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Recuperação da demanda de passageiros continua em agosto

A IATA anunciou que a tendência de tráfego de passageiros pós-pandemia continuou em agosto

A IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional anunciou que a forte tendência de tráfego de passageiros pós-pandemia continuou em agosto. O tráfego total em agosto de 2023 (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 28,4% em comparação com agosto de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 95,7% dos níveis pré-COVID.

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O tráfego doméstico de agosto de 2023 aumentou 25,4% em comparação com agosto de 2022 e ficou 9,2% acima do nível de agosto de 2019, em grande parte devido ao aumento da demanda no mercado interno da China. O tráfego internacional aumentou 30,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todos os mercados registaram ganhos percentuais de dois dígitos em relação ao ano anterior. Os RPKs internacionais atingiram 88,5% dos níveis de agosto de 2019.

Segundo Willie Walsh, Diretor geral da IATA, “A demanda por viagens aéreas teve um bom desempenho em agosto. No acumulado do ano, o tráfego internacional aumentou 50% em relação ao ano passado e os dados de vendas de passagens mostram um fortalecimento das reservas internacionais para viagens no fim deste ano”.

Recuperação da demanda de passageiros continua em agosto
Fonte: IATA
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 98,5% no tráfego de agosto de 2023 em comparação com agosto de 2022, novamente o melhor resultado entre as regiões. A capacidade aumentou 85,5% e a taxa de ocupação subiu 5,5 pontos percentuais, atingindo 84,2%.

As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 13,6% no tráfego de agosto de 2023 em relação a agosto de 2022. A capacidade aumentou 12,3% e a taxa de ocupação subiu 1,1 pontos percentuais, atingindo 86,8%.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento de 27,3% no tráfego de agosto de 2023 em comparação com agosto do ano anterior. A capacidade aumentou 22,7% e a taxa de ocupação subiu 3,0 pontos percentuais, atingindo 83,1%.

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As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 18,6% em agosto de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 17,5% e a taxa de ocupação subiu 0,8 pontos percentuais, atingindo 87,7%, a maior entre as regiões pelo terceiro mês consecutivo. Já as companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 26,4% no tráfego de agosto de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade de agosto subiu 23,8% e a taxa de ocupação subiu 1,7 pontos percentuais, atingindo 86,1%.

As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 26,1% em agosto de 2023 em relação ao ano anterior. A capacidade de agosto aumentou 25,5% e a taxa de ocupação subiu 0,4 ponto percentual, atingindo 76,2%.

Mercados domésticos do transporte aéreo de passageiros
Recuperação da demanda de passageiros continua em agosto
Fonte: IATA

Os RPK domésticos da Índia aumentaram 23,2% em comparação com o ano anterior e ultrapassaram os níveis pré-pandemia por sete meses consecutivos.

O mercado interno do Japão sofreu o impacto do tufão Khanun, que causou grandes interrupções no tráfego aéreo no sul do Japão. Os RPKs domésticos cresceram 8,7% em relação ao ano anterior, abaixo do crescimento de 13,4% registrado no mês anterior.

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Recuperação da demanda de passageiros continua em agosto
Fonte: IATA
Conclusão

Com base nesses dados, Walsh conclui: “Ao entrar no último trimestre do ano, a indústria aérea está quase totalmente recuperada dos níveis de demanda de 2019. No entanto, o foco não é voltar a um número específico de passageiros ou voos, mas sim satisfazer a demanda por conectividade de empresas e pessoas, que foi artificialmente suprimida durante mais de dois anos. Tendo visto as perdas econômicas, sociais e pessoais quando as companhias aéreas não puderam voar durante a crise da COVID-19, esta indústria está determinada a garantir um futuro sustentável no longo prazo, alcançando zero emissão líquida de carbono até 2050. Isso ficou claro no primeiro Simpósio Mundial de Sustentabilidade da IATA, onde as discussões se concentraram em como descarbonizar o setor.

Sabemos que os nossos clientes desejam um mundo onde possam desfrutar da liberdade de viajar de forma sustentável. Este primeiro Simpósio Mundial de Sustentabilidade foi um passo fundamental no alinhamento dos formuladores de políticas, da cadeia de valor da aviação e das companhias aéreas com os passos concretos necessários para atingir esse objetivo. E mediremos o progresso quando nos encontrarmos novamente em um ano”.

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