureza, agua, terra, fogo, ar, sóis, luas, céus de dia e de noite, que tocou meu espírito e me encheu de aprendizados. Pude observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, e a grande variedade de animais em especial, destaco o meu primeiro contato com onças pintadas em liberdade, em seu âmbito natural, aprendendo sobre os seus costumes e ao mesmo tempo respeitando o seu espaço.

Publicidade
Simmons

Colhereiro Zapa – Foto – Divulgação

Ocupados em viver e sobreviver

O planeta Terra na sua versão original: todos ocupados em viver e sobreviver, procurando alimentos para si e para seus filhos, evoluindo para evitar ser identificado e alcançado pelos predadores naturais, organizando alianças com outras espécies para se defender de inimigos comuns e disfrutando o melhor que a vida pantaneira pode oferecer.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

A mesma coisa acontece com nós humanos, muitas vezes tão desconectados da natureza que nem reparamos as condições climáticas e de alimentação de cada estação do ano… O pessoal do Refúgio Caiman “protegendo mas sem intervir no curso natural dos acontecimentos”, é o mais perto que vi da atitude de Deus com a sua/nossa criação.

Veado Campeiro – Foto de Rafael Andrade

Achei um grande faro para iluminar a quem, dentro da indústria da hotelaria e turismo, está procurando experiencias memoráveis não artificiais e que agreguem valor nos hóspedes. E quanto potencial tem o Brasil como refúgio do planeta Terra na sua versão original!

*Osvaldo Chudnobsky Cohen é Managing Partner Horwath HTL Brasil

Publicidade
Soluções RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA